Literatura às Cegas na Biblioteca Emiliano Perneta de Araucária/PR

6.3.15

Conheça a iniciativa criativa que os funcionários da Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, colocaram em prática para movimentar o acervo. A biblioteca tem cerca de 26 mil livros e alguns acabam ficando meio escondidos, poucos vistos ou são pouco emprestados. Para dar nova movimentação ao acervo e fazer com que os leitores descubram esses livros, os funcionários tiveram a ideia de torná-los atrativos para os leitores e assim nasceu o projeto Literatura às Cegas. Todo mundo adora uma novidade e essa é uma forma de reaproximar os leitores de maneira criativa e interessante.

Como funciona: A ideia foi baseada em uma ação parecida executada em uma livraria holandesa. O projeto consiste em esconder o título e o autor do livro, deixando à mostra apenas a sinopse. O leitor não sabe se é literatura brasileira ou estrangeira, tendo como informação apenas a descrição no impresso colado no pacote surpresa, feito em papel kraft. Os livros ficam disponíveis juntos em uma estante para serem descobertos pelos leitores. Segundo os funcionários da Biblioteca Emiliano Perneta, muitos livros bons eram pouco emprestados e dessa forma, a curiosidade do leitor é aguçada. Com isso os livros circulam e são emprestados.

Detalhe do impresso colado ao papel kraft que envolve o livro escondendo a capa

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil.com
Com informações da página Capitu Lê

1. Amei a ideia, vou replicar em minha escola. Realizei uma atividade semelhante, com estratégia diferente, imprimi sinopses de livros e colei em alguns pontos estratégicos da escola, foi bem legal, despertou o interesse e atenção dos estudantes.

ResponderExcluir
  2. Adoramos a ideia da Literatura às Cegas, ideia muito legal para a movimentação do acervo. Na medida do possível, estaremos realizando aqui também. Obrigada por compartilhar.

ResponderExcluir
  3. Bom dia, sou professora da Sala de Leitura da Escola Profº Joaquim Antonio Ladeira - Louveira - SP / DE - Jundiaí.
    Também amei essa ideia, pretendo usá-la em nossa Sala de Leitura. Sempre me preocupei com esse fato de tantos livros bons ficarem praticamente escondidos. Os leitores focam mais nos Best Sellers.
    Um dos nossos Projetos no momento é a ideia de um de nossos Protagonistas, vista na net e adaptada. Muitos chegam à sala sem saber o que ler, por isso, disponibilizamos um mural na Sala dizendo: "Dúvidas em que ler?" "Faça seu teste"
    Abaixo do Mural segue uma enquete para saber sobre a personalidade e assim incentiva na leitura. Fica a dica compartilhada!
    Abraços

ResponderExcluir
  4. Profa. Márcia Azevedo da SL da EE Leopoldo José de Sant'Anna São Vicente.
    Muito boa a ideia de vocês, vou adota-la para a Sala de Leitura! Novas formas de estimular os leitores, são sempre bem vindas, parabéns!!!

ResponderExcluir
  5. Sugestão excelente! Vou repassá-la a todas as escolas da Diretoria de Ensino.
    Muito boa por instigar e mobilizar a curiosidade de leitores e não leitores. Valeu!

ResponderExcluir
  6. É uma ideia criativa e prazerosa vou realizar na minha escola essa semana e comentarei o resultado.