Bibliotecas do Brasil Inbox #44 - Como se aprofundar em História diariamente

12.3.15


A edição #44 da Bibliotecas do Brasil Inbox é voltada para esse saber único, que cada um de nós vai adquirindo ao longo da vida, e a forma como somos capazes de partilhá-lo com as pessoas e passá-lo adiante. No texto do Juliano ele nos mostra um cenário muito vivo de como é possível, mesmo na correria e dificuldades dos dias, uma pessoa que ama História – e aqui poderia ser qualquer campo de conhecimento – em seu cotidiano aprender cada vez mais através da leitura de livros de papel e de e-books e também através de podcasts, e dessa forma nunca parar de se alimentar de conhecimento. Com o uso da internet, dos e-books e dos podcasts, através do relato e das aulas de professores experientes, historiadores apaixonados e especialistas nos temas hoje é possível ouvirmos aulas de universidades como Berkeley da Califórnia, King's College de Londres, Brown University da Ivy League e outras. Mas não se sinta sobrecarregada(o), o texto do Juliano nos mostra como a aquisição de cultura histórica é fonte de constante lazer e satisfação.
Trazemos nessa edição a experiência da pedagoga e criadora da página Capitu Lê, Jacqueline Carteri sobre o tema acessibilidade em bibliotecas. É um tema que há muito tempo queríamos abordar no blog Bibliotecas do Brasil, que foi analisado e elaborado em um artigo pela Jacqueline de forma bastante instrutiva e pessoal. O texto foi escrito por quem sofre em sua rotina a falta de acessibilidade em bibliotecas, espaços culturais e museus, e também precisa enfrentar a insensibilidade de um grande número de pessoas e instituições. Vale a leitura para nos sensibilizarmos para a questão da acessibilidade e nos tornarmos cada vez mais atuantes nesse campo. Estamos felizes com a colaboração da Jac para o enriquecimento de conteúdo e temas no blog. Esse é o primeiro artigo que trouxemos de muitos temas que achamos interessantes e que iremos abordar ao longo do ano na visão de pessoas que estão mais diretamente ligadas aos assuntos.
Um incrível projeto que precisa ser visto, conhecido e admirado e que está presente nessa edição é a Livraria de Mulheres, uma campanha de crowdfunding que está acontecendo na cidade de Porto em Portugal. É imprescindível que a gente conheça, entenda e passe a debater assuntos relacionados ao universo das mulheres, se tiver um tempinho no final de semana, acesse o artigo, clique nos links, visite o blog da Livraria de Mulheres - e leia, leia, leia! - pois é um projeto marcante e que nós gostaríamos de ver algo parecido também sendo realizado aqui no Brasil.

O que são a Bibliotecas do Brasil Inbox e a Bibliotecas do Brasil Expresso?

Toda semana, às quartas-feiras enviamos um e-mail com conteúdo novo e exclusivo para assinantes sobre o mundo das bibliotecas livres, iniciativas de incentivo à leitura e o mundo cultural. Sempre com uma visão pessoal do que encontramos pelo caminho ao divulgar e conhecer essas pessoas que estão mudando o mundo, uma biblioteca livre de cada vez. Assine gratuitamente nesse link e já receba de brinde todas as edições que enviamos até agora:

Inscreva-se aqui na newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox

* indicates required
Powered by MailChimp

Texto: Dani Carneiro - contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte: Juliano Rocha sobre foto de David Sun

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe