Dia Internacional da Mulher nas Bibliotecas do Brasil

5.3.15

Várias bibliotecas do Brasil prepararam programações culturais especiais dedicadas à celebração do Dia Internacional da Mulher, e estão convidando leitores e a comunidade para participar de exposições, debates, exibições de filmes, brechó-solidário, lanche coletivo, palestras, oficinas, distribuição gratuita de livros e saraus, nós selecionamos algumas iniciativas e bibliotecas que estão com uma programação bem interessantes para divulgar. Se a sua biblioteca ou projeto vai fazer uma programação especial para a data, entre em contato conosco pelo email contato@bibliotecasdobrasil.com
A programação ou evento precisam ser gratuitos para serem divulgados no blog. Esse post será atualizado com novos eventos até o dia 08/03/2015.

Programação especial do Dia Internacional da Mulher 2015 das bibliotecas e projetos:

Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Exposição, debates e exibições de filmes temáticos integram a programação gratuita. A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB-Barris) realiza, no mês de março de 2015, o projeto “Mulher em Cena”, série de atividades voltadas para homenagear a mulher no mês em que se comemora o seu Dia Internacional (08 de março). O projeto, já em sua 4ª edição retorna em 2015 com a proposta de, mais uma vez, oferecer ao público uma programação cultural variada e inteiramente gratuita. Estão na programação, recitais, oficinas e exposição, dentre outras atividades, iniciando nesta terça (3), com a exposição “Arte InCena Mulher”, que será aberta com um bate-papo com as artistas expositoras. Clique para ver a programação completa.

Arte: Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Orquídea Libertária Comunidade Autogestionária, Gravataí/RS - Essas são as atividades do dia 8 de Março, Dia Internacional da Luta da Mulher: cine-debate, brechó-solidário e lanche coletivo.
14h: CINE-DEBATE: Documentário “Noivas do Cordeiro”
16h: BRECHÓ SOLIDÁRIO - Moeda de troca: café, erva mate, óleo, macarrão parafuso, sardinha.
17h: LANCHE COLETIVO - Levar um prato: ex.: pasteis, pizza, enroladinho, bolo, refrigerante, sanduíches, etc.) Local: Orquídea Libertária (com ou sem chuva)
TODXS ESTÃO CONVIDADXS. Mais informações no Facebook da Orquídea Libertária.

Arte: Juliano Rocha

Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto/MG - "Ação Mulher": promover a conscientização das mulheres ouro-pretanas para seus direitos, principalmente quanto à violência doméstica e à desigualdade no mercado de trabalho. Exposição “Nísia Floresta: uma mulher à frente do seu tempo”, que conta a trajetória da educadora e escritora, do século XIX, que revolucionou o pensamento da época ao publicar vários artigos sobre a condição feminina. Palestra sobre a Lei Maria da Penha, ministrada pela bacharel em direito Regina Coeli Silva, que irá apresentar os principais pontos da lei e também retirar dúvidas sobre como denunciar os atos de violência contra a mulher. Clique para ver a programação completa.

Arte: Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto

Biblioteca Sem Paredes: Distribuição gratuita de livros na Feira Desapegue-se na Praça Edmundo Rego no Grajaú, Rio de Janeiro/RJ. Das 9h às 14h. Confira a programação no Facebook.
Arte: Biblioteca Sem Paredes

Museu Afro Brasil, São Paulo/SP: Oficina de Turbantes - 08 de março, às 14h.
A partir de uma visita pelo acervo, a atividade envolverá também espaços para discussões a respeito de padrões de beleza e da construção de identidade. Tendo como foco a mulher negra e a matriz afro-brasileira, a oficina tem como objetivo propor aos participantes, de maneira simples e descontraída, dicas e formas para amarrar e o usar turbantes no dia a dia.

Imagem: Museu Afro Brasil

Biblioteca Carolina Maria de Jesus do Museu Afro-Brasil - Visita Temática - Negras Mulheres: Durante o mês de março, o Museu Afro Brasil oferecerá um roteiro temático que propões uma reflexão sobre a questão de gênero, tendo como ponto de partida o acervo do museu Afro Brasil. Ao longo do percurso a proposta é convidar o visitante a olhar e pensar sobre a participação estruturante da mulher negra na construção da nação e da identidade do povo brasileiro. Esta visita incluirá uma atividade especial na Biblioteca Carolina Maria de Jesus.

Sarau - Dia 28 de março, 14h.
O Sarau propõe o encontro de interessados em ver, sentir, trocar saberes  a partir da prosa, de verso e de composições de livros, músicas , histórias de conhecidos ou autorais. Este mês a proposta integra a programação do Mês das Mulheres, e o convite se estende para que também os convidados  emprestem corpo e voz ao movimento do microfone aberto. Confira a programação completa.

Bibliotecas Sesi Indústria do Conhecimento da Vila Nova e do Parque São Carlos, Três Lagoas/MG - Palestras serão voltadas para os cuidados de combate ao câncer.
Vila Nova: Palestra sobre o bem-estar e saúde da mulher que falará sobre a prevenção do câncer de mama. Parque São Carlos: a ação educativa “Mulher de Atitude” contará com as orientações da palestrante da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Confira a programação completa.

Foto: Bibliotecas Indústria do Conhecimento

Neste sábado, dia 7, às 16h, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima - CSMB (R. Henrique Schaumann, nº 777, Pinheiros, zona oeste de SP), recebe o encontro Literatura Mulher: Mulher Negra (re)escrevendo. Na programação: femenagens multimídia às escritoras Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães com as curadoras Raquel Almeida & Miriam Alves; apontamentos sobre a escrita feminina negra contemporânea com a Dra. Sarah Soanirina; e mesas com Érica Peçanha, Esmeralda Ribeiro, Elizandra Souza, Jenyffer Nascimento, Sarah Ohmer e Tiely Queen. Participe! Informações do Ruivo Lopes.

Imagem: Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Seleção de eventos: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte do Dia Internacional da Mulher: Juliano Rocha sobre obras de Alphonse Mucha - Creative Commons