Chega de Fiu Fiu conscientiza sobre o assédio sexual no Brasil

13.12.14

Chega de Fiu Fiu é uma campanha contra o assédio sexual em espaços públicos. No mapa da Chega de Fiu Fiu você pode digitar sua cidade e ler os relatos de mulheres que foram assediadas na rua, e também fazer o seu relato se quiser, ou de algum assédio que tenha presenciado. Acesse, procure o seu bairro, a sua rua, ou bairros próximos da sua casa e lugares que você frequenta, pesquise a quantidade de relatos de mulheres que sofrem violência, ou são incomodadas na rua somente pelo fato de serem mulheres caminhando sozinhas. Se não houver nenhum relato na sua área, não é porque o assédio não está acontecendo, é porque ainda não foi relatado e você pode colaborar para colocar no mapa as agressões que as mulheres estão sofrendo diariamente. É importante conhecer a atuação da Chega de Fiu Fiu que também está com um projeto no Catarse.

"Ninguém deveria ter medo de caminhar pelas ruas simplesmente por ser mulher. Mas infelizmente isso é algo que acontece todos os dias. Pouco se discute e quase nada se sabe sobre o tamanho e a natureza do problema. A Chega de Fiu Fiu foi criada para lutar contra o assédio sexual em locais públicos. Mas queremos aqui também lutar contra outros tipos de violência contra a mulher". 
Apoie o financiamento colaborativo que a Chega de Fiu Fiu está fazendo no Catarse para criar um documentário sobre assédio sexual: http://www.catarse.me/pt/videochegadefiufiu

DOCUMENTÁRIO CHEGA DE FIU FIU

Baseado em dados da pesquisa e do Mapa Chega de Fiu Fiu, o documentário quer estabelecer um diálogo entre as vítimas, os que praticam o assédio e as especialistas no tema. Essa abordagem permite uma visão completa sobre o assunto, investigando suas causas, suas motivações, seu contexto social e soluções para a violência.
A produção inicia-se com a captação das entrevistas em São Paulo. Em seguida, utilizando um par de óculos com micro câmera escondida, com o qual já registramos imagens em ações diretas nas ruas da cidade. Este material pretende ilustrar o assédio que mulheres distintas sofrem no dia a dia. Com seu apoio, vamos levar essa experiência do óculos para todas as regiões do Brasil.
Contamos com duas estratégias: a primeira é percorrer locais denunciados no mapa de assédio (http://chegadefiufiu.com.br/) da campanha Chega de Fiu Fiu; a segunda, é propor que, durante o trajeto diário de casa até o trabalho, algumas mulheres utilizem os óculos e filmem o que consideram o local e momento mais crítico do assédio em suas rotinas.
Você foi assediada? Sofreu ou testemunhou algum tipo de violência? Sua contribuição é muito importante - para você e todas as mulheres. Neste site, você pode se sentir segura. Há a possibilidade de enviar informações anonimamente. Seus dados pessoais, como e-mail e IP, não serão revelados.


Assista o vídeo da Chega de Fiu Fiu para apoiar no Catarse.


Site: http://chegadefiufiu.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/chegadefiufiu
Informações e fotos: do site e do Facebook da Chega de Fiu Fiu e do Catarse.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe