Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm completa 5 meses

4.7.14

Olá, eu sou a Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm de Curitiba. Faço parte da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil, e sou uma parceria com o movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm. As pessoas que visitam o Parque Gomm podem emprestar livros livres comigo e levar para casa para ler. Também podem emprestar os livros para outros leitores como os filhos, sobrinhos, amigos, parentes, e depois se quiserem, podem devolver para mim, ou então deixar que os livros continuem circulando nas mãos de novos leitores. Mas para que eu continue encantando os leitores que já me conhecem e os novos leitores que estou conhecendo agora, preciso de sua ajuda para conseguir mais livros.

Que tal você dar uma olhada na sua estante e separar um livro de literatura para me doar? Gosto de livros de literatura, gibis, livros infantis, clássicos, livros bacanas que possam ser lidos debaixo de uma árvore, na sombra, no horário de almoço do trabalho, no ônibus de volta para casa. Só não vale enciclopédias, livros didáticos e apostilas de cursos, porque eles não tem a ver com a minha proposta. Para quer eu continue a alegrar leitores de diversas idades e bairros que frequentam o gramado do Gomm, preciso que você separe com carinho alguns livros para me doar.
Venha me visitar no próximo sábado à tarde, pois estaremos festejando o primeiro aniversário do movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm. Que alegria será receber mais livros para emprestar aos leitores, e você também além de doar, poderá pegar um livrinho emprestado. Conheça minha história no blog Bibliotecas do Brasil, clique em Minibiblioteca do Sossego.

As boas-vindas da Minibiblioteca do Sossego:

"Olá, eu sou a Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm. O livro de literatura que você tem em casa pode me servir muito bem e espero que os meus livros também possam atender a sua sede de leitura. Leve um livro e traga um livro, assim eu continuo viva em um círculo de solidariedade. Talvez um livro seja apenas um objeto comum para alguém, mas para outra pessoa é um alívio, um momento de descanso mental, um refúgio, o sustento da alma por mais um dia".

• O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa;
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.
Quem são os leitores da Minibiblioteca do Sossego?

São pessoas dos mais diversos bairros e de variadas origens e idades que frequentam o gramado do Parque Gomm durante a semana e nos encontros realizados pelo movimento cívico Salvemos o Bosque da Casa Gomm aos sábados. Os funcionários do shopping, do comércio da região, de consultórios e de outros locais próximos do Gomm emprestam livros da Minibiblioteca também. Estrangeiros e turistas também já visitam e utilizam a Minibiblioteca. A Minibiblioteca do Sossego é aberta e gratuita para qualquer pessoa interessada em leitura e livros livres. No dia 08/07/2014 a Minibiblioteca completa seus 5 meses de existência.

Tenho livros para doar como faço?

Para doar livros é muito simples: basta levá-los pessoalmente até o Parque Gomm que fica no final da Rua Bruno Filgueira nº 850, no bairro Batel em Curitiba.Você pode entrar livremente pelo lado dos fundos do shopping Pátio Batel, na calçada da Rua Hermes Fontes (vindo pela Rua Costa Carvalho). Pedimos para que as pessoas levem livros de literatura em boas condições de uso devido à estrutura pequena da biblioteca, que é uma caixa de feira reforçada, mas que não comporta por exemplo a doação de livros didáticos escolares, coleções completas de enciclopédias Barsas, nem apostilas de cursinho vestibular ou de idiomas. Os livros entram imediatamente em circulação, por isso precisam estar em boas condições de uso e de leitura, pois a biblioteca é auto sustentável, ou seja, não tem um setor de restauro de livros, ou alguém responsável por recuperá-los. A Minibiblioteca do Sossego é voltada para a leitura ao ar livre, por isso são bem vindos livros de contos, romance, poesia, autoconhecimento, livros de terror e suspense, de aventura, de histórias de amor, de aperfeiçoamento pessoal, livros voltados para o público infantil e adolescente e biografias. As dúvidas sobre livros didáticos e locais onde você pode doá-los você encontra nesse post: Livros, revistas e apostilas para reciclagem. Use nosso blog como um banco de dados em busca de artigos de orientação referentes à descarte e reutilização de livros didáticos e doação de livros em geral, navegue pela tag livros didáticos.

Um Ano de Parque Gomm

No sábado 05/07/2014 das 16h00 às 21h30
Programação completa na página do evento no Facebook

Texto e foto: Daniele Carneiro