Mandela Day - Dia Internacional Nelson Mandela

18.7.14



Como você faz de todos os dias um Dia Mandela?
Partilhe suas ações e junte-se à comunidade global dos que fazem a mudança acontecer no Dia Mandela.

"O que conta na vida não é o simples fato de termos vivido. É o que fizemos de diferença na vida dos outros que irá determinar o significado da vida que levamos" - Nelson Mandela

O Dia Internacional Nelson Mandela foi lançado em reconhecimento ao aniversário de Nelson Mandela em 18 de julho de 2009 por decisão unânime da Assembléia Geral da ONU. Foi inspirado por um chamado que Nelson Mandela fez um ano antes para que a próxima geração assuma o papel de liderança para enfrentar as injustiças sociais do mundo, quando ele disse que "está em suas mãos agora".
O Dia Mandela é mais do que uma celebração da vida e do legado de Madiba. É um movimento global para homenagear o trabalho de sua vida e ações para transformar o mundo em um lugar melhor.

Tome uma atitude. Inspire a mudança.
Faça com que todos os dias sejam o Dia Mandela.
A mensagem por trás do Dia Mandela é simples - cada indivíduo tem a capacidade e a responsabilidade de transformar o mundo em um lugar melhor.
Se cada um de nós atendesse ao chamado de simplesmente fazer o bem todos os dias, estaríamos vivendo o legado de Nelson Mandela e ajudando a construir o país de nossos sonhos.
O bastão da liderança foi entregue a nós. Agora está em nossas mãos fazer a diferença.
O ano de 2014 é particularmente simbólico conforme trabalhamos para homenagear um grande estadista e fazer de cada dia um Dia Mandela, ao mesmo tempo que celebramos os 20 anos de liberdade democrática da África do Sul.

A MENSAGEM
Nelson Mandela seguiu três regras ao longo de sua vida, o que ele fez com grande sacrifício pessoal:

  • Liberte-se.
  • Liberte os outros.
  • Ajudar todos os dias.
Mandela Day é um chamado global à ação para os cidadãos do mundo aceitarem o desafio de seguir os passos formidáveis ​​de Madiba, um homem que transformou sua própria vida, serviu seu país e libertou seu povo. O objetivo é inspirar as pessoas a tomarem medidas para tornar o mundo um lugar melhor e, fazendo isso, construir um movimento global para o bem.
A pergunta que devemos nos fazer é o que estamos fazendo para tornar o mundo um lugar melhor, o que estamos fazendo para tornar cada dia um Dia Mandela?
O Dia Mandela é dinâmico e está em constante mudança: ele pertence a todos e pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Apelamos a todos para encontrarem inspiração para sua contribuição no legado de Nelson Mandela e de ajudar aos outros seres humanos todos os dias.

COMO AJUDAR TODOS OS DIAS
Para a Fundação Nelson Mandela, as ações do Dia Mandela, não importa quão grande ou pequenas, devem concentrar-se de forma consistente na realização ou restauração da dignidade e autonomia através de colaborações. Para a Fundação as seguintes áreas de atuação tem um significado especial:

A segurança alimentar
Todas as pessoas em todos os momentos, devem ter acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos para manter uma vida saudável e ativa.
Esta é uma medida de apoio social crucial para o desenvolvimento eficaz e para o crescimento.
Ao desenvolver atividades de doação de alimentos, doar cestas básicas, cultivar hortas ou organizar doações de pratos preparados e quentes, permite-se o acesso de longo prazo à segurança alimentar, e isto pode diminuir a fome no mundo.

Educação e alfabetização
Em um mundo onde o conhecimento é realmente poder, educação e alfabetização são os blocos de construção básicos que abrem as portas da oportunidade e do sucesso.
Nós todos temos uma responsabilidade como pais, cuidadores, educadores, líderes e cidadãos de incutir nos indivíduos, crianças e comunidades o desejo de alfabetizar-se e aprender, para que possamos dar a eles a chance de realizarem seus sonhos.
Vamos trilhar o caminho da educação.

Moradia e infra-estrutura
Não há maior indignidade que a ausência de um lugar para chamar de lar. Infelizmente, o ciclo da falta de moradia e de infra-estrutura só pode ser quebrado se as pessoas se unirem e tomarem medidas para realizar uma mudança.
Essa ação aproxima as pessoas para construir casas, comunidades, cidades, continentes e um futuro.

Serviço e voluntariado
Servir diariamente ao próximo, de qualquer forma, é uma ação que cada um de nós pode se comprometer. Como agentes da mudança por Madiba em todo o mundo, vamos fazer a nossa parte "vivendo" o legado de Madiba.
Para servir e conduzir o movimento para o bem comum e, ao final, uma coesão social comum - as pessoas em toda parte são encorajados a contribuir com suas ações para tornar o mundo um lugar melhor e tornarem-se um servidor público a serviço da humanidade.
Madiba era o servidor público por excelência.
Façamos como Mandela, o líder abnegado que nós amamos, e nos transformemos também em líderes abnegados em nossas comunidades.
Lidere pelo exemplo.

Traduzido do site Mandela Day, para saber mais acesse o site: http://www.mandeladay.com/


Hoje, dia 18 de Julho de 2014 é uma data especialíssima para nós. Nesse mesmo dia em 1918 nasceu Nelson Mandela, o nosso querido Madiba. E o dia é dedicado à comemoração desse admirável ser humano, a mostrarmos nosso respeito, e nossa mais profunda admiração por Mandela aos nossos amigos e leitores. O Doodle do Google dedica uma homenagem especial para comemorar a data de nascimento de Nelson Mandela.

Se estivesse vivo Madiba estaria completando 96 anos, ele deixou muitas saudades nos corações daqueles que o admiram e o respeitam. Nelson Mandela morreu em dezembro do ano passado e ficou reconhecido mundialmente por ser um grande líder na luta pelo fim do Apartheid na África do Sul, além de conclamar as pessoas do mundo inteiro a fazer o possível em prol da evolução do espírito humano. Aproveite essa oportunidade para ler um livro sobre a vida de Madiba que sempre será muito querido e lembrado pelas pessoas que acreditam que um mundo mais justo é possível.

Salve Madiba!

Ele também já foi tema da newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox, na edição nº 12. Ao assinar a newsletter, você recebe de brinde o arquivo com as edições que já enviamos anteriormente aos nossos assinantes. Logo mais no blog e na newsletter Bibliotecas do Brasil publicaremos um texto sobre o Mandela Day! Assine a newsletter para recebê-la gratuitamente toda sexta-feira nesse link http://eepurl.com/R2rGf

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte: Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil

Leia mais:

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe