Projeto Livro Voador, livros livres em Jaraguá do Sul/SC

1.7.13

O projeto de incentivo à leitura Livro Voador baseado na cidade de Jaraguá do Sul/SC, é de iniciativa de dois amigos: Pedro Lopes de Oliveira, parapsicólogo e cientista mental e do publicitário Curt Nees. Durante suas conversas no início do ano, Pedro e Curt começaram a falar de livros e perceberam que em alguns lugares do Brasil se faziam projetos de incentivo à leitura. Eles passaram então a amadurecer a ideia de incentivar a leitura e chegaram à mecânica adotada: emprestar livros livremente sem burocracia. O leitor empresta o exemplar em um dos pontos do projeto (restaurantes, lanchonetes, café e até um hospital) e se compromete em devolver depois de ler. Se quiser pode devolver no mesmo local onde emprestou, ou então em algum dos outros pontos. Bem simples para incentivar a livre circulação de livros.

Cartaz exposto nos pontos de empréstimo dos livros

Pedro, por ser professor de parapsicologia, lê muito, não só livros técnicos, mas de outros gêneros também. Curt gosta de livros de drama, suspense e outras leituras. Como Curt é publicitário, resolveu procurar a agência VC4 para desenvolverem um layout. Foram ajustando, adaptando, e deu nisso: o Projeto Livro Voador. Os amigos procuraram parceiros (Speed Press, Cia. da Roupa e Vidraçaria Barão) para viabilizar o projeto e dar o start. A adesão dos pontos foi mais fácil do que Curt pensava. Ele procurou 11 estabelecimentos, e fechou a parceria com 10, que era o objetivo inicial. Curt e Pedro pretendem aumentar o número de estabelecimentos participantes até o final do ano. O Livro Voador iniciou suas atividades ao final da 7ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul que aconteceu de 6 a 16 de junho de 2013.

O projeto começou com 60 livros novos, doados pela Gráfica Avenida e outros 60 pela Editora Design, ambas de Jaraguá do Sul. Depois os livros foram preparados com  a colocação de papel contact, para não ter problemas em bases molhadas, já que alguns dos locais são restaurantes, cafés, padarias e também para fixar a tarjeta do Livro Voador. Os amigos têm recebido doações de particulares, e necessitam mais doações para dar continuidade aos empréstimos. No momento são 10 pontos de empréstimo de livros.

LIVROS QUE VOAM por Curt Nees
Alterando a letra do Seu Jorge (na música 'Amiga da minha mulher') eu diria: "Se fosse (só) livro novo, tava tudo certo, mas livro usado (também) mexe com meu coração."
Digo isso, pois o projeto Livro Voador vai de vento em popa, em função dos amigos que tenho... e não são poucos, graças a Deus. Começou com 60 livros doados pelo escritor Carlos Henrique Schroeder, através da sua Editora Design, e outros tantos pelo empresário Udo Wagner, da Gráfica Avenida. A foto abaixo mostra uma belíssima coleção de obras-primas da Seleções da Reader's Digest (são 17 volumes, com quatro clássicos mundiais cada um), e que me foram encaminhados pela senhora Mara Oppermann, através de seu esposo, o doutor Oppermann.

Além destes, outros livros que recebi dos amigos Vilmar Puccini Jr. e Haroldo Crepaldi. E acabo de receber um e-mail do Ronaldo Corrêa, assessor de Imprensa da ACIJS, e que me deixou ainda mais emocionado: "Curt Nees, boa tarde. Tem uma caixa com livros na recepção do Centro Empresarial te aguardando para "voar" na campanha. Tendo mais contribuições, aviso-o. Bom proveito!" Hoje pode chover à cântaros... eu dormirei feliz, e acordarei ainda melhor, amanã. GRATO a todos... de coração!!!
AQUI TEM mais um Ponto de Conhecimento do projeto Livro Voador.
- PADARIA TECNOPAN / Rua Bernardo Dornbusch, 2330.
Jaqueline (foto), Vanderléa e toda a equipe esperam que você venha fazer um belo lanche, pegue o pãozinho 'da hora', retire o seu livro, que o leia, e devolva-o lá mesmo, ou nos demais pontos espalhados pela cidade.

AQUI TEM mais um Ponto de Conhecimento do projeto Livro Voador.
- MANNOS RESTAURANTE / Rua Exp. João Zapella, 88.
Camila e equipe esperam que você venha fazer um belo almoço, que retire o seu livro, que o leia, e devolva-o lá mesmo, ou nos demais pontos espalhados pela cidade.

AQUI TEM mais um Ponto de Conhecimento do projeto Livro Voador.
- CHERINHO LANCHES / Rua Feliciano Bortolini, 1411.
Adílson e equipe esperam que você venha fazer um belo lanche, que retire o seu livro, que o leia, e devolva-o lá mesmo, ou nos demais pontos espalhados pela cidade.

Ponto de Conhecimento do projeto Livro Voador - Hospital e Maternidade Jaraguá / Ortopedia. Endgel, Ana Claudia, Márcia Simone e toda a equipe esperam que você venha retirar o seu livro, leia, e devolva-o aqui, ou nos demais pontos espalhados pela cidade.

Ponto de Conhecimento do projeto Livro Voador. Tedi (foto), Luli e equipe esperam que você venha retirar o seu livro, leia-o e devolva, e que traga também um outro para doação... e que será bem vindo!!! Padaria Pão Quente / Rua Jorge Czerniewicz, 71 (defronte à ACIJS/SCAR)!!!

Doações de Livros
Quem quiser colaborar com o Livro Voador pode enviar livros para o seguinte endereço: Aos cuidados de Curt Nees, Rua Florianópolis, 167 - Centro. CEP 89251-790, Jaraguá do Sul/SC.

Agradecimentos do Projeto Livro Voador
Agência de publicidade VC4 Comunicação (elaborou a marca); Speed Press (confeccionou cartazes/tarjetas); Lavanderia Cia. da Roupa (Adeviso/Contact e 'encadernação') e Vidraçaria Barão, que emoldurou os cartazes.

Pontos de empréstimo de livros do Livro Voador
Para aqueles que quiserem conhecer o projeto pessoalmente e emprestar livros.

Cheirinho Lanches, Rua Feliciano Bortolini, 1411
Empada Brasil, Rua Marechal Floriano Peixoto, 35
Ferrazza Café e Bar, Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 860
Hospital Jaraguá, Ortopedia, Solarium, Setor 4