A doação de livros encurta distâncias

28.5.13

Duas iniciativas de incentivo à leitura que apoiamos, divulgamos e curtimos muito aqui no blog Bibliotecas do Brasil, agora estão caminhando juntas. O G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação de Gravataí (conheça o trabalho do grupo), e a Juliette Fernandes que traduz e transforma através de uma reciclagem especial (impressão, recorte e colagem) belíssimos livros holandeses para o português.

A Juliette enviou uma caixa enorme de livros holandeses traduzidos para o português e muitos brinquedos que ela compra na loja Terre Des Hommes (já contamos essa história por aqui). Juliette agora tem uma página no Facebook, a Magia Sem Fronteiras onde ela mostra as fotos dos livros traduzidos e dos brinquedos que compra para doar às iniciativas brasileiras de desenvolvimento humano. Com a ajuda de suas amigas brasileiras que também vivem na Holanda, ela reúne a quantia necessária de euros para o envio dos fretes de livros ao Brasil. Ela também já enviou os livros holandeses traduzidos para a Biblioteca Comunitária do Engenho de Leitura e Artes Bititinga, em Alagoas, coordenado pela Vanessa Omena, que foram mostrados e comentados em diversos posts.

A Juliette também já colaborou com a biblioteca que coordenamos na serra do mar do Paraná, a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa (leia sobre a entrega). No blog escrevemos extensamente sobre os livros holandeses. Eles foram distribuídos em duas caixas para serem emprestados aos alunos do pré ao 5º ano em duas escolas rurais de Morretes, a Escola Rural Municipal de Anhaia e a Escola Rural Municipal de Rodeio (veja as fotos). Os livros também foram para o projeto Passagens Literárias, onde nós fizemos um curso de mediadores de leitura no ano passado, e que atende leitores na Rodoferroviária de Curitiba. Nós entregamos os livros holandeses enviados pela Juliette para a coordenadora do Passagens Literárias, a Priscila Angélica Sehnem. Ficamos felizes de ver projetos tão bonitos se encontrando e se unindo para criarem algo ainda maior.
Eu não deixo meus livros presos na estante.
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho!

Curta:

Daniele Carneiro