Experiências



Bibliotecas do Brasil (http://www.bibliotecasdobrasil.com/) de Daniele Carneiro e Juliano Rocha, é um site de inspiração e de ideias para ampliar a criatividade e o potencial de atuação de bibliotecas, iniciativas e projetos de incentivo à leitura. 
É um espaço de valorização de bibliotecas e de pessoas que se conectam de forma autêntica com suas comunidades leitoras, e que são capazes de causar relevantes impactos sociais e culturais.
Com o blog Bibliotecas do Brasil — e também com os livros que publicamos pela nossa editora independente Magnolia Cartonera (http://www.magnoliacartonera.com/) — queremos impactar bibliotecas atuantes e pessoas que são incentivadoras da leitura. 

Através das matérias de nossa autoria e de outras matérias que consideramos relevantes partilhar, nós te ajudamos a entrar em contato com novos e vibrantes conteúdos sobre o mundo das bibliotecas, dos projetos de incentivo à leitura e da partilha de livros, especialmente desenvolvidos e selecionados para o seu conhecimento. 

Publicamos e mantemos o blog Bibliotecas do Brasil para gerar ideias únicas e inspiradoras à todas as pessoas que têm o desejo de transformar bibliotecas e espaços de leitura em locais acolhedores, preocupados com o bem-estar e que são inovadores, capazes de fascinar sua comunidade leitora de forma que ela queira estar sempre por perto e engajada. 
Uma de nossas principais iniciativas, e sem dúvida, a mais motivadora e que continua a nos inspirar depois de tantos anos, são os recursos gratuitos que desenvolvemos e disponibilizamos para o aperfeiçoamento de bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres e demais modalidades de bibliotecas. Diariamente recebemos emails de pessoas nos contando o quanto se inspiraram no blog Bibliotecas do Brasil para tirar do papel seus projetos e realizar seu grande sonho de partilhar livros. Essas experiências para nós são simplesmente incríveis, e nos fazem seguir adiante.

O blog tem sido há 5 anos uma fonte inesgotável de recursos para os mais variados tipos de bibliotecas, e de divulgação em primeira mão de projetos, ações, iniciativas e de grupos de incentivo à leitura e de partilha de livros, e também na divulgação de temas indispensáveis na área dos direitos humanos.
Nesse espaço partilhamos nossas opiniões e impressões sobre como nos relacionamos com espaços de leitura da nossa cidade, contamos sobre que tipo de serviços encontramos, ou como somos recebidos como leitores, visitantes curiosos e turistas em busca de conhecimento, em bibliotecas, museus, centros culturais e espaços de leitura de outras cidades quando viajamos. Sempre com um olhar crítico-construtivo, na intenção de que essas observações gerem melhorias para esses locais.

O site Bibliotecas do Brasil é um incrível ponto de encontro e de troca de experiências entre projetos de incentivo à leitura. Ao longo desses anos, divulgamos projetos encantadores, feitos por pessoas diversas, das mais variadas origens e realidades, que encaram com autonomia as habilidades necessárias para montar e dar continuidade a um espaço de leitura. Nos estabelecemos como um importante ponto de referência digital (e impresso, através dos nossos livros e zines) para bibliotecas e espaços de leitura, onde colocamos pessoas de todo o Brasil em contato umas com as outras, para que possam se conhecer, conversar, trocar vivências, ideias, inspiração e juntas, ampliar o alcance de suas iniciativas.

—  Navegue pelo nosso conteúdo, conheça iniciativas que estão trabalhando arduamente para encantar mais pessoas através dos livros.

Com os melhores exemplos nos inspiramos, iluminamos ideias e aprimoramos a criatividade. Nossas matérias e os nossos livros são compostos de experiências que vivemos na prática através de nossas bibliotecas comunitárias, projetos e ações, e também as que foram partilhadas conosco por pessoas de todo o Brasil, que são ativistas do incentivo à leitura,
São vivências partilhadas para motivar pessoas, para auxiliar no desenvolvimento de seus espaços de leitura, ampliar a bagagem cultural, inspirar a criatividade, fazer a conexão com uma comunidade de pessoas interessadas em incentivar a leitura, além de aprimorar suas ideias e despertar a criatividade para as ações em bibliotecas.


Daniele e Juliano - Autores e artistas independentes


— Somos artistas e autores independentes envolvidos com produção editorial e autoria de livros e conteúdos para bibliotecas e espaços de leitura, baseados na cidade de Curitiba no Paraná. Somos criadores do site Bibliotecas do Brasil (bibliotecasdobrasil.com) e com a nossa editora independente, a Magnolia Cartonera (magnoliacartonera.com) já lançamos 5 livros, sendo 3 deles dedicados exclusivamente para falarmos sobre bibliotecas. 
Somos autodidatas e apaixonados por ajudar as pessoas que pretendem ser facilitadoras do acesso à leitura, são adeptas da filosofia dos livros livres, que valorizam a autonomia e a igualdade de oportunidades. Com o blog nós temos motivado cada vez mais pessoas a montar seus próprios espaços de incentivo à leitura. E nós vamos continuar a despertar a consciência e a compreensão das pessoas de que a leitura é importante em nossas vidas, e de que qualquer indivíduo pode iniciar uma biblioteca em sua comunidade ou bairro sem precisar esperar por ajuda de órgãos oficiais ou políticos, se assim desejarem. Queremos ajudar a construir a experiência da leitura e fazer as pessoas entenderem que o acesso aos livros é importante e deve fazer parte da vida delas.
O blog Bibliotecas do Brasil é uma ferramenta poderosa para partilharmos nossas ideias e recursos, informações e conteúdos, para que as pessoas possam ampliar suas habilidades, e potencializar a capacidade de atuação de suas bibliotecas e espaços de leitura.


Projetos em andamento em 2017


— Atualmente estamos envolvidos em 2 projetos de longa duração: 


  • Magnolia Zine
Durante 1 ano vamos publicar a Magnolia Zine, uma publicação cultural de incentivo à leitura, para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. Com ideias estimulantes e de fácil realização, que podem ser colocadas em prática imediatamente, sem a necessidade de gastos ou excesso de recursos, a Magnolia Zine é dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas. Nós desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. 


  • Zine Bibliotecas do Brasil
O Zine Bibliotecas do Brasil é uma publicação temática, dinâmica, com muita motivação para quem trabalha com espaços e projetos de incentivo à leitura, bibliotecas e escolas, ou qualquer lugar que encoraje o contato com os livros e seu acesso facilitado. O zine é dedicado às pessoas que precisam de ideias e muita inspiração para dar continuidade ao seus trabalhos. Diferente da Magnolia Zine (nossa primeira publicação de incentivo à leitura no formato zine) que aborda os mais variados assuntos em uma única edição, no Zine Bibliotecas do Brasil vamos nos aprofundar em um único tema e extrair o melhor das nossas leituras, pesquisas, estudos e principalmente de nossas vivências. Em cada uma das edições do Zine Bibliotecas do Brasil, vamos esmiuçar um assunto por completo do começo ao fim, inspirados pelas nossas próprias experiências vividas como leitores, autores independentes, frequentadores de bibliotecas e espaços de leitura, nômades digitais e ativistas do incentivo à leitura. Confira agora sobre o tema dessa primeira edição: Comunidade Externa


Loja online, Newsletter e Canal no Youtube

  • Administramos a loja online do blog Bibliotecas do Brasil, onde vendemos os nossos livros, zines e criações artesanais
  • Escrevemos e enviamos uma newsletter semanal gratuita (a Newsletter Expresso) com notícias interessantes sobre o mundo das bibliotecas, do livro, da leitura e da arte
  • Mantemos um canal no YouTube onde mostramos como fazemos nossos livros cartoneros

— Até começarmos a desenvolver o trabalho com livros cartoneros através de nossa editora independente, estivemos envolvidos no desenvolvimento de bibliotecas livres e comunitárias na prática. Durante esse período, nós doamos livros, ajudamos a arrecadar, a restaurá-los, transportá-los, desenvolvemos recursos gráficos e partilhamos muitas ideias com pessoas que montaram bibliotecas livres (ou receberam de nós as bibliotecas livres completas) nos seguintes locais: em um restaurante, em uma casa de massas, em 2 lojas de alimentos orgânicos, em uma barbearia, em uma loja de equipamentos para montanhismo, em um hotel, em uma feira de alimentos orgânicos, em uma praça, em um parque, em 5 cooperativas de reciclagem, em uma agência dos Correios, em terminais de ônibus, sendo nossos principais projetos — a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa e a Minibiblioteca do Sossego são algumas de nossas realizações.


A quem se destina o blog Bibliotecas do Brasil

— Pessoas que são incentivadoras da leitura, que entendem que o mundo dos livros gera confiança, resgata a auto-estima, inspiram ideias e salvam vidas. Pessoas que procuram inspiração, soluções práticas, simples, transformadoras, já utilizadas e comprovadas na prática. Pessoas que querem pensar e partilhar ideias, que querem fazer a mudança acontecer. Esse blog é dedicado à você que:


  • Já realiza um incrível trabalho de incentivo à leitura e precisa de ideias para dar continuidade ao que já está realizando
  • Tem um forte desejo de começar um projeto de incentivo à leitura, mas precisa das ferramentas para concretizá-lo
  • Já teve um projeto de incentivo à leitura, parou por um tempo e gostaria de retomá-lo
  • Gosta de se divertir e se inspirar com assuntos relacionados aos livros, às bibliotecas, à leitura, e à partilha de conhecimento


Seu apoio é fundamental para nós

E nos permite continuar escrevendo e publicando conteúdos instigantes, além de nos possibilitar gerar renda com as atividades que mais amamos fazer. Toda a experiência envolvida nos recursos gratuitos que disponibilizamos através da Newsletter Expresso e no blog Bibliotecas do Brasil, a energia investida e o tempo requerido são valiosos e gostaríamos de ter a chance de sermos recompensados pelo nosso trabalho, e ter acesso às condições necessárias para dar continuidade à essa jornada fantástica.
Precisamos que você acredite no nosso sonho junto com a gente.
Para isso acontecer colabore ativamente conosco, comprando nossos livros, zines e demais criações artesanais na loja online

Eles têm o melhor de nossos pensamentos e experiências, e com certeza você irá amá-los.
Nunca pare de comprar e apreciar livros, apoie artistas, autoras e autores independentes.
Agradecemos o seu apoio ao nosso trabalho e por conciliar o seu desejo por novas leituras à nossa paixão de publicar mais livros.



Bibliotecas do Brasil de Daniele Carneiro e Juliano Rocha 
contato@bibliotecasdobrasil.com
Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se em nossa newsletter gratuita

Subscribe