Livro da Magnolia Cartonera está presente no acervo da Biblioteca Pública de Nova York

29.4.21

É uma honra e uma alegria saber que o livro "Eles Chegaram! / No terminal" de Juliano Rocha, publicado pela editora independente Magnolia Cartonera está catalogado e disponível no acervo da New York Public Library. O livro está no catálogo da principal localização da Biblioteca Pública de Nova York, o Edifício Stephen A. Schwarzman (Stephen A. Schwarzman Building), é um dos principais centros de pesquisa da Biblioteca, conhecido por suas extraordinárias coleções históricas e seu compromisso em fornecer acesso gratuito e igualitário aos seus recursos.


As esculturas dos leões que adornam os degraus de entrada do prédio da Biblioteca Pública de Nova York, viraram símbolos da resiliência da cidade na luta contra o coronavirus ao receberem máscaras de proteção facial. É neste prédio que está catalogado o livro "Eles Chegaram! / No Terminal" de Juliano Rocha, publicado pela editora independente Magnolia Cartonera.

Com quase 53 milhões de itens e 92 locais, a New York Public Library (NYPL) é a segunda maior biblioteca pública dos Estados Unidos, ficando atrás somente da Biblioteca do Congresso, e é a quarta maior do biblioteca do mundo, atrás da Biblioteca do Congresso e da Biblioteca Britânica (British Library), biblioteca onde nossos livros também estão presentes no acervo. A NYPL é uma corporação privada, não governamental, administrada de forma independente e sem fins lucrativos, operando com financiamento público e privado.

O edifício principal do sistema de bibliotecas da Biblioteca Pública de Nova York é um marco no centro de Manhattan. Os degraus da entrada principal estão localizado na Quinta Avenida (Fifth Avenue), uma das principais vias de Manhattan, em sua interseção com a East 41st Street. Em 2015, a biblioteca continha cerca de 2,5 milhões de volumes em seu acervo. Atualmente a NYPL conta com 92 localizações abertas no Bronx, Manhattan e Staten Island.

Paciência e Fortitude para todos os nova-iorquinos


Conheça Patience e Fortitude (Paciência e Fortitude), os dois leões de mármore da Biblioteca Pública de Nova York


Patience and Fortitude, o par de leões de mármore mundialmente conhecido que se erguem orgulhosamente diante do majestoso edifício Beaux-Arts na Quinta Avenida e na 42nd Street em Manhattan, capturaram a imaginação e o afeto de nova-iorquinos e visitantes de todo o mundo, desde que foram colocados em seus pedestais dias antes da inauguração do prédio em 23 de maio de 1911.

Durante a Grande Depressão, o prefeito de Nova York, Fiorello La Guardia, os apelidou de “Paciência” e “Fortitude”, devido às qualidades que ele achava que os nova-iorquinos precisavam para superar a Grande Depressão. Conforme o mundo mudou, os leões estiveram lá para ver e ser uma testemunha da história - ao mesmo tempo em que permanecem um símbolo constante do que a Biblioteca representa: uma fonte de inspiração e força para todos.

Desde a sua fundação em 1895, a Biblioteca Pública de Nova York sempre serviu a cidade de Nova York não importando as circunstâncias. A pandemia COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para a cidade e seus frequentadores. Mas como sempre fez, a Biblioteca se adaptou rapidamente para garantir que as comunidades ainda pudessem acessar as informações e recursos de que precisavam. Enquanto monitora constantemente as circunstâncias que mudam rapidamente, a Biblioteca aumentou seus principais serviços digitais - de acesso a ebooks a suporte de aprendizagem online para estudantes, serviços de pesquisa remota, programas online e suporte de trabalho virtual individual. E assim que pôde, a Biblioteca reabriu locais físicos selecionados - agora expandidos para mais de 50 filiais de bairro - para serviço take-away.

O prédio central da New York Public Library na Quinta Avenida em Manhattan (NYPL) - Photo: IG @nypl

A Biblioteca foi fundada nos ideais de acesso livre e aberto ao conhecimento e oportunidades para todos. Os desafios de 2020 e 2021 não a detiveram, mas sim reafirmaram o objetivo central da NYPL de servir aos nova-iorquinos mesmo nos tempos mais turbulentos - um testemunho do legado duradouro da Biblioteca como uma das instituições cívicas mais essenciais da cidade.

“A Biblioteca Pública de Nova York fornece acesso essencial a livros e informações há mais de um século. Hoje, estamos construindo esse legado aumentando o acesso às nossas coleções física e online e transformando nossas bibliotecas em centros proativos de educação e oportunidades para todos os nova-iorquinos. ” — Tony Marx, presidente, The New York Public Library


Livro "Eles Chegaram! / No terminal" de Juliano Rocha, publicado pela Magnolia Cartonera está presente no acervo da New York Public Library (NYPL)

Lançado em 2016 pela editora Magnolia Cartonera, o livro "Eles Chegaram! / No terminal" é um trabalho de ficção composto por 2 histórias. A 1ª parte do livro é o conto de ficção pós-apocalíptico 'Eles chegaram!' que mostra um dia na vida de um homem de origem desconhecida, e o diálogo metafísico que ele estabelece com criaturas brutas, incompreensíveis e pavorosas. E a partir dessa conversa serão definidos os novos rumos da humanidade. O conto tem 12 ilustrações de página inteira feitas por Juliano Rocha.


Sempre ficamos maravilhados em saber que os nossos livros estão em lugares tão incríveis como a New York Public Library.

Colagens digitais criadas por Juliano Rocha para ilustrar o conto "Eles Chegaram!" (Magnolia Cartonera 2016)



A 2ª parte do livro tem a história em quadrinhos ‘No Terminal’ inteiramente criada e ilustrada por Juliano. A história apresenta recortes momentâneos das vidas de pessoas que precisam se locomover diarimente pela cidade através do transporte público brasileiro, e reflexões sobre como as pessoas vivem nos centros urbanos. Cenas de solidão e velhice, indigência e indiferença, violência e solidariedade são testemunhas dentro dos ônibus da cidade e a cada parada nos pontos.


Juliano Rocha é artista e co-criador da editora independente Magnolia Cartonera, dedicando-se há 7 anos a desenvolver a identidade visual dos livros e dos websites da editora. Ele também faz a pintura de todas as capas dos livros cartonera. É co-criador do Blog Bibliotecas do Brasil junto com Daniele Carneiro, e responsável por desenvolver a identidade visual do Blog Bibliotecas do Brasil.


"Eles Chegaram! / No terminal" de Juliano Rocha, publicado pela editora Magnolia Cartonera em 2016 está catalogado no acervo da Biblioteca Pública de Nova York.


Leia mais sobre outras bibliotecas internacionais onde os livros da Magnolia Cartonera estão catalogados


Apoie o trabalho de artistas, escritoras e escritores independentes.


Post: Daniele Carneiro
Informações: NYPL
Fotos da NYPL: Noam Galai | NYPL | Andrew Schwartz 
Fotos dos livros cartonera: Daniele Carneiro

Blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera | 2021
Daniele Carneiro e Juliano Rocha
contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe