Livro da Magnolia Cartonera é referência em artigo da Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFCA

4.5.21

A Folha de Rosto - Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação é uma publicação com periodicidade quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) localizada em Juazeiro do Norte no Ceará. No Volume 6, Número 3 de setembro/dezembro de 2020 a revista publicou o artigo "Bibliotecas e justiça social: o paradigma político-social da Biblioteca Inclusiva e da Biblioteca Includente" de autoria de Felipe Meneses Tello, da Universidad Nacional Autónoma de México, Doutor em Bibliotecología y Estudíos de la Información pela Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM). O autor possui Licenciatura e Mestrado em Bibliotecología pela Facultad de Filosofía y Letras da UNAM, e é professor do Colégio de Bibliotecología da Facultad de Filosofía y Letras da UNAM.

O autor usou como referência e inspiração em seu artigo os capítulos "Bibliotecas promovem o bem-estar para pessoas em situação de vulnerabilidade" e "Refúgio em momentos críticos" do livro Bibliotecas Mudam o Mundo, escrito por Daniele Carneiro e Juliano Rocha, autores e artistas independentes, criadores da Magnolia Cartonera. O artigo foi escrito em espanhol. Nesses capítulos do livro Bibliotecas Mudam o Mundo, nós mostramos exemplos de bibliotecas públicas que estão realizando programações e desenvolvendo projetos práticos de incentivo à leitura e circulação de livros, para pessoas em vulnerabilidade social, como pessoas sem-teto que geralmente são excluídas das rotinas e serviços das bibliotecas.

Bibliotecas e justiça social: o paradigma político-social da

Biblioteca Inclusiva e da Biblioteca Includente

Trecho do artigo escrito por Felipe Meneses Tello, da Universidad Nacional Autónoma de México

"Las bibliotecas que se han consolidado como santuarios, también han estado brindando servicios a indigentes, a desamparados que pasan la noche en las calles. La San Francisco Public Library y la Santa Ana Public Library, en el estado de California, son claros ejemplos en este sentido. La Ferguson Municipal Public Library, en Missouri, y la Enoch Pratt Free Library, con sede en la ciudad de Baltimore, Maryland, se han convertido en refugios para aquellas personas que viven momentos difíciles, promoviendo así el bienestar, la tranquilidad y la seguridad para todas ellas (CARNEIRO; ROCHA, 2016).

De tal suerte que algunas bibliotecas públicas en varios países (Canadá, China, Colombia, España, Estados Unidos, Nueva Zelanda, entre otros) se han estado convirtiendo en refugio de información y conocimiento en donde las personas sin casa pueden descansar de la dura vida de la calle; en donde encuentran espacios cómodos, calientes en invierno, frescos en verano y secos en tiempos de lluvia. Así, durante momentos difíciles, algunas bibliotecas se convierten en verdaderos oasis de tranquilidad, seguridad, reposo, placidez y racionalidad para las comunidades en situación de riesgo (CARNEIRO; ROCHA, 2016).

>> PDF do artigo << "Bibliotecas y justicia social: el paradigma político-social de la Biblioteca Inclusiva y la Biblioteca Incluyente", publicado em espanhol na Folha de Rosto, Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFCA - Universidade Federal do Cariri.

Bibliotecas Mudam o Mundo (2016)

No livro Bibliotecas Mudam o Mundo da Magnolia Cartonera, podemos ler e conhecer sobre bibliotecas mundiais que estão causando um impacto positivo nas comunidades que atendem com serviços simples, gratuitos e revolucionários. Suas páginas trazem exemplos inovadores e ações de bibliotecas e projetos de incentivo à leitura capazes de causar impacto social positivo em suas comunidades.

Fizemos uma combinação harmoniosa de bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro, e que são capazes de gerar impacto relevantes para o bem-estar das pessoas. São bibliotecas conscientes, que entendem seu papel como locais democráticos para promover a inclusão e através de seus exemplos, instigam outras bibliotecas a atuar dessa forma.

O livro Bibliotecas Mudam o Mundo é baseado em nossas convicções do que deve ser uma biblioteca atuante e transformadora, que opera como protagonista em sua comunidade, que é competente para envolver e trabalhar de forma ativa para engajar pessoas e ajudar a melhorar vidas, comunidades, bairros e o mundo. Trazemos histórias de bibliotecas cada vez mais voltadas para inovações e ações que trazem a comunidade leitora para os seus interiores, eficazes ao ponto de conquistá-las ao ar livre e de organizar programações do lado de fora, para enfim trazê-las para dentro.

Atualmente (maio de 2021) o livro está disponível em edição cartonera - livros artesanais feitos com capas de papelão - em nossa livraria online por R$40 (quarenta reais). Edição cartonera limitada a poucos exemplares. Confira a disponibilidade do livro em nossa livraria online. Frete grátis para todas as cidades do Brasil.

Apoie artistas, autoras e autores independentes.
Assista aqui o booktrailer do livro Bibliotecas Mudam o Mundo

Post e fotos: Daniele Carneiro - Magnolia Cartonera | Bibliotecas do Brasil