Dicas para celebrar o Halloween nas bibliotecas

6.10.16


No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween, conhecido também como Dia das Bruxas, o evento é comemorado em muitos países ao redor do mundo, inclusive nas bibliotecas.
Aqui no blog Bibliotecas do Brasil já mostramos uma biblioteca brasileira e uma biblioteca portuguesa que fizeram decorações e programações especiais para celebrar a data, no intuito de aproximar culturas riquíssimas, divulgar a literatura infanto-juvenil de terror, suspense, fantasia, mistério e filosofia, proporcionar momentos de diversão dentro das bibliotecas, e educar crianças, adolescentes e o público adulto em geral sobre o que há de mais legal na data.
Outra iniciativa admirável que já mostramos aqui no blog Bibliotecas do Brasil é a campanha de incentivo à leitura All Hallows Read do escritor britânico Neil Gaiman, ele mesmo um grande autor de histórias de fantasia, suspense, que incentiva a presentear crianças com livros de terror ou suspense nessa data. Conheça a campanha de incentivo à leitura no Halloween de Neil Gaiman.

O Halloween nas bibliotecas: decoração, programação especial e atividades
Biblioteca enfeitada para o Halloween. Foto: Via Pinterest
Apesar de ser uma data com forte apelo comercial e consumista como todas as outras (em especial o Dia das Crianças e o Natal), o Halloween pode ser muito bem utilizado para promover o mundo da fantasia, a descoberta de novos mundos e culturas, incentivar a leitura e o encantamento às crianças, ao público jovem, e  também ao público adulto. Com criatividade é possível direcionar atividades da programação de sua biblioteca a todos os públicos.

O Halloween pode proporcionar um momento espetacular de diversão nas bibliotecas com decorações divertidas, contação de histórias, rodas de leitura com livros de mistério, terror, suspense e gêneros relacionados. Podem ser organizados cineclubes com exibição de filmes bacanas relacionados à temática do Halloween, oficinas de confecção de fantasias com materiais recicláveis, tanto para crianças como para participação de toda a família, oficinas de artesanato para a decoração da biblioteca. Enfim, o Halloween é uma data comemorativa brilhante, com inúmeras possibilidades de torná-la num motivo a mais para que as pessoas possam estar dentro de uma biblioteca, aproveitando o espaço e vivenciando várias formas de diversão e conhecimento.

Como dica para o Halloween nas bibliotecas, o espaço de leitura pode organizar uma exposição de livros de terror, suspense, mistério, fantasia e gêneros relacionados. Edgar Allan Poe foi a inspiração nessa decoração. Foto: Via Pinterest

O Halloween é um momento onde a fantasia, as histórias de mistério, de suspense e de terror podem ser usadas de maneira lúdica para encantar e conquistar a comunidade leitora, além de ser um excelente motivo para deixar a biblioteca mais colorida, divertida, acolhedora, interessante aos olhos de quem chega, e tão envolvente que as pessoas não podem resistir, precisam dar uma passadinha na biblioteca para tirar muitas fotos, ver as novidades e e alegrar seu dia.

Foto: Via Pinterest

Dicas de atividades que podem ser organizadas no Halloween nas bibliotecas

  • Exposição de livros com temáticas relacionadas ao Halloween
  • Oficina de confecção de fantasias com materiais recicláveis 
  • Encontro Cosplay
  • Decoração da biblioteca com ajuda da comunidade leitora
  • Cineclube de filmes e animações de terror e temáticas relacionadas
  • Arrecadação para o acervo da biblioteca ou feira de trocas entre a comunidade leitora de gibis e revistas de histórias em quadrinhos e mangás com temáticas relacionadas 
  • Rodas de leitura com livros de mistério, terror, suspense e gêneros relacionados
  • Contação de histórias com contos sobre monstro, bruxas, zumbis e demais criaturas

O Halloween e a literatura
Como a literatura nos convida tanto a conhecermos outros mundos e explorarmos culturas, o Halloween é um momento especial para deixarmos de lado a normalidade do dia a dia, quebrar a monotonia e vestirmos fantasias, assumirmos personalidades, características e possibilidades nunca exploradas. É um interessante momento para pensarmos sobre o mundo sobrenatural, sobre as forças ocultas mistérios inexplicáveis. É um bom momento para refletirmos sobre a impermanência humana, sobre a efemeridade da vida e também nos relacionarmos com a morte de uma maneira mais natural. O Halloween é uma comemoração que nos permite visitar mundos sombrios e compreendê-los com uma nova visão e perspectiva. Deixe-se levar por histórias de fantasmas, zumbis, demônios, bruxas e abóboras. Deslumbre-se com quadrinhos de temática fantástica, sombrias e de terror.

Charlie Brown e a grande abóbora de Halloween

A Árvore do Halloween - Ray Bradbury

Essa é uma excelente oportunidade de divulgar os filmes e a literatura de horror, os costumes e as tradições antigas. O Halloween quando visto sob o ponto de vista literário, cinematográfico e artístico (além do consumismo somente pelo consumismo), é uma data comemorativa rica em simbolismos, aprendizados e cultura, principalmente quando buscamos compreendê-lo e explicá-lo para a comunidade leitora de formas que encantem, envolvam e desmistifique as visões pouco aprofundadas. Promova uma maratona cinematográfica de filmes de terror para o público jovem da sua biblioteca, certeza de que eles irão adorar. Já assistiu o filme Frakweenie de Tim Burton? Ele é maravilhoso, é é uma forma de a comunidade leitora refletir sobre a morte, mistérios e forças ocultas de uma maneira natural.

Datas comemorativas nas bibliotecas
Artesanato em feltro para enfeitar interiores com guirlandas (feito por mim). Foto: Dani Carneiro

No livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias, dediquei um tópico inteiro do livro para refletirmos sobre a importância das datas comemorativas na programação das bibliotecas no intuito de atrair pessoas de fora da comunidade leitora, e engajá-las nos eventos realizados pelo espaço de leitura. As datas comemorativas são formas de atrair leitores para a biblioteca, para quem coordena bibliotecas comunitárias, bibliotecas livres, projetos de incentivo à leitura e outras modalidades de bibliotecas, é excelente aproveitar essas datas para tornar o seu espaço de leitura temático e atrativo tanto para as novas pessoas que chegam, quanto para aquelas que já fazem parte da comunidade leitora. Confira nos seguintes posts ideias lindas para decorar a biblioteca ou presentear crianças e leitoras e leitores no dia 31 de outubro, elas são bem fáceis de fazer.


VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe