Conheça a 'Biblioteca de Coisas' de Sacramento, Califórnia

19.10.16

A Biblioteca Pública de Sacramento na Califórnia, é composta por um sistema de 28 filiais distribuídas pela cidade. Normalmente, além do catálogo de livros, CDs revistas e jornais, as bibliotecas oferecem computadores públicos, Wi-Fi gratuito, e-books e audiobooks para empréstimo, além de serviços gratuitos de impressão. Até aqui, nada de novo.
Segundo o site Nexo Jornal, agora a Biblioteca Pública de Sacramento também faz empréstimo de coisas - algumas só podem ser usadas dentro da biblioteca, enquanto outras podem ser levadas para casa. São jogos de tabuleiro, equipamentos tecnológicos, videogames, ferramentas e máquinas de costura. Os equipamentos disponíveis na biblioteca são gratuitos para empréstimo.

Foto: Sacramento Public Library

Para levar para casa: aparelhos de videogame, máquinas de costura, instrumentos musicais, jogos de tabuleiro, máquinas para confecção de bottons, impressora de tecidos, laminadora, projetores, câmera filmadora para esportes, mesa digitalizadora.
Para usar na biblioteca: ferramentas e oficina de bicicletas, scanner 3D, laboratório de impressão 3D, máquina de costura profissional.

Um dos objetivos do serviço de empréstimo de itens é atrair as pessoas de volta ao espaço da biblioteca. A revolução digital, que democratizou o conhecimento e mudou a lógica de acesso a bens culturais, gerou um questionamento sobre a função desses espaços no mundo moderno. A matéria no site Nexo Jornal também comenta sobre os makerspaces da cidade de São Paulo.