Muitos livros de colorir de bibliotecas e museus para download gratuito

29.10.16

É tão bom ver instituições culturais, entre bibliotecas, museus e até jardins botânicos inventando formas de atrair mais pessoas para suas coleções, e dessa forma abrem o mundo de conhecimento e de novidades que estão guardados e catalogados em seus interiores.
Imagem: The Getty
Em fevereiro de 2016 diversas instituições participaram da campanha #ColorOurCollections no Twitter, na qual instituições culturais disponibilizaram gratuitamente para download livros para colorir com as obras que possuem em seus acervos.

Imagem: Europeana
Os livros de colorir foram redescobertos recentemente como uma atividade também para adultos com o livro da artista Johanna Basford, que tornaram-se best sellers e foram imitados com todos os tipos de temas e motivos.

Imagem: NYBG
Os livros de colorir podem ser uma forma de combater o stress, reforçar o desenvolvimento cognitivo e aprimorar a capacidade de memória, pode ser uma forma de combater a senilidade e até é indicado por psicólogas aos seus pacientes em caso de ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático. Leia esse texto em que nossas amigas e leitoras falam sobre suas experiências com os livros de colorir.

Imagem: The Hutington
Segue abaixo a listagem das instituições que participaram da campanha. Em todos os links existem arquivos em PDF ou em JPG que você pode baixar gratuitamente e imprimir em casa ou em uma gráfica para colorir. Faça um bom proveito:

Texto: Juliano Rocha
Com informações e links do Open Culture.