Manifesto do blog Bibliotecas do Brasil: Somos Independentes

6.7.15

O blog Bibliotecas do Brasil​ é independente de qualquer partido político ou grupo religioso, e não corroboramos o uso de nosso conteúdo para esses fins. Não fazemos propaganda política. Somos independentes de qualquer partido político e não almejamos o apoio de qualquer partido ou candidato. A utilização de nossas fotos ou dos textos do blog por políticos, partidos ou para fins religiosos não condiz com o que pensamos e praticamos nesse espaço.

Aqueles que estão usando nossas fotos, textos e as artes da iniciativa 'Leia, Empreste ou Devolva', ou de qualquer imagem ou texto que seja de nossa criação, indevidamente para fortalecer partidos políticos e pré-candidaturas, bem como bibliotecas comunitárias com intuitos religiosos, estão fazendo de forma não apropriada à Licença do Creative Commons e contra o pensamento dos autores do blog Bibliotecas do Brasil.

Ficamos muito decepcionados ao ver nosso trabalho criado para ajudar bibliotecas independentes e autônomas que trabalham com recursos próprios e doações ser utilizado para fins eleitorais ou para fidelizar pessoas a grupos religiosos e doutrinas. Por isso resolvemos deixar ainda MAIS claro nosso posicionamento. Caso veja nossas fotos e textos em sites e perfis de redes sociais de partidos políticos ou candidatos e instituições religiosas, desconfie da pessoa que faz esse uso indevido do conteúdo alheio e nos avise o quanto antes.

Nosso objetivo é o de apoiar e auxiliar pessoas que têm a vontade de compartilhar livros e não sabem como ou não tem os meios de desenvolver uma linguagem visual. Nós disponibilizamos gratuitamente nossas artes através da iniciativa voluntária Leia, Empreste ou Devolva e colocamos diversas dicas de como montar bibliotecas livres, desde sua concepção até a divulgação e interação com outros projetos, além de fazermos a divulgação depois que os projetos estão ativos, para que sejam vistos, conhecidos e ajudados. O blog Bibliotecas do Brasil também é o currículo online para projetos que nunca foram abordados por emissoras de TV e jornais locais, onde as pessoas dizem ao mundo o que elas têm de melhor para oferecer no campo do incentivo à leitura. A grande maioria desses projetos acaba virando pauta em suas cidades depois que publicamos nossas matérias. E isso é muito legal, através do blog Bibliotecas do Brasil, muita gente que não teria voz ou visibilidade de outra maneira, acaba sendo visto pela primeira vez, se encontram com pessoas que pensam parecido, e fazem contatos para estabelecer trabalhos em conjunto e parcerias.

Justamente por auxiliar pessoas ou grupos que resolveram incentivar a leitura de maneira autônoma e independente, sem o apoio do poder público e de grupos políticos e religiosos - que já possuem todo o aparato necessário de divulgação e propaganda voltados para seus fins ideológicos - colocamos apenas três condições para o uso das artes que disponibilizamos gratuitamente: não utilize para fins eleitorais - não utilize para fins religiosos - não utilize para fins comerciais.

Pedimos para que essas condições sejam sempre seguidas para que possamos caminhar juntos e harmoniosamente pelo caminho do incentivo à leitura. Contamos com a colaboração de todos para continuar esse trabalho que desenvolvemos de forma independente há quase 3 anos, de divulgação e fortalecimentos dos projetos e ações de incentivo à leitura autônomos que surgem pelo Brasil com a proposta verdadeira de circular livros, torná-los acessíveis para o maior número de pessoas possíveis, de montar bibliotecas livres, comunitárias e fazer ações espontâneas de libertação de livros. Vamos seguir adiante.

Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Todas as artes do blog Bibliotecas do Brasil são criadas por Juliano Rocha e estão sob a Licença Creative Commons.