Leitura no Varal e Ronda da Fraternidade na Feira do Livro de Porto Alegre

22.10.14

A Leticia Tafra da Fontoura, idealizadora dos projetos Leitura no Varal e da Ronda da Fraternidade, foi convidada para participar da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre no mês de novembro. Ela irá apresentar seus projetos de incentivo à leitura para o público da Feira do Livro no bate-papo "O Livro no Meio do Caminho" que acontecerá no dia 16 de novembro de 2014 (horário será definido em breve, atualizaremos quando for informado). A Leticia deixa desde já o convite aberto à toda a comunidade leitora, interessada em projetos e ações solidárias de incentivo e para as pessoas que já estão se programando para ir a Feira do Livro de Porto Alegre. Essa é a primeira vez que a Leticia vai levar seus projetos independentes que são realizados em Gravataí e cidades vizinhas para a Feira do Livro de Porto Alegre.

A Leticia, que nos recebeu em sua casa no mês de maio, quando viajamos para Porto Alegre, cidade onde tivemos experiências literárias incríveis nos contou que "é uma felicidade imensa poder difundir minhas ideias e compartilhar inspiração para que outras pessoas participem da linda tarefa de levar a leitura a todos os lugares. Viva os livros livres!"

Leitura no Varalé um projeto de incentivo à leitura que funciona através de uma ação bastante simples: a Leticia estica um varal em locais como o portão da sua casa, em pracinhas públicas próximas de escolas, parques, ou em frente a um museu local, em espaços com circulação contínua de pessoas. No varal ela pendura com grampos livros infantis que ela consegue através de arrecadação com um cartaz e simpáticas notinhas incentivando as pessoas a pegarem os livros e levar para casa para ler. No cartaz está escrito as orientações para que as pessoas levem os livros livres e após a leitura passem para novos leitores, para que os livros continuem a circular na mão do maior número possível de leitores. O projeto teve início em 05/08/2014 e vários varais já foram esticados com livros livres pela cidade de Gravataí no Rio Grande do Sul.

Desde o início da Leitura no Varal a Leticia mantém firme o objetivo e o desejo de que outras pessoas realizem a ação de incentivo à leitura em suas cidades, porque é simples de realizar e não necessita de grandes recursos, basta ter alguns livrinhos, corda de varal e alguns grampos de roupa. Ela tem encorajado professoras, grupos solidários, voluntários e amigos na internet a estender seus varais de livros livres. Com recursos próprios a Leticia enviou livros infantis para um grupo de mulheres que mantém um trabalho social na cidade de Brasiléia no Acre, e juntas elas montaram um varal para as crianças e promoveram uma tarde de contação de histórias para elas. Confira as fotos nesse álbum: Leitura no Varal no Acre. A Leitura no Varal também inspirou uma biblioteca do Pernambuco a estender um varal de livros livres em um evento literário. As novidades do projeto podem ser acompanhadas pelo Facebook Leitura no Varal.

Ronda da Fraternidade: A Leticia também é idealizadora da Ronda da Fraternidade, um grupo independente de amigos que se reuniram para fazer o atendimento voluntário social aos moradores de rua de Gravataí e Cachoeirinha. Há um ano eles levam comida quente, agasalhos, cobertores, café da manhã, frutas, doces e livros para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade em noites de muito frio. Leticia explica que "os livros são importantes para ajudá-los a passar a noite e os momentos de solidão, seja no abrigo ou nas ruas. Pensando na falta de opções culturais e principalmente no acesso restrito aos locais de cultura que os moradores de rua enfrentam, a Ronda da Fraternidade leva livros para distribuir junto com os pratos quentes, e dá à eles uma oportunidade de ler". Acompanhe a Ronda da Fraternidade no Facebook.
A programação da Feira pode ser conferida no site: http://www.feiradolivro-poa.com.br/

Menino de 11 anos em situação de vulnerabilidade que a Leticia conheceu durante a Ronda da Fraternidade.

Refeições quentes que são distribuídas junto com agasalhos, café da manhã, suco e livros aos moradores de rua de Gravataí e Cachoeirinha.

Domingo, 16 de novembro, na Sala de vídeo às 14h.
O Livro no Meio do Caminho – Projetos de leitura realizados em espaço aberto
Relatos:
- Projeto Vó Chica (Porto Alegre), com Claudio Roberto Pagno da Costa
- Projeto Piquinicando – Cultura e Alegria ao Ar Liivre (Porto Alegre), com Ge Paier
- Projeto Leitura no Varal (Gravatai), com Letícia Tafra da Fontoura
- Projeto Quitanda da Leitura (Cachoeirinha), com Sônia Zanchetta
- Projeto Biblioteca Itinerante Griô (Cachoeirinha ), com Rosane Castro
Promoção: Piquenique da Leitura de Cachoeirinha
Coordenação: Rosane Castro

Inscrições para professores ensino básico: visitacaoescolar@camaradolivro.com.br

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Leticia Fontoura, Juliano Rocha