O Consertador de Coisas, livro de Milene Barazzetti

13.10.13

Relato de Milene Barazzetti, professora e contadora de histórias sobre o lançamento do seu primeiro livro e as dificuldades percorridas no caminho da publicação. A Milene trabalha na Fábrica do Saber, biblioteca em Novo Hamburgo que já mostramos aqui no blog Bibliotecas do Brasil.

"Sempre gostei muito de inventar histórias, desde criança. Escrevia muito, mas nunca mostrava para ninguém. Escrevo contos, poesias e novelas. Meu foco de trabalho é a literatura infantil e infanto juvenil. No ano passado fiquei sabendo de um curso de escrita chamado "Laboratório de Autoria", coordenado pelo escritor Prof. Dr. Celso Sisto. Logo vi ali uma grande oportunidade de mostrar o que escrevia. Nas aulas e práticas comecei a me sentir mais segura sobre o que escrevia. Assim, comecei a publicar alguns contos no meu blog Encantos Literários.
Vários amigos e outras pessoas começaram a ler meus contos. A grande maioria se preocupou pelo fato de eu publicá-los no blog, por conta dos casos de plágios. Alguns amigos escritores me aconselharam a tirar alguns contos do blog se tinha intenção de publicá-los impressos. Bom, assim, aqueles contos prediletos eu retirei. Foi aí que começou a minha luta. Digo luta, pois é muito difícil publicar um livro no Brasil sem você ter que pagar pela publicação. Enviei os textos para várias editoras, para concursos, eventos literários. 
Sempre recebia respostas negativas. Meus amigos escritores diziam que entrar no meio era difícil mesmo. Já estava até pensando em pagar a publicação de uma de minhas histórias, mesmo não tendo dinheiro suficiente, quando o coordenador editorial infanto juvenil da Habilis Editora entrou em contato comigo. Meu nome havia sido indicado pelo Prof. Dr. Celso Sisto, junto com o nome de outros colegas de Laboratório de autoria. Eu enviei três textos: "O consertador de coisas", "Mary e Fred" e "O aniversário da Princesa". O coordenador editorial infanto juvenil da editora, Fabiano Tadeu Grazioli gostou muito do texto "O consertador de coisas". Isso aconteceu no final do ano passado. Quando ele disse que queria publicar o livro quase explodi de felicidade. 




Realmente a história da personagem Sophie é encantadora. Trata de perdas e descobertas. Cada pessoa que leu o texto o viu de uma forma diferente. O que é comum entre leitores. Assim, a editora escolheu a ilustradora mineira Mirella Spinelli para ilustrar o livro.  Ela conseguiu entender a sensibilidade da história e fez belíssimas ilustrações em aquarela. O resultado final ficou perfeito. Parece que tudo se completou. Claro que agora falta ver o livro impresso, que está para ser rodado este mês. Para a primeira contação dessa história, dia 19 de outubro,  preparei uma boneca Sophie que irá me acompanhar durante o evento. Este momento foi um convite da escritora e amiga Christina Dias. 

Um convite para conhecer a história:
Já imaginou poder descobrir alguém que conserta tudo, até um coração quebrado? Após a morte do pai, Sophie sente um aperto no peito que parece não ter fim. Durante a fuga da tristeza acha um anúncio. Eis a resposta para seus desejos: um consertador de coisas. A menina começa a abrir-se para o mundo e resolve escrever cartas endereçadas ao "Consertador". As cartas que ela escreve com a intenção de encontrá-lo se acumulam pela casa. Sophie nos leva ao mundo interior de uma criança e aos vários modos de se lidar com sentimentos desconhecidos. Você quer saber se a menina encontrou um Consertador para seu coração? Leia a história e descubra.

Eu continuo escrevendo sem parar. Tenho vários textos prontos à espera de publicação. Continuo enviando, tentando e não desistindo nunca. Afinal o meu destino é escrever e contar histórias".


Milene Barazzetti Machado é professora da rede pública há 19 anos, escritora e contadora de histórias. Formada em Direito com pós graduação em Psicopedagogia. Tem um conto publicado na Antologia portuguesa "Rio dos Bons Sinais" do CEMD (Lisboa - Portugal), com o título "As palavras de Melina". E também um poema com o título "Calmaria", no livro "100 poemas 100 poetas Vol. III", da Editora Literacidade. 

Facebook: https://www.facebook.com/milene.barazzettimachado?fref=ts
E-mails: milbarmac@ibest.com.br
milbarmac@hotmail.com
milenebarazzetti@novohamburgo.rs.gov.br
Contato: (51) 9976-8128 / (51) 3589-2022


contato@bibliotecasdobrasil.com
Foto: Milene Barazzetti
Ilustrações: Mirella Spinelli

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe