Este novembro será de Livros Livres em Guaratuba

19.10.13

No mês de Novembro de 2013 o site Bibliotecas do Brasil vai realizar uma ação voluntária de incentivo à leitura na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná. 120 livros serão deixados em vários pontos de diferentes bairros da cidade durante o mês. A ação tem como objetivo divulgar a acessibilidade, a doação e a livre circulação de livros. Todos os livros terão o carimbo da iniciativa “Leia, Empreste ou Devolva” do site Bibliotecas do Brasil, e quem encontrá-los poderá levá-los para casa, ler e, se quiser, fazê-los circular novamente em Guaratuba ou qualquer outra cidade. O importante é que os livros circulem nas mãos de novos leitores.

Moradores, veranistas e turistas também poderão participar
Os moradores da cidade, os veranistas que têm casas na cidade e turistas um pouco adiantados para a temporada de verão também poderão participar da ação. A participação é simples, basta que a pessoa escolha livros que tenha em casa que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos. Leve o livro a algum lugar de sua preferência, ou onde você acha que seria legal outra pessoa encontrá-lo e deixe-o por lá. Pode ser em uma padaria, em uma sorveteria, em um barzinho, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro, para ler, emprestar e passar adiante.

Locais onde serão deixados livros livres:

• Praia Central de Guaratuba
  • Praia do Morro do Cristo
  • Brejatuba - próximo ao Café Curacao, ao Hotel Kaakupê e à pracinha da Av. Brejatuba
  • Padarias, mercados e verdurões da cidade
  • Academias ao ar livre - na Praia Central, e em frente ao ginásio de esportes na Av. Nicolau Abagge, e nos fundos da Padaria Pão e Vinho
  • Balneário Nereidas
  • Balneário Eliana
  • Bairro Cohapar
  • Praça dos Namorados
  • Praia das Pedras (próximo ao Hotel Villa Real)
  • Bica do Largo Nossa Senhora de Lourdes
Para quem quiser participar da ação:

1. Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos.
  2. Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo.
  3. Deixe o livro ali.
  4. Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, áreas de convivência em pousadas e hotéis.
  5. Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.
Uma ação de incentivo à leitura dos criadores do Blog Bibliotecas do Brasil.
Curta no Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecasBR
Daniele Carneiro e Juliano Rocha - http://www.bibliotecasdobrasil.com/
Arte: Juliano Rocha

1. Parabéns pela iniciativa.
    Um livro aberto é um cérebro que pensa.
    bibliotecasdobrasil mais uma vez dando lição de cidadania.

ResponderExcluir