Vidas Negras importam - Black Lives Matter - Recursos gratuitos para combater o racismo

5.6.20

Foto: Teen Vogue

A iniciativa 'Bibliotecas Contra o Ódio' é um projeto em andamento do blog Bibliotecas do Brasil que nasceu a partir de vários textos escritos por Daniele Carneiro e Juliano Rocha, mostrando ações de diversas bibliotecas internacionais de combate ao racismo, à homofobia e às mais diversas formas de injustiça social. A iniciativa 'Bibliotecas Contra o Ódio' foi ampliada para o livro 'Bibliotecas Mudam o Mundo' publicado em 2016 pela nossa produção de livros artesanais, a Magnolia Cartonera. Compilamos aqui nesse post logo abaixo uma lista de recursos, ações, iniciativas, artigos, filmes e diversos materiais importantes para você usar e se aprofundar sobre o combate ao racismo. 

Mesmo que você não tenha dinheiro para comprar o nosso livro...

Saiba que nós temos um   EXTENSO ARQUIVO GRATUITO  de artigos que escrevemos sobre ações de combate ao ódio organizados por bibliotecas, espaços de leitura e pessoas para você conhecer, se inspirar e aplicar as ideias em suas práticas diárias. Use-o! Acesse para conhecer, mergulhe na leitura, pesquise, faça citações, partilhe com as pessoas que você acha que precisam fazer essas leituras, e cite o Blog Bibliotecas do Brasil e a Magnolia Cartonera nos seus trabalhos, estudos e conversas. Ajude-nos a espalhar a palavra e trocar conhecimentos e experiências. Precisamos do seu apoio!

A Magnolia Cartonera e o Blog Bibliotecas do Brasil disponibilizam essa arte para que você possa baixar e imprimir gratuitamente para colocar nas paredes da sua biblioteca, espaços de leitura, minibibliotecas livres, salas de aula, no seu quarto, no seu escritório, onde você achar bacana. Todo o conteúdo do Blog Bibliotecas do Brasil está sob a licença Creative Commons, isso significa que você pode copiar desde que cite a fonte e não utilize para fins comerciais. Agradecemos por apoiar o nosso trabalho. 😉 

Bibliotecas Contra o Ódio - Arte de Juliano Rocha da Magnolia Cartonera

 'Bibliotecas Contra o Ódio', é uma reflexão que nós convidamos as pessoas a fazerem sobre o papel das bibliotecas em nossa época, em que os discursos de ódio estão cada vez mais fortes e presentes de forma normalizada no dia a dia. Para esse texto fomos em busca de exemplos práticos de bibliotecas ao redor do mundo que estão combatendo, nesse momento de nossa História, os atos de intolerância e os discursos de ódio com ações, programações e iniciativas voltadas para educar, conscientizar e combater os preconceitos. É crescente e relevante o número de bibliotecas mundiais que estão mais cientes e comprometidas com suas comunidades leitoras em aprofundar seu papel como espaços de refúgio contra o ódio, de se consolidar como locais seguros para todas as pessoas, e que se levantam em defesa da diversidade. 


Recursos gratuitos para combater o racismo em bibliotecas, salas de aula e espaços de leitura


Esses são recursos gratuitos que do Blog Bibliotecas do Brasil que compilamos para você usar para ler, estudar, partilhar, usar em salas de aulas, para articular a sua biblioteca, espaço de leitura ou dar movimentação às suas ações de incentivo à leitura. Esse é um post em construção, então volte outras vezes para ver as atualizações. 
Minibiblioteca Livre celebra a literatura de escritoras negras. Foto: Facebook Little Free Library

Michelle Obama e Oprah Winfrey - Foto: Twitter da Michelle Obama


Maya Angelou - Arte: Juliano Rocha (Magnolia Cartonera)

Zumbi dos Palmares - Arte: Juliano Rocha (Magnolia Cartonera)



Nelson Mandela - Arte: Juliano Rocha (Magnolia Cartonera)


George Floyd - Arte: Black Lives Matter


Magnolia Cartonera e Blog Bibliotecas do Brasil de Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Apoie o trabalho da Magnolia Cartonera, valorize os livros e o trabalho de autoras, autores e artistas independentes. Nós somos um casal de autores independentes não vinculados à nenhuma empresa ou organização e a venda de livros faz parte da nossa geração de renda. Considere comprar o nosso livro “Ideias para Bibliotecas Livres” em formato digital na Amazon. Acompanhe as nossas atividades através do Instagram @magnoliacartonera | @bibliotecasbr

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe