Minibiblioteca Livre Celebra Escritoras Negras

14.6.18

Foto: Facebook Little Free Library
Foi inaugurada no dia 19 de Maio na cidade de News Orleans nos Estados Unidos, a primeira minibiblioteca livre do projeto Little Free Library que é voltada para leitoras e leitores adultos e dedicada a celebrar as escritoras negras de todo o mundo. Várias escritoras negras doaram livros impactantes e incomparáveis para o acervo inicial da pequena biblioteca livre, como Roxane Gay, a poeta, escritora, ativista e educadora Nikki Giovanni, a escritora romancista Jesmyn Ward, a escritora de livros para crianças e adolescentes Jacqueline Woodson, e a escritora e educadora Stevona Elem Rogers que fez a curadoria de livros do projeto.

Minibiblioteca Livre para celebrar as escritoras negras. A plaquinha de metal na minibiblioteca informa sobre os livros: Pegue, celebre e devolva. Foto: Intagram Material Life
A fotógrafa Carol Lee Rose definiu a inauguração da biblioteca como "Uma coleção de expressões, trabalhos, verdades, experiências e imaginações das Mulheres Negras está dentro da BWAFGULittleFreeLibrary (BWAFGU Minibiblioteca Livre), localizada em Nola (apelido carinhoso da cidade de New Orleans). Uma iniciativa como essa é tão maravilhosa e tão necessária! Eu já tenho alguns autores em mente para enviar para fazer parte dessa coleção!"

Acervo da Little Free Library com livros de escritoras negras - Foto: Instagram Stevona Rogers
A sigla BWAFGU é a abreviatura da frase "Black Women Are For Grown Ups", e que traduzida para português significa "Mulheres Negras São Para Adultos". O projeto da escritora começou como uma campanha digital da escritora Stevona Rogers, com vendas de camisetas para aumentar a visibilidade, as narrativas completas e complexas das mulheres negras. Depois cresceu para um coletivo de mulheres negras empreendedoras e artistas de todo o mundo, que se uniu para criar itens exclusivamente para a marca BWAFGU. Essa ideia continua a inspirar projetos tangíveis e colaborações exclusivas para mulheres negras sob a plataforma Projeto BWAFGU, para curar espaços centralizados em mulheres negras e realizar campanhas de arte de guerrilha. A ideia por trás do trabalho é que ele seja acessível de forma artística e intelectual para todas as mulheres negras.

A Minibiblioteca Livre em homenagem às escritoras negras foi montada em frente à loja Material Life, que trabalha vendendo belas artes e artes decorativas, livros, roupas, itens vintage e outros objetos de artistas e designers negros, bem como artistas selecionados cujo trabalho destaca temas e cultura negra.
Foto: Instagram da fotógrafa Carol Lee Rose
A escritora Stevona Elem Rogers que idealizou a biblioteca livre dedicada às escritoras negras disse que ela foi inaugurada no aniversário da dramaturga e escritora afro-americana Lorraine Hansberry, do ativista dos direitos humanos e defensor dos direitos da população negra, Malcolm X e da cantora, compositora, supermodelo, produtora de álbuns musicais e atriz jamaicana-americana Grace Jones.

Esta Minibiblioteca Livre é dedicada à celebração de escritoras negras. Meu sonho é que garotas negras e mulheres em diferentes níveis socioeconômicos tenham acesso a livros que reflitam nosso cotidiano, que inspirem e nos guiem para reimaginar a liberdade para as gerações futuras. Esta Minibiblioteca Livre é onde as mulheres negras podem vir e obter a paz deste mundo cansado. Este é o meu presente para nós. ”— Stevona Rogers, New Orleans
A escritora Stevona Rogers criadora da Minibiblioteca Livre dedicada às escritoras negras. Foto: Instagram Stevona Rogers
Sobre a camiseta com a frase "Black Women are for Grown Ups" (mulheres negras são para adultos), um pouco mais de um ano atrás, Stevona Rogers estava conversando com amigos e disse: 'Vou fazer essa camisa para mulheres negras ‘porque nós crescemos muito e nossa história, nossa jornada merece ser comemorada. Vou vender cem camisetas e isso vai ser tudo tudo'. A camiseta virou um sucesso de vendas, e agora, depois de muitíssimas camisetas vendidas em todo o mundo, todas as vendas continuam indo para espaços de curadoria onde as mulheres negras podem ser livres.
Foto: Instagram da escritora Stevona Elem Rogers

Um dos livros doados para a Minibiblioteca Livre dedicada às escritoras negras
Foto: Charise Jerve Harper

Matéria: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil | Magnolia Cartonera