Dias das Mães na Minibiblioteca do Sossego

3.5.14

Na véspera do Dia das Mães espalhe amor doando livros. Compartilhe seus conhecimentos e vivências com outras mulheres através da Minibiblioteca do Sossego.

A Minibiblioteca do Sossego é visitada por muitas mães dos mais variados bairros de Curitiba. Muitas delas são mulheres que trabalham no shopping que fica bem ao lado do Parque Gomm, e que emprestam livros preocupadas com a educação que seus filhos estão recebendo e com seu desenvolvimento. A Minibiblioteca também é visitada e abastecida com doações de livros por mulheres que defendem o Bosque da Casa Gomm, que se deslocam de outros bairros próximos e também dos mais distantes para acompanhar as atividades realizadas no Parque, como o cultivo da horta comunitária, eventos de troca de brinquedos e fraldas, tai chi chuan, yoga, exposições artísticas, show musicais, leitura e doação de livros. Através dos frequentadores do Parque Gomm descobrimos que muitas mães estão entrando em contato com literatura especializada para o seu público pela primeira vez através da Minibiblioteca do Sossego. Isso é muito gratificante para nós, e nos dá energia para continuar fazendo campanhas de doação de livros.

Foto: Alini Ploszaj

Pensando nessas mulheres e em homenagem à todas as mães que frequentam o Parque Gomm, convidamos nossos leitores e visitantes do espaço para essa campanha especial de doação de livros. Verifique com carinho na sua estante, escolha um exemplar que você já tenha se desapegado e que você acha que tem tudo a ver com um presente do Dia das Mães. No dia 10/05/2014 (próximo sábado), durante as atividades realizadas pela Salvemos o Bosque da Casa Gomm à partir das 10h, leve o livro, de preferência que seja de literatura, sobre maternidade ou sobre relacionamento de mães e filhos, e deposite na Minibiblioteca do Sossego com uma dedicatória especial para a mãe-leitora que for emprestá-lo. Se tiver livros voltados para mães de adolescentes e de crianças que possam colaborar com essa relação tão especial, doe para a Minibiblioteca pois será de grande utilidade para as leitoras.

Foto: Elaine Pedroso

Os livros voltados para as mães são fontes de informação riquíssimas para as mulheres que precisam criar filhos adolescentes, para as aquelas que acabaram de se tornar mães, para as que são mães um pouco mais tarde, enfim, através da partilha de livros facilitamos o acesso à leitura, proporcionamos oportunidades de crescimento pessoal, valorizamos a autonomia das pessoas e proporcionamos acesso livre ao conhecimento.

Na véspera do Dia das Mães:

1. Escolha um livro que você acha que combina com uma mãe-leitora;
2. Escreva uma dedicatória especial;
3. Leve até a Minibiblioteca do Sossego e deposite o livro dentro dela.

Doação Consciente:

A Minibiblioteca é voltada para a leitura por prazer, portanto, livros didáticos escolares, livros para uso em sala de aula, livros técnicos, livros jurídicos, apostilas de cursos pré-vestibulares, apostilas de cursos de idiomas ou de informática e enciclopédias não atendem ao propósito da Minibiblioteca. A Minibiblioteca é uma charmosa caixa de feira antiga, reforçada com materiais recicláveis, porém ela é delicada e precisa de cuidados na hora de receber as doações.

A Minibiblioteca do Sossego é livre e faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva para montagem de bibliotecas livres. Ela foi idealizada e montada pelo blog Bibliotecas do Brasil junto com o movimento cívico Salvemos o Bosque da Casa Gomm e doações iniciais de livros feitas pela Igreja do Livro Transformador.

Empréstimo livre de livros funciona assim:

• O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa;
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.
Agradecemos imensamente à todos que já doaram livros e nos ajudam a divulgar a Minibiblioteca do Sossego.

Endereço: O Parque Gomm fica no  final da Rua Bruno Filgueira nº 850, bairro Batel, Curitiba.Você pode entrar livremente pelo lado dos fundos do Shopping Pátio Batel, na calçada da Rua Hermes Fontes (vindo pela Rua Costa Carvalho). Se a Minibiblioteca atingir a lotação máxima de doações, você pode deixar os livros na Casa Labirinto com o Luca Rischbieter, na Rua Bruno Figueira, nº 952 (fica a poucos metros de distância do Parque Gomm). Fone: (41) 3044-4370.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Artes: Juliano Rocha

1. Oi! Eu tenho uma apostila de um curso preparatório para gestantes, isso entra na categoria de livros úteis para as mamães? Tenho também um guia sobre gravidez e parto, é válido? Obrigada!