Bibliotecas do Brasil visita espaços de literatura de Araucária

4.5.14

Na próxima sexta-feira vamos virar "turistas literários" na cidade de Araucária localizada na região metropolitana de Curitiba. A Divisão de Literatura de Araucária nos convidou para fazermos uma visita aos seus espaços de literatura e conhecermos a vida cultural da cidade no próximo dia 09/05/2014. A Biblioteca Municipal Emiliano Perneta, a Casa das Palavras Brincantes e as Minibibliotecas Livres de Araucária estão no nosso roteiro literário. Uma amiga já nos avisou que na sexta-feira à tarde acontece na cidade a Feira Orgânica, e como somos apaixonados por alimentação orgânica, vamos tentar visitá-la.

A visita será uma oportunidade de conhecer de perto os espaços que já divulgamos aqui no blog, conversar pessoalmente com as pessoas envolvidas nas ações de incentivo à leitura, ver a movimentação de leitores nas bibliotecas e vamos aproveitar para doar livros para as Minibibliotecas Livres. Araucária está tentando conquistar leitores tornando os espaços acessíveis e agradáveis, mas infelizmente com a correria do dia a dia, as pessoas não tem tempo de parar para ler e aproveitar os espaços da literatura. Quem sabe como turistas literários nós possamos descobrir essas oportunidades ofertadas que talvez passem despercebidas e mostrá-las aqui no blog.

No ano passado estivemos de passagem pela cidade para a 1ª Festival Literário de Araucária, evento paralelo a 16ª Feira do Livro, em que fomos convidados para falar sobre bibliotecas livres, bibliotecas comunitárias e a importância do acesso aos livros de forma facilitada para a população. Levamos exemplos de bibliotecas livres que conhecemos e que servem de inspiração para que outras pessoas também queiram montar bibliotecas em suas lojas e estabelecimentos comerciais. Mostramos como é fácil e possível montar uma biblioteca livre com baixo orçamento, com a colaboração de pessoas próximas e livros que muitas vezes estão esquecidos nas estantes. O evento foi ótimo e foi bem construtivo para nós conversarmos com tantas pessoas que trabalham com bibliotecas e com incentivo à leitura.

Estamos bem animados para conhecer a cidade de Araucária através de seus espaços de literatura, caminhar pela cidade, conhecer as pessoas que trabalham e frequentam as bibliotecas, doar livros e trazer ideias para compartilhar com os leitores do blog Bibliotecas do Brasil.

Bibliotecas do Brasil em Araucária
Data 09/05/2014