Mercado Central aberto e Box da Leitura fechado em pleno sábado

7.4.14

Visita ao Box da Leitura no Mercado Central da Rua da Cidadania da Matriz na Praça Rui Barbosa (espécie de camelódromo aqui no centro de Curitiba), no último sábado 05/04/2013, em uma manhã de sol intenso e bastante movimentada.
A Rua da Cidadania estava bombando de pessoas, com gente circulando por todos os corredores do mercado, fazendo compras nos quiosques, muitos turistas passeando. O Box da Leitura foi inaugurado pela Prefeitura de Curitiba para incentivar a leitura, mas no sábado, um dos dias de maior movimento, estava fechado.

Ao chegarmos para conhecer o projeto mesmo com o Mercado Central aberto, o Box da Leitura estava fechado e com cadeado.

No site da prefeitura de Curitiba, que pode ser acessado nesse link (http://goo.gl/6OXmPc) não há nenhuma informação sobre os horários e dias de funcionamento do projeto de incentivo à leitura, tanto que no sábado a Rua da Cidadania estava aberta e bastante movimentada, e o Box da Leitura fechado. Na matéria não tem o "Serviço" – pequeno texto usado no pé de matérias jornalísticas e releases culturais contendo as informações mais básicas praticadas em qualquer texto com cunho informativo: precisa ter o endereço do local mencionado, a página da web ou telefone de contato do local, os horários e os dias de atendimento e o nome do coordenador (nesse caso dos mediadores de leitura que fazem o atendimento), em alguns casos inclusive existe a informação se o local tem estacionamento gratuito ou não e um mapinha de como chegar.

Nos finais de semana as pessoas têm um pouco mais de tempo para conhecer as novidades culturais da cidade, passear descontraidamente, fazer programinhas culturais, e curtir novas experiências sem aquela pressa e correria de segunda à sexta. Que sensação decepcionante foi encontrar um cadeado entre o possível novo leitor e os livros em pleno sábado. Ainda bem que estávamos no Centro para outras atividades, porque se tivéssemos nos deslocado de casa somente para conhecer o Box da Leitura, seria apenas desperdício de tempo e dinheiro.

Encontrar o Box da Leitura fechado não é uma maneira de tornar os finais de semana dos curitibanos mais extraordinários. É apenas mais um serviço que deveria estar funcionando quando as pessoas têm um pouco de tempo sobrando, mas não está.

Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil.com