Doação de livros infantis para a Minibiblioteca do Sossego

12.4.14


Estivemos na Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm no dia 05/04/2014 para visitá-la e ver como anda a movimentação de doações e empréstimos de livros e encontramos a Ana Karina Karam El Messane que doou para a Minibiblioteca o livro pelo qual ela é apaixonada, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda com dedicatória e tudo! Segundo a Ana Karina, "além de ser uma literatura riquíssima, transmite uma mensagem de enfrentamento e saúde emocional, quando driblamos nossa mente".
O outro livro é O Menino Marrom do Ziraldo que foi doado pelos frequentadores do Parque Gomm para a Minibiblioteca durante a semana.


Como doar livros para a Minibiblioteca do Sossego

A grande maioria dos leitores da Minibiblioteca do Sossego são pessoas que trabalham na região, então vamos pensar nos leitores que pegam ônibus para voltar pra casa e caprichar na seleção dos melhores livros de literatura que lemos, nos desapegamos e já podemos doar. A Minibiblioteca do Sossego é uma charmosa caixa de feira antiga, reforçada com materiais recicláveis, porém ela é delicada e precisa de cuidados na hora de receber as doações. Ela atende visitantes do Parque Gomm, turistas, os funcionários do shopping que fica ali ao lado e de outros estabelecimentos comerciais da região, além dos moradores do bairro Batel, e de outros bairros que vão até o Parque Gomm para conhecer o local e doar livros para a biblioteca. Ela remete à tranquilidade, ao descanso da mente, ao silêncio e ao estado de espírito necessário para que o leitor possa alcançar a concentração na leitura. Para doar livros é muito simples: basta levar os livros pessoalmente até o Parque Gomm que fica no final da Rua Bruno Filgueira nº 850, no bairro Batel em Curitiba.Você pode entrar livremente pelo lado dos fundos do shopping Pátio Batel, na calçada da Rua Hermes Fontes (vindo pela Rua Costa Carvalho). Pedimos para que as pessoas levem livros de literatura em boas condições de uso devido à estrutura pequena da biblioteca. Escolha um livro de leitura acessível, leve, e para ser feita pelo prazer de ler.

Curiosidades sobre a Minibiblioteca do Sossego

Durante a semana ela é frequentada em sua grande maioria por funcionários do Shopping Pátio Batel: os lojistas, o pessoal que trabalha na área da manutenção e limpeza e na praça de alimentação. Nossa primeiríssima leitora, ainda quando não tínhamos inaugurado a minibiblioteca física, e deixávamos os livros expostos sobre cangas próximos das araucárias do Gomm nos Horti-Encontros, foi uma haitiana refugiada, que está trabalhando na limpeza do shopping, e viu em um livro da Ágatha Christie doado pela Igreja do Livro Transformador, outro grupo curitibano de incentivo aos livros livres, uma oportunidade de se familiarizar com a língua portuguesa.


Aos finais de semana a Minibiblioteca do Sossego recebe a visita dos ativistas da Salvemos o Bosque da Casa Gomm, visitantes, turistas, moradores da região, das pessoas que trabalham por perto, muita gente que se desloca de outros bairros para participar das atividades no Parque Gomm, e muitas dessas pessoas trazem livros para trocar, doar, e também fazem empréstimos.
A Minibiblioteca do Sossego foi criada por Daniele Carneiro e Juliano Rocha, criadores do blog Bibliotecas do Brasil, com o apoio da Salvemos o Bosque da Casa Gomm e doações iniciais de livros por parte da Igreja do Livro Transformador. Ela foi inspirada na Primeira Minibiblioteca de Curitiba no bairro Água Verde, idealizada pelo Alessandro Martins. A Primeira Minibiblioteca de Curitiba nos serviu de grande inspiração e somos grandes admiradores desse projeto. Conheça outras minibibliotecas do Brasil e do mundo.


Empréstimo livre de livros funciona assim (Leia, Empreste ou Devolva):


  • O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa;
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.



Leia mais:
Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comentários

Subscribe