Bibliotecas estão abandonadas há 4 anos em Curitiba

21.2.15

Casa da Leitura Franco Giglio. Foto de Daniele Carneiro feita em 16/04/2014 - Bibliotecas do Brasil

No dia 11/02/2015 o Paraná Online publicou uma matéria para atualizar os leitores sobre a situação da Casa da Leitura Franco Giglio localizada no bairro Campina do Siqueira em Curitiba que está abandonada desde 2011. Segundo os Caçadores de Notícia na "Entregue às traças":
"A Casa de Leitura Franco Giglio, localizada na esquina das ruas Jerônimo Durski e José Domakoski, no bairro Campina do Siqueira, continua fechada e segue para o quarto ano consecutivo fora de funcionamento. Em fevereiro de 2014 a reportagem da Tribuna esteve no local e mostrou a estrutura da casa completamente abandonada. Um ano depois, as condições continuam ruins, com mato tomando conta do local e pichações espalhadas pelas paredes". O empresário Valmir Zaganani é proprietário de uma panificadora localizada ao lado da Casa de Leitura Franco Giglio. Ele conta que desde que foi fechado, nunca mais viu qualquer movimentação no local. “Continua tudo na mesma. Nunca mais vi gente da prefeitura aí. De vez em quando vem uma equipe e corta grama. Mas até isso parou, porque a grama está bem alta”, relata. Leia a matéria na íntegra no site do Paraná Online 
O Blog Bibliotecas do Brasil visitou a Casa da Leitura Franco Giglio para ver de perto a situação desoladora de abandono da biblioteca municipal, leia no post: Casa da Leitura Franco Giglio está abandonada em Curitiba. E a situação não é diferente na periferia da cidade, pois a Biblioteca da Casa Kozák amarga uma história de descompromisso, omissão e abandono que envolvem além de objetos relacionados à memória do antropólogo Vladimir Kozák, uma Rural Willys, o veículo com o qual fazia suas expedições para as tribos de índios que estudava e filmava e a casa histórica tcheca que ele mesmo projetou.

Biblioteca Casa Kozák. Foto de Daniele Carneiro feita em 21/05/2014 - Bibliotecas do Brasil

Relembre nas seguintes matérias do Blog Bibliotecas do Brasil a situação da Biblioteca Casa Kozák, que também está abandonada no bairro Uberaba em Curitiba:


Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil (21/02/2015)
Fotos: Daniele Carneiro
Arte: Juliano Rocha
Com informações do Paraná Online
Atualizado em 16/02/2024 para incluir links da matéria fora do ar

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe