Inscrições abertas para o projeto CDI Bibliotecas

26.2.15

A Ana Gonzales da organização social CDI (Comitê para a Democratização da Informática) entrou em contato com a gente para que divulgássemos o projeto CDI Bibliotecas que eles estão oferecendo com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation.
O objetivo do projeto é "atuar diretamente junto a 50 bibliotecas públicas municipais e estaduais localizadas nas 27 unidades da federação e usará a metodologia baseada nas propostas do educador brasileiro Paulo Freire, que foram projetadas para capacitar os alunos como 'agentes de transformação', como melhores cidadãos para a sua comunidade".

Podem participar do programa as "bibliotecas públicas municipais e estaduais mantidas pelo governo local, localizadas em municípios com no mínimo 50 mil habitantes e com facilidade de acesso ao local. Não são consideradas bibliotecas públicas as bibliotecas especializadas, universitárias, escolares, mesmo que vinculadas a órgãos públicos, assim como as bibliotecas vinculadas ao Sistema S". A inscrição deverá ser realizada pela direção da biblioteca que está se inscrevendo.

As inscrições são até o dia 12/03/2015. Haverá um processo seletivo para a escolha das bibliotecas participantes.

Esse são os principais objetivos abordados no projeto com as bibliotecas selecionadas:

1 - Fomentar a criação de um ambiente de inovação nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento;
2 - Contribuir na formação dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integração de tecnologia em suas atividades;
3 - Cocriar com os bibliotecários novas práticas onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informação para melhoria na qualidade de vida da comunidade;
4 - Estimular a liderança nos bibliotecários para aprimorar o engajamento da comunidade em atividades de incentivo ao aprendizado, acesso à informação e à leitura;
5 - Colaborar para ampliar a relevância das bibliotecas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e garantindo a continuidade e ampliação do projeto.

Para maiores informações e fazer a inscrição de sua biblioteca siga esse link:

Juliano Rocha - Bibliotecas do Brasil - contato@bibliotecasdobrasil
Com informações e arte do CDI