Minibiblioteca Livros no Caminho, Araruama/RJ

2.4.14

A Celia Regina Pimentel é uma bibliotecária que teve uma grande iniciativa em prol do incentivo à leitura na Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Ela deu início à uma minibiblioteca livre no bairro Bananeiras em Araruama, a Minibiblioteca Livros no Caminho, inspirada pela Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm.

A Celia nos contou como começou essa história: "Me aposentei em maio de 2012  e queria montar uma biblioteca comunitária, mas não consegui por vários motivos. Ao ver a Minibiblioteca do Sossego, fiquei encantada e resolvi compartilhar livros inspirada em vocês".

Esse é o cartaz que a Célia imprimiu para deixar na Minibiblioteca Livros no Caminho, adaptado do cartaz da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira montar sua própria biblioteca livre. Para isso basta acessar a nossa área de downloads gratuitos e seguir as orientações.

Livros no Caminho - Leia * Empreste * Devolva * Doe

1. Pegue um livro e leia
  2. Quando terminar a leitura empreste para alguém que você goste
  3. Ou devolva para esta mini biblioteca
  4. Aceitamos doação de livros livros de literatura infantil. Você pode deixar aqui.

Partilha de livros e expectativa

"A Minibiblioteca está localizada em frente de minha casa em Araruama no Rio de Janeiro. Fica na periferia, numa estradinha de chão onde passa ônibus. Os moradores locais transitam por ali à caminho do mercado, da escola municipal de ensino fundamental, do campo de futebol, enfim, é caminho onde há circulação dos moradores de faixa etária diversa, daí o nome Livros no Caminho. Faz semanas que tomei a decisão desta forma de incentivo à leitura. A resposta tem sido positiva, mas preciso de um tempo maior para fazer uma avaliação. Espero atrair colaboradores e duplicadores".

Perguntamos para a Celia o que ela pensa sobre partilha de livros: "Acumulei livros meus e doações de amigos durante anos, com a intenção da biblioteca comunitária. O interesse assim como o de vocês (do blog Bibliotecas do Brasil) dá segurança e muita vontade de continuar e "espalhar" o projetinho pela cidade de Araruama e de outros municípios da Região dos Lagos Fluminenses. Quem sabe"?

A Minibiblioteca Livros no Caminho instalada em frente à casa da Celia em Bananeiras, Araruama, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro é a nova atração do bairro, além de ser uma oportunidade que as pessoas da comunidade agora têm de emprestar livros e fazê-los circular a partir do acervo da Celia. Grande incentivo à leitura e à partilha de livros.

Celia é formada em biblioteconomia, trabalhou com pesquisa, fez estudos da cultura popular do estado do Rio de Janeiro e também já trabalhou na secretaria de cultura. Se você tiver interesse em fazer doação de livros de literatura para a Minibiblioteca Livros no Caminho, o email para entrar em contato com a Celia é celiampimentel@yahoo.com.br

Desejamos imensamente que a Minibiblioteca Livros no Caminho seja adotada pelas pessoas da comunidade, que todos se sintam abraçados pelo projeto e que os livros passem a estar presentes na dia a dia das pessoas de uma maneira bastante representativa. O acesso aos livros de forma simplificada precisa ser incentivado sempre, facilitado e divulgado, por isso apoiamos fortemente iniciativas como a que a Celia teve. Se você tem uma minibiblioteca ou um projeto de incentivo à leitura que pratica a livre circulação de livros, entre em contato com o blog Bibliotecas do Brasil. Nós queremos conhecer e divulgar o seu projeto: contato@bibliotecasdobrasil

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Celia Regina Pimentel

1. Célia Regina parabéns pelo seu trabalho.
    Fiquei até sem graça, a tempos venho querendo montar uma biblioteca em Pratinha, até hoje não consegui por falta de local, Mesmo emprestando aqui no meu serviço é uma dificuldade para recebê-los de volta, como tenho poucos acho que se colocar em local público no mesmo dia não vai sobrar um, pensando seriamente em arriscar. Mais uma vez parabéns pelo seu gesto de cidadania, o Brasil precisa e merece mais Célias Reginas.

ResponderExcluir
  2. Parabens pela iniciativa. Tenho o sonho de um dia fazer o mesmo em algum bairro por ai. V me fez refletir. Sucesso.

ResponderExcluir