Minibibliotecas Livres de Araucária arrecadam livros infantis

14.4.14

As minibibliotecas podem fazer toda a diferença em bairros e comunidades de uma cidade, pois elas fortalecem o conceito de leitura livre, o compartilhamento de livros, inspiram as iniciativas de doação e principalmente a prática do desapego. Algumas Minibibliotecas Livres do Brasil e também de outros locais do mundo podem ser conhecidas aqui no blog através da tag minibibliotecas.
A cada 15 dias são colocados 10 livros nas Minibibliotecas Livres de Araucária, ou seja são 100 livros por mês nos 5 pontos onde estão instaladas. As Minibibliotecas passaram por uma restauração, foram pintadas e os acrílicos que tinham se quebrado pela ação do tempo foram recuperados. Elas nunca sofreram nenhum tipo de depredação ou vandalismo. Assim que os livros são colocados nas minibibliotecas eles são emprestados logo em seguida.

As doações de livros que são recebidas na Biblioteca Municipal Emiliano Perneta e na Biblioteca do CAIC são selecionadas e repassadas para as minibibliotecas, mas as doações de livros infantis são mínimas. É importante para a iniciativa que livros infantis também sejam compartilhados.
A Divisão de Literatura de Araucária deseja que a comunidade acredite nesse projeto e se envolva nele. A partilha de livros através de minibibliotecas além de ser uma iniciativa muito bonita, é diferente e ousada, além de inspirar novas ações de incentivo à leitura por todo o Brasil. Para isso basta que as pessoas colaborem com doações de livros e devolvam aqueles exemplares que já foram lidos, ou façam novas doações, mantendo o círculo de leituras.

Revistas religiosas e livros escolares didáticos assim como apostilas de curso de idiomas, de curso de informática e de cursinho pré-vestibular não tem ao propósito da Minibiblioteca que tem como seu principal objetivo o compartilhamento de livros de literatura. A Divisão de Literatura de Araucária enfatiza que são 100 livros circulando por mês, e que gostariam muito que os livros circulassem de verdade, porque se todos esses livros conseguirem alcançar seus leitores, a Divisão estará formando e fomentando a leitura como acreditam ser possível. Escritores e editoras que quiserem fazer doação de exemplares para o projeto podem entrar em contato com a Divisão de Literatura de Araucária (contato no final do artigo).
As Minibibliotecas Livres de Araucária estão localizadas nos seguintes pontos:

• Em frente ao Pronto Atendimento do Núcleo Integrado de Saúde (NIS)
  • Em frente ao Centro de Saúde Tupy
  • Praça São Vicente de Paulo
  • Praça Vicente Machado
  • Praça da Câmara Municipal
Doações de livros
Os livros que são doados diretamente na Biblioteca Municipal Emiliano Perneta e na Biblioteca do CAIC recebem carimbos com o nome do projeto e com as orientações de empréstimo e circulação de livros. A Divisão de Literatura aceita doações de livros infanto-juvenis, infantis e de literatura adulta, para que os empréstimos livres continuem. Se você tem interesse em doar livros para as Minibibliotecas Livres de Araucária, entre em contato com a Divisão de Literatura no seguinte endereço: Av. Dr. Victor Ferreira do Amaral, nº 352 - Centro, Araucária/PR. Email: literatura@araucaria.pr.gov.br
Telefone: (41) 3905-6644 / CEP: 83702-040

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil