O dia a dia da Minibiblioteca do Sossego

1.4.14

Foto: Alini Ploszaj

A Minibiblioteca do Sossego faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibiliza em seu site downloads gratuitos das artes para um cartaz, um carimbo e um pequeno tutorial de montagem de bibliotecas livres, que podem ser baixados e utilizados por qualquer pessoa. A utilização dessas artes é livre e totalmente gratuita, acesse nossa área de downloads.

Empréstimo livre de livros funciona assim
  • O leitor é livre para emprestar o livro, levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve;
  • É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução;
  • O leitor é livre para emprestar à outra pessoa;
  • Se quiser levar em uma viagem para ler e libertar esse livro em outra cidade, é livre para isso.
As boas vindas da minibiblioteca dizem o seguinte: "Olá, eu sou a Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm. O livro de literatura que você tem em casa pode me servir muito bem e espero que os meus livros também possam atender a sua sede de leitura. Leve um livro e traga um livro, assim eu continuo viva em um círculo de solidariedade. Talvez um livro seja apenas um objeto comum para alguém, mas para outra pessoa é um alívio, um momento de descanso mental, um refúgio, o sustento da alma por mais um dia".

Foto: Graziela Flor

A Graziela Flor que acompanhou o nascimento da Minibiblioteca do Sossego desde os tempos de livros expostos sobre as cangas no gramado do Parque Gomm para empréstimo livre nos enviou essa foto com a seguinte mensagem: "Adorei ver a biblioteca cheia. Não resisti e trouxe um para casa comigo. Assim que terminar de ler devolvo. Vida longa para a Minibiblioteca do Sossego querida no desejo de que muitas pessoas se inspirem e espalhem a ideia por ai". Obrigada pelo incentivo Graziela!

Foto: Ivone Castro

Foto: Maringas Maciel

Foto: Alini Ploszaj

A Alini Ploszaj escreveu o seguinte em seu mural no Facebook, como legenda dessa foto: "Brincar...brincar de esconde-esconde entre a araucária e a biblioteca do Bosque Gomm".

Foto da Salvemos o Bosque da Casa Gomm publicada no sábado pela manhã (29/03/2014) com a seguinte legenda: "Minibiblioteca do Sossego em pleno uso neste sábado de aniversário no Parque Gomm. Acervo circulante literalmente BOMBOU com novas doações! Na foto estão Rossana Mendes e Angelo Guimarães Simão".

Foto: Alini Ploszaj. A Agatha filha da Alini curtindo os gibizinhos doados para a Minibiblioteca do Sossego e o banco instalado pelo pessoal da Salvemos o Bosque da Casa Gomm
Para ver mais fotos da Minibiblioteca do Sossego acesse o Flickr: https://www.flickr.com/search/?q=minibibliotecadosossego&m=tags

Doações para a Minibiblioteca do Sossego

Vale lembrar que a Minibiblioteca do Sossego é mini, então não precisa de grandes quantidades de doações, de dois a cinco livros de literatura que você possa levar já fazem toda a diferença no acervo. A Minibiblioteca é voltada para a leitura por prazer, portanto, livros didáticos escolares, livros técnicos, livros jurídicos, apostilas pré-vestibulares, apostilas de cursos de idiomas e enciclopédias não atendem o público da Minibiblioteca. Escreva uma simpática dedicatória para o próximo leitor e deposite seus livros pessoalmente na Minibiblioteca do Sossego. Aproveite para conhecer o Parque Gomm. Se ela estiver cheia, você pode deixar os livros na Casa Labirinto, que fica na Rua Bruno Figueira, 952 - Batel, Curitiba-PR, Fone: (41) 3044-4370 a poucos metros de distância do Parque Gomm.

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil