O significado de coletividade

10.3.14

Daniele Carneiro e Juliano Rocha - Minibiblioteca do Sossego no Parque Gomm
Foto: Salvemos o Bosque da Casa Gomm

Nesse domingo o Parque Gomm recebeu os Gaiteiros de Curitiba para fazer uma apresentação no gramado. Nós também fomos para curtir o show, doar livros e fazer um bate-papo literário informal com as pessoas que se interessam por partilha de livros e pela montagem da Minibiblioteca do Sossego. O Parque Gomm ficou cheio conforme as horas foram passando, muitas crianças brincando por lá e pegando livros na Minibiblioteca. É bonito de ver: as pessoas levam esteiras, mantas, cadeiras de praia e cangas para esticar no chão, trazem lanche, sucos e aproveitam o local que é realmente uma delícia. Foi uma tarde maravilhosa!

Leitura ao ar livre: Lyra Cristiane e seus filhos Bárbara e Pedro. Foto: João Debs

A Lyra nós conhecemos em Guaratuba no litoral do Paraná. Junto com ela demos início à Biblioteca Livre da Agência dos Correios de Guaratuba, lembram? Agora a Lyra e sua família estão morando em Curitiba e foram conhecer o Parque Gomm e a Minibiblioteca do Sossego. Os filhos da Lyra ficaram encantados com os livros infantis, fizeram uma festa correndo para nos mostrar os livros de dinossauros que eles encontraram na Minibiblioteca. Depois o Pedro (que aparece na foto) subiu em uma árvore e ficou imitando os ruídos de um dinossauro para nós. É incrível ver que a leitura desperta a imaginação das crianças instantaneamente.

O João e o Pedro amaram descobrir os livros da Minibiblioteca do Sossego. Foto: Juliano Rocha

Foto: Salvemos o Bosque da Casa Gomm

Foto: Daniele Carneiro

Leandro D. MacLorihem integrante dos Gaiteiros de Curitiba além de fazer um som muito bom, contou um pouco da história da gaita de fole e explicou para os visitantes do Parque Gomm como ela funciona e os nomes de cada parte do instrumento. Enquanto ouvíamos o show a atividade na Minibiblioteca não parou, vimos várias pessoas e crianças emprestando ou trocando livros por lá.

A Minibiblioteca do Sossego faz parte da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil. Conheça todos os detalhes desta minibiblioteca livre nesse post.

Foto: Juliano Rocha

Além dos livros que levamos para doar nós percebemos que haviam vários exemplares novos, doados pelos frequentadores do Parque Gomm, muitos livros de literatura, contos, romances e infantis. É legal demais constatar que as pessoas estão participando da Minibiblioteca do Sossego, emprestando e doando livros, isso faz com que ela esteja sempre movimentada e torna seu acervo bastante diverso. Diversas pessoas que estavam no Parque Gomm vieram nos contar como ficaram alegres com essa iniciativa de partilhar livros. Agradecemos a todos os elogios. Ficamos muito gratos com esse retorno imediato dos empréstimos que aconteceram ali, diante de nossos olhos. A Minibiblioteca proporciona a facilidade do acesso, e ainda tem aquela sensação entusiasmante que sempre nos relatam, que é a do leitor encontrar um livro que estava procurando há tempos, mas que não achava em lugar nenhum, ou estava na pilha de livros que gostaria de ler um dia, ou que ainda não tinha acontecido de encontrar em uma biblioteca ou era caro demais para comprar. Esse sentimento de encontrar "aquele livro" é maravilhoso! Por isso estamos sempre revendo nossa estante e convidando as pessoas a olhar com carinho para suas estantes também, quem sabe lá tem um livro parado, já meio esquecido, que poderia estar nesse momento fazendo a alegria de um outro leitor? Agradecemos imensamente a todos que fazem da Minibiblioteca do Sossego uma biblioteca viva!

Tarde muito agradável com a Lyra e sua família querida no Parque Gomm

No final da tarde vários grafiteiros curitibanos convidados pelo grupo Salvemos o Bosque da Casa Gomm apareceram para fazer algumas artes nos muros do Parque, deixando o parque ainda mais bonito.

Foto:  Salvemos o Bosque da Casa Gomm