Prepare sua biblioteca ou espaço de leitura para o Dia Internacional de Luta das Mulheres

14.2.18


A Magnolia Cartonera, é uma microeditora artesanal que opera em Curitiba, e publica livros e zines de incentivo à leitura, vendidos através de sua livraria online, que são enviados para todo o Brasil. Agora você tem a oportunidade de conhecer as publicações da Magnolia Cartonera com conteúdos e muitos recursos sobre o Dia Internacional de Luta das Mulheres, que abrangem atividades para leitoras e leitores de maneira individual, assim como atividades coletivas para pessoas que trabalham com bibliotecas, em espaços de leitura, projetos e iniciativas de incentivo à leitura, pessoas que trabalham com grupos de pessoas ou em salas de aula. 

São publicações para quem deseja tornar as atividades de sua biblioteca comunitária ou projeto de incentivo à leitura voltadas para as mulheres da comunidade leitora, incluindo aquelas que estão em situação de vulnerabilidade e mulheres que precisem de incentivo e recursos para gerar renda. Os textos nos zines e livros incentivam leitoras e leitores a fazer uma revisão em seus preconceitos, incentivam o apoio, o resgate, a aceitação e a tolerância. Eles também fornecem instrumentos para que as bibliotecas e espaços de leitura possam auxiliar as mulheres a enfrentar situações difíceis. Essas são nossas recomendações para que você possa celebrar e gerar conscientização com seus projetos no mês de março sobre o Dia Internacional da Mulher.


Coleção de Magnolias Zines - publicação de incentivo à leitura da Magnolia Cartonera e do blog Bibliotecas do Brasil

Livros e zines para gerar conscientização sobre o Dia Internacional de Luta das Mulheres 


Os livros e zines da Magnolia Cartonera são dedicados para quem quer compartilhar leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. São dedicados às ideias, atividades e conceitos de incentivo à leitura. Eles têm dicas práticas passo a passo para eventos e atividades  coletivas e individuais  de incentivo à leitura, específicos para cada estação/época do ano, que podem ser realizadas em bibliotecas, espaços de leitura, escolas ou individualmente no local que preferir. Temas interessantes e selecionados com orientações para a montagem de displays, exposições, mostras de acervo e murais nas bibliotecas, espaços de leitura e salas de aula, podem ser encontrados nas páginas de nossos livros cartoneros (livros artesanais feitos com capas de papelão reutilizado, que são pintadas e costuradas à mão) e zines.

Marcha Mundial das Mulheres e Dia Internacional de Luta das Mulheres Magnolia Zine #2



Magnolia Zine #2 - Dia Internacional de Luta das Mulheres. Na edição nº2 da Magnolia Zine, publicação de incentivo à leitura da Magnolia Cartonera e do blog Bibliotecas do Brasil, você encontrará ótimas ideias de atividades para serem realizadas em celebração, homenagem e conscientização sobre a data. A Magnolia Zine tem 20 páginas, um poster interno e acompanha um marcador de páginas artesanal e exclusivo. A Magnolia Zine #2 está disponível em nossa livraria online

 — Nessa edição contamos a poderosa manifestação de solidariedade e irmandade além fronteiras entre mulheres latinas e mulheres norte-americanas, mulheres indígenas, mulheres negras e mulheres brancas, mulheres idosas e mulheres jovens na fronteira dos Estados Unidos, em resposta à eleição do atual presidente daquele país.
 — Como organizar um mês inteiro dedicado ao Dia Internacional de Luta das Mulheres em bibliotecas, espaços de leitura e salas de aula. 
— Ações Individuais: Nós partilhamos ideias para que você possa organizar suas próprias ações independentes de conscientização sobre o Dia Internacional de Luta das Mulheres.
— Conquista do voto pelas mulheres: nessa edição preparamos um artigo, o poster que acompanha o zine e dicas de atividades sobre a importância da conquista e do voto das mulheres.


Uma das ilustrações da Magnolia Zine #2, arte de Juliano Rocha


Biblioteca de Mulheres Protagonistas - Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias


Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias - O livro tem um capítulo especial dedicado inteiramente sobre Bibliotecas de Mulheres Protagonistas. Ainda que a sociedade, a mídia e o senso comum tentem colocar as mulheres em discordância e imponham limites para o nosso campo de atuação, o fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres deve ser uma causa de todas nós. Nós precisamos incentivar e fortalecer espaços culturais onde a voz das mulheres são ouvidas, onde as vozes são predominantes. Por isso um capítulo do Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias é dedicado por completo à muitas ideias, sugestões para programações especiais dedicadas às mulheres, modificações e ações que podem ser feitas dentro de bibliotecas comunitárias para ampliar a participação das mulheres. 

São ideias que pretendem ajudar a desenvolver as habilidades das mulheres dentro do campo de atuação que desejarem, e incentivá-las a se tornarem leitoras atuantes'. O capítulo tem 11 tópicos que trazem assuntos para inspirar pessoas que queiram fazer programações literárias especiais dedicadas às mulheres em suas bibliotecas. Cada exemplar do Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias é feito no formato cartonero (livro artesanal feito com capas de papelão reutilizado, que são pintadas e costuradas à mão), e pode ser adquirido diretamente em nossa livraria online.

Bibliotecárias Feministas - Magnolia Zine #4


Na Magnolia Zine #4 reunimos dicas com propostas de engajamento, luta e busca para soluções dos problemas que as mulheres e pessoas LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras e queers) que trabalham em bibliotecas e espaços de leitura enfrentam diariamente. Falamos sobre experiências de trabalho onde as mulheres vivenciam situações de machismo e opressão, e que podem ter um desfecho diferente com dicas, recursos e ideias para mobilizar e organizar as ações das mulheres em seus empregos. Falamos sobre a importância do feminismo presente em bibliotecas e espaços de leitura. O tutorial desse zine foi desenvolvido e escrito especialmente para as mulheres que estão em locais de leitura, e que enfrentam diariamente o machismo, com algumas ideias para encontrar soluções. Seja você bibliotecária, professora, pedagoga, funcionária terceirizada, estagiária, voluntária ou leitora que frequenta uma biblioteca, e está passando por um momento desanimador por causa do machismo, esse tutorial irá te ajudar a recuperar suas forças. Conheça também os outros temas dessa edição.

Magnolia Zine #5 - Heroínas Espaciais



Na edição #5 da Magnolia Zine nós vamos fazer uma viagem pelo espaço para conhecer as vidas das Heroínas Espaciais, as mulheres que fizeram história na Corrida Espacial. Estão presentes nas páginas da Magnolia Zine, as mulheres que foram pioneiras no campo de programação e computação, astronautas e cosmonautas, astrônomas e cientistas que fizeram parte dos programas espaciais de seus países e quebraram barreiras com seus trabalhos. Além de outros temas relacionados ao mundo da leitura e das bibliotecas. O poster interno acompanha o tema "Heroínas Espaciais" que pode ser usado como cartaz para enfeitar a sua biblioteca ou o seu ambiente de leitura, ou como tutorial para uma atividade de incentivo à leitura ou entretenimento. Nessa edição, você pode comprar a versão com o adesivo literário também é dedicado às Heroínas Espaciais.


Como comprar

  • Os livros e zines da Magnolia Cartonera estão disponíveis em nossa livraria online, que aceita cartões de crédito, boleto bancário, depósito em conta, e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago. Caso você queira pagar com boleto, você gera e imprime o boleto através da livraria online. Nós não enviamos boletos de pagamento pelos Correios. Acesse a livraria online para conhecer. 
  • Tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo email: 
  • contato@bibliotecasdobrasil.com

Lançamento: Kit Mulheres Protagonistas


Todas as publicações citadas nesse post podem ser compradas separadamente em nossa livraria online. Mas para facilitar a vida de quem quer comprar todas as publicações de uma vez só, com 10% de desconto e frete grátis, pode comprar agora o KIT MULHERES PROTAGONISTAS da Magnolia Cartonera, com todas essas edições reunidas direto em nossa livraria online: loja.bibliotecasdobrasil.com


Texto e fotos: Daniele Carneiro
Artes: Juliano Rocha sobre imagem de Graphic burguer

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe