Livro Bibliotecas Mudam o Mundo - O Futuro é das Bibliotecas Inovadoras e Humanas

2.2.18



Bibliotecas Mudam o Mundo é o livro sobre o futuro das bibliotecas conscientes a partir de exemplos inovadores e humanos. Trouxemos para suas páginas, bibliotecas e iniciativas que entendem seu papel como locais democráticos para promover a inclusão e através de seus exemplos, instigam outras bibliotecas a atuar da mesma forma. 
Nas páginas do livro apresentamos exemplos inovadores e também ações e serviços simples de bibliotecas que são capazes de causar um impacto social positivo em suas comunidades. Fizemos uma combinação harmoniosa de bibliotecas e iniciativas que contém características importantíssimas para o futuro e que são capazes de gerar impacto relevantes para o bem-estar das pessoas. Esse é um livro publicado de forma independente pela Magnolia Cartonera e pelo blog Bibliotecas do Brasil, com autoria de Daniele Carneiro e Juliano Rocha, ele não é encontrado em livrarias ou mercados, é vendido somente pela nossa loja online, e é um livro essencial para que você possa aprofundar conhecimentos sobre temas bastante inéditos sobre o mundo das bibliotecas e projetos de incentivo à leitura. O livro tem 108 páginas com 5 capítulos temáticos. Confira os assuntos em cada um dos capítulos:


Capítulo 1 - Diversidade LGBTQ nas bibliotecas

— Saiba como as bibliotecas estão revolucionando com contação de histórias, minibibliotecas livres e eventos LGBTQ anuais. Com a necessidade cada vez mais latente de programações voltadas para o público LGBTQ nos espaços de leitura, trazemos exemplos de como algumas bibliotecas estão se transformando para incluir programações voltadas ao público LGBTQ, e como elas podem ser locais seguros, de aceitação e combate ao ódio para jovens e adolescentes gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e queers. Nos 3 artigos do primeiro capítulo de Bibliotecas Mudam o Mundo conheceremos programas realizados por bibliotecas que são capazes de criar e manter ambientes seguros e de aceitação para a comunidade leitora LGBTQ. São iniciativas criadas para atender vários públicos, mas sempre focando na diversidade. Contaremos como uma contação de histórias pode ser uma ferramenta para a compreensão das diferenças humanas, como é possível combater o ódio partilhando livros livres, e como uma das maiores bibliotecas públicas do mundo tem promovido um evento anual dedicado exclusivamente para adolescentes LGBTQ, e adolescentes que podem não se sentir à vontade e nem bem-vindos em programas oficiais e tradicionais das bibliotecas e das suas escolas.


Capítulo 2 - Bibliotecas como Refúgio

— Bibliotecas como espaços de resiliência. O capítulo é dedicado às bibliotecas (e também uma livraria) que surpreenderam o mundo ao servir suas comunidades leitoras como refúgios em momentos críticos, destacando-se como exemplos mundiais de resiliência, de resistência e de apoio às suas comunidades. O capítulo tem 3 artigos sobre as preocupações e as transformações que as bibliotecas que já estão caminhando para o futuro, demonstraram ao manter suas portas abertas como refúgios em momentos de instabilidade, para manter o bem-estar de suas comunidades e também da comunidade externa. Ao longo dos 3 artigos falamos da biblioteca que enfrentou com inteligência e racionalidade um momento político drástico de luta e revolta do povo contra racismo e contra a violência policial. Falamos também de um espaço de leitura que enfrentou o terrorismo e de várias bibliotecas que servem de abrigo para as pessoas que precisam enfrentar as adversidades das mudanças climáticas.




Capítulo 3 - Acolhimento

— Entretenimento e recreação através de serviços destinados à população adulta sem-teto e em vulnerabilidade social. A importância de assistentes sociais nas bibliotecas. Bibliotecas que realizam iniciativas democráticas e igualitárias que não exigem documentos ou comprovante de residência. Nesse capítulo mostramos como as bibliotecas ao redor do mundo estão lidando com a questão das pessoas em vulnerabilidade social, como elas estão facilitando o acesso aos seus serviços por pessoas que não têm documentos como o RG e comprovante de residência. Mostramos como as bibliotecas estão trabalhando para prestar serviços comunitários que visam apoiar e capacitar a população adulta sem-teto ou em situação de rua. Apresentamos nos 2 artigos desse capítulo, os projetos de incentivo à leitura e programas de bibliotecas públicas, que já estão desenvolvendo ações de inclusão para pessoas sem-teto, que enfrentam todos os tipos de adversidades em suas vidas. Conheça os projetos que deram grandes passos na valorização da dignidade humana.




Capítulo 4 - Desenvolvimento Humano

— Ações simples, bibliotecas transformadoras. Como montar uma biblioteca com os recursos disponíveis e a importância do apoio da comunidade leitora. Biblioteca de Coisas. Em locais que existem falta de recursos as bibliotecas são fundamentais para que as pessoas possam reencontrar a esperança. E tanto as bibliotecas, quanto os projetos de incentivo à leitura e partilha de livros podem ajudar as pessoas e as comunidades a recuperar a autoestima. Conheça nesse capítulo as bibliotecas que oferecem às suas comunidades leitoras oportunidades de aprendizagem, capacitação profissional e apoio, além de fornecerem espaços e ferramentas para o crescimento individual. Essas já são realizações práticas em várias bibliotecas públicas pelo mundo. Desde pessoas imigrantes e pessoas refugiadas, adultas e idosas não alfabetizadas, crianças sem acesso às bibliotecas escolares, até adolescentes que crescem em vizinhanças com altos índices de criminalidade, nós mostramos nos artigos desse capítulo, como as bibliotecas preocupadas com essas questões estão realizando na prática, iniciativas para atender e incluir as perspectivas dos públicos que sofrem exclusão. Nesse capítulo também falamos sobre a "Biblioteca de Coisas", uma iniciativa que resgata a criatividade, capacita profissionalmente, devolve a alegria dos hobbies, proporciona o contato com a tecnologia dentro das bibliotecas, e beneficia toda a sociedade ao dar a oportunidade às pessoas de desenvolverem todo o seu potencial. E para encerrar o capítulo, aprendemos com uma iniciativa da África do Sul, como é possível montar bibliotecas com os recursos disponíveis, em lugares onde os recursos são escassos.


Capítulo 5 - Movimento Maker

— O futuro das bibliotecas é agora. Esse é o capítulo das bibliotecas que não deixaram para amanhã e resolveram viver no dia de hoje o tão esperado futuro. Trouxemos 5 artigos sobre as bibliotecas na era do "faça você mesmo" (DIY - Do It Yourself), que estão antenadas com o futuro e que realizam ações estimulantes de incentivo à leitura e de apoio tecnológico às suas comunidades. Falamos de laboratórios e oficinas makers, de tecnologia, a utilidade e importância das impressoras 3D dentro dos espaços de leitura, sobre criatividade, arte e ferramentas, a partir da filosofia de que as bibliotecas precisam prover o necessário para o desenvolvimento das pessoas. Mostramos espaços que não pararam no tempo, e entenderam a importância da afinidade com a tecnologia, e a flexibilidade tanto para atender a comunidade leitora quanto a comunidade externa não vinculada burocraticamente através de documentos. São espaços que conseguem harmonizar o conhecimento à moda antiga enquanto já integram a tecnologia ao seu dia a dia. 


+ 2 artigos extras

O livro Bibliotecas Mudam o Mundo contém + 2 artigos extras, sendo um deles o texto "Bibliotecas contra o Ódio" sobre como as bibliotecas e demais espaços de cultura estão reagindo à onda de ódio que tem dominado o mundo, e sua ações contra a intolerância, contra o preconceito e discriminação, como estão agindo contra os discursos de ódio e o combate que estão realizando contra os preconceitos.

Livros com capas de papelão

Os livros da Magnolia Cartonera são artesanais, as capas são confeccionadas com papelão, pintadas e costuradas uma a uma, o que torna o seu livro único, pois as artes nunca se repetem. Além do livro Bibliotecas Mudam o Mundo, temos mais 4 títulos em circulação, além dos zines, e mais de 30 criações ativas para venda em nossa loja online. Faça uma visita e escolha os seus favoritos.




Preço e como comprar o livro Bibliotecas Mudam o Mundo - Clique para comprar


— Cada exemplar de ''Bibliotecas Mudam o Mundo" custa R$30,00 + R$3 de frete dos Correios
— O livro é vendido em nossa loja online que aceita cartões de crédito, boleto bancário e todas as outras formas de pagamento oferecidas pelo Mercado Pago e PagSeguro. Caso você queira pagar com boleto, você mesma(o) gera e imprime o boleto através da loja online. Nós não enviamos boletos de pagamento pelos Correios.
— Acesse a loja para fazer a compra, e preencha corretamente os seus dados. Nós informamos por email o status de produção do seu livro artesanal, e também informamos assim que o seu exemplar for enviado pelos Correios, por isso é importante cadastrar corretamente seus dados em nossa livraria online.
Tem dúvidas? Converse com a gente pelo email: contato@bibliotecasdobrasil.com
— Ao comprar na Loja Bibliotecas do Brasil, certifique-se de que os dados do seu endereço foram preenchidos corretamente na loja antes de fechar a compra, confira o endereço, o nº do local onde receberá o envelope, o bairro, a cidade e principalmente o nº do CEP, para garantir que a entrega do envelope seja bem sucedida no seu endereço. 




Detalhes do livro

— O livro "Bibliotecas Mudam o Mundo" foi lançado em dezembro de 2016. Essa é a 2ª reimpressão.
— O livro tem 5 capítulos + 2 artigos extras em 108 páginas com conteúdos inéditos. Todos os exemplares ganham um marcador de páginas artesanal exclusivo da Magnolia Cartonera
— Formato e capa: livro cartonero, encadernação artesanal (capas feitas de papelão, pintadas e costuradas à mão), média de 34 cm de largura por 24cm de comprimento (aberto)
— Conteúdo em papel sulfite A5 com várias ilustrações
— Autores: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
— Ilustrações e identidade visual: Juliano Rocha
— Editora: Magnolia Cartonera.

Conheça também: Magnolia Zine, a publicação com atividades de incentivo à leitura da Magnolia Cartonera



A Magnolia Zine, uma publicação cultural dedicada às ideias, atividades e conceitos de incentivo à leitura, com dicas práticas para eventos de leitura específicos para cada estação do ano. Conheça em nossa livraria online, e compre toda a coleção para aprofundar suas ações em bibliotecas  e espaços de leitura.


Bibliotecas Mudam o Mundo de Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Magnolia Cartonera 2018
Acesse nosso Instagram para acompanhar fotos da nossa rotina de trabalho
Inscreva-se para receber a Newsletter Expresso, newsletter gratuita periódica do blog Biblioteca do Brasil e da Magnolia Cartonera
Email: contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comentários

Subscribe