Fortaleza quer ser a cidade dos livros livres - Conheça a Geladeira Vândala

8.2.18

A Geladeira Vândala, biblioteca livre foi pintada pela artista Raisa Christina em uma colaboração com o Selo Aliás e a Casa Vândala de Fortaleza. Foto: Isabel Costa
A Annita Moura é bastante envolvida com a vida literária e com o incentivo à leitura em Fortaleza, além de ser leitora do blog Bibliotecas do Brasil há muito tempo, é colecionadora dos livros e zines da Magnolia Cartonera. Annita é criadora da página "Livro Livre CE", um movimento de incentivo à leitura e ao compartilhamento de livros, promovendo a divulgação de eventos e iniciativas literárias no Ceará. "Livros circulando livres pela cidade, nas casas, escolas, empresas e universidades", assim ela descreve a página que mantém no Facebook e também um perfil no Instagram. Foi através do Instagram que ficamos sabendo dessa novidade. Nas palavras da Annita:

Anitta Moura nos contou a novidade e fez a doação do livro Ideias para Bibliotecas Livres para a Geladeira Vândala. Foto: Annita Moura
"Amanhã nascerá mais um ponto de livros livres em Fortaleza. A iniciativa foi das mulheres lindas que integram o Selo Aliás @selo.alias em parceria com a Casa Vândala @casavandala. Eu apenas observei com muito carinho e satisfação! Sim, Fortaleza será a cidade dos livros livres. Alguém ainda duvida disso? 😊📚  Ah! Essa publicação cartonera do Bibliotecas do Brasil @bibliotecasbr será minha doação mais preciosa à essa geladeira. Desejo que inspire muitas pessoas a criar espaços de leitura compartilhada. 📖🐦 Um pequeno trecho do livro: 'Se você deseja montar uma biblioteca livre, partilhar livros, lidar com os desafios de incentivar às pessoas à leitura, concretizar o seu sonho de longa data de colocar em atividade um projeto de incentivo à leitura, ou simplesmente para tornar os livros e o acesso ao conhecimento mais presentes nas vidas das pessoas, o livro Ideias para Bibliotecas Livres irá lhe ajudar com muitas ideias práticas a tornar a sua vontade em realidade'. Clique para saber mais sobre o livro.

O livro "Ideias para Bibliotecas Livres" da Magnolia Cartonera foi doado para a Geladeiroteca da Casa Vândala pela Annita. Foto: Annita Moura
Annita falou mais sobre a Geladeira Vândala: "Vi nascer a geladeira de livros livres gestada pelo Selo Aliás em parceria com a Casa Vândala. Amor, doação e arte! Não há grandes mistérios quando existe desejo verdadeiro. E o desejo de compartilhar, de deixar ir embora o que não precisa ficar, é reflexo de amadurecimento espiritual. É uma evolução necessária ao mundo mais humano e justo que sonhamos. Então vamos realizar! Parabéns, meninos e meninas! Vocês são maravilhosos! Estar com vocês renova minhas energias. 😊🙏 Gratidão."

Pintura da Geladeira Vândala sendo realizada pela artista Raisa Christina. Foto: Isabel Costa

Isabel Costa conversou com o blog Bibliotecas do Brasil sobre o novo ponto de livros livres em Fortaleza. Foto: vivisobral
Inaugurada no dia 15 de dezembro de 2017, a mais nova geladeiroteca de Fortaleza tem obras de literatura, filosofia, história e idiomas estrangeiros. Os livros são livres e poderão ser levados pelos leitores. A iniciativa integra as ações de fomento ao hábito de ler desenvolvidas através de parceria entre a casa e o selo editorial. Os livros e os produtos disponibilizados são gratuitos. Como nos explica Isabel Costa, que está ligada à iniciativa: "nós fazemos a triagem do acervo e cuidados dos aspectos físicos, a limpeza, furamos, etiquetamos, carimbamos e deixamos o livro disponível na geladeiroteca". A Casa Vândala - Cafés, Cervejas e Arte - cedeu o espaço e a geladeira que estava sem uso para eles. Raisa Christina, artista visual cearense, gentilmente fez a arte que estampa a geladeira".

Nove mulheres integrantes do Selo Editorial Aliás estão envolvidas na iniciativa, a analista de mídias sociais Mariana Amorim, a administradora Ingrid Saraiva, a jornalista e repórter do jornal O Povo, Isabel Costa, a ilustradora Jéssica Gabrielle Lima, a designer Dávila Pontes, a fotógrafa Bruna Sombra, a cineasta Taciana Oliveira e a produtora Tais Bichara, e Vicente Monteiro que é um representante da Casa Vândala. A geladeiroteca está instalada na Rua Instituto do Ceará, nº 164, no bairro Benfica em Fortaleza/CE.

Geladeiroteca - um ponto de livros livres disponíveis para a população. Foto: Isabel Costa
Isabel conta que "o objetivo da geladeiroteca é promover a leitura em Fortaleza e nos municípios vizinhos. Quem quiser participar do mais novo projeto de incentivo à leitura em Fortaleza, pode participar doando livros e fazendo a ideia a circular".

Arte que ilustra a Geladeira Vândala. Foto: Raisa Christina
Isabel também explicou quais são as orientações de uso da geladeiroteca da Casa Vândala: "As pessoas podem buscar os livros na geladeiroteca no horário de funcionamento da Casa Vândala (das 16h às 22h, de terça-feira a sexta-feira). A ideia é que os livros não fiquem presos, mas voltem a circular de forma livre - sendo deixados na geladeiroteca ou em outros lugares públicos de Fortaleza".

Livros disponíveis para empréstimo gratuito na Geladeira Vândala. Foto: Isabel Costa
O projeto de incentivo à leitura aceita livros de diversos assuntos e em bom estado de conservação. Os exemplares podem ser deixados na Casa Vândala ou com alguma das integrantes do Selo Aliás, e o contato precisa ser feito por email - (alias.seloeditorial@gmail.com).

Geladeira Vândala - Ponto de livros livres no bairro Benfica
Rua Instituto do Ceará, nº 164, no bairro Benfica em Fortaleza/CE
Email para contato: alias.seloeditorial@gmail.com
Horário: das 16h às 22h, de terça-feira a sexta-feira.

Matéria: Daniele Carneiro - Blog Bibliotecas do Brasil
Fotos: Isabel Costa, Raisa Christina e Annita Moura