10 mil livros livres invadem uma rua de Toronto no Canadá

6.11.16

Um grupo de artistas criou um enorme rio literário e incentivou as pessoas a levarem os livros para casa. É uma instalação de arte inovadora que se recicla. A instalação chama-se "Literatura x Tráfego" que foi montada no começo de outubro de 2016 em Toronto, Canadá.

A obra foi feita pelo coletivo de artistas Luzinterruptus e já foi feita anteriormente em outras 3 cidades (Nova York, Madrid e Melbourne) desde 2012. Os livros foram todos doados pelo Exército da Salvação e levou 12 dias para ser completada com o trabalho de 50 voluntários.

Os livros foram abertos e iluminados por pequenas luminárias de LED que permitiam uma breve leitura antes de levar para casa os livros livres.

Nós queremos que a literatura invada as ruas e conquiste os espaços públicos, oferecendo gratuitamente para os pedestres por algumas horas um local livre do trânsito de carros que sucumbiram ao poder humilde da palavra escrita. - Luzinterruptus

Literature vs. Traffic. from lmartinez on Vimeo.

Ações que integram arte, crítica urbana e livros livres conseguem juntar tudo aquilo que amamos aqui no blog Bibliotecas do Brasil e apoiamos para que ações desse estilo, que unam a arte com os livros se espalhem em nossa bibliotecas. Espaços de leitura e escolas também podem abrir suas portas para ações onde a arte estimule o pensamento e o compartilhamento da leitura com todos.

Texto: Juliano Rocha e Daniele Carneiro
Imagens e vídeo: Luzinterruptus