Galeria de Arte e Biblioteca do Instituto Mirtillo Trombini, Morretes/PR

10.7.13

Morretes é uma pequena cidade do interior do Paraná, berço de grandes artistas, escritores, historiadores e poetas. Entre eles, José Francisco da Rocha Pombo, um dos maiores historiadores do Brasil. A cidade tem atualmente 15.718 habitantes conforme o ultimo censo do IBGE. Essas são algumas imagens da Galeria de Arte e da Biblioteca do Instituto Mirtillo Trombini, na acolhedora cidade de Morretes, na Serra do Mar do Paraná.


Elizabeth Lemes responsável pela biblioteca do Instituto Mirtillo Trombini nos contou um pouco dessa história: "O cantinho de leitura nasceu em uma pequena caixa de verduras encontrada pela gerente Elisete Lemes na rua, no dia 27 de Julho de 2007. Ela pegou a caixinha pintou e decorou com guardanapos de folhas de parreira. Levou até a sala de aula e colocou um livro que havia ganho com isto ficou impressionada com a curiosidade dos alunos... e assim surgiu a ideia da biblioteca".

Alunos das escolas de Morretes são frequentadores da biblioteca do Instituto Mirtillo Trombini

"A biblioteca é filantrópica, e não tem verbas para comprar livros, então o jeito foi começar a pedir doações para a comunidade e aos turistas que por aqui passavam. O pedido deu certo, e hoje a biblioteca tem 30.000 livros e 1.850 leitores. O serviço de atendimento é feito a pesquisas escolares municipais, estaduais e universitárias para leitores de todas as idades".

Dificuldades

A Biblioteca do Mirtillo Trombini passa por algumas dificuldades, conforme Elizabeth nos contou: "Temos muitas dificuldades pois somos somente duas funcionárias para atender os turistas (Lucimara W. Grassmann e Elizabeth Lemes), fazer os restauros, limpar livros, emprestar, limpar e registrar...ultimamente estamos com falta de espaço, pois são muitos novos leitores. Já pensamos em construir mais salas, infelizmente não temos condições para isto".

Visão interna da biblioteca

A biblioteca recebe alunos das escolas de Morretes para atividades educativas

A enchente de 2011

No final de 2010 e início de 2011 o Brasil passou por diversas enchentes e desmoronamentos por todo o seu território. Em março de 2011 uma enchente devastadora inundou Morretes. Elizabeth passou por um aperto com a biblioteca. "Entrou 60 cm de água aqui dentro, levei 4 horas erguendo os livros e  quando eu sai a água já cobria os meus joelhos, eu estava sozinha. No dia seguinte quando as águas baixaram eu fui chorando pois achava que estaria tudo perdido. Para minha surpresa a água parou 2 centímetros abaixo do local onde eu os deixei. Não perdi nenhum livro aqui. Agradeço a Deus por isso, pois é muito difícil conseguir livros novos. 
No Casarão do Instituto Mirtillo Trombini também são ministrados cursos de artes plásticas, gratuitos e abertos para toda a comunidade. "Quanto a ajuda, eu preciso de livros, quem quiser pode mandar pelo correio. Sabe aquele livro que você leu e adorou, é dele que eu preciso para que os nossos jovens e adultos tenham a oportunidade de ler".

Atividades na biblioteca, que fica no calçadão de Morretes

Espaço para leitura

Responsável: Elizabeth Lemes. Email para contato: elizabeth-elizabeth@live.com
Quem quiser colaborar pode enviar livros ou se voluntariar para colaborar nas atividades da biblioteca no seguinte endereço: Alameda João de Almeida, nº20, CEP: 83.350.00, Morretes/PR. Horário de atendimento: De terça à domingo das 10h às 16h.

Leia mais:

Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Elizabeth Lemes - Instituto Mirtillo Trombini

VocÊ pode gostar também

1 comments

  1. Frequentei muito esse agradável lugar enquanto morei em Morretes. Muito aconchegante e organizado. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Subscribe