Contação da Rua na praça e na praia em João Pessoa/PB

28.7.13


A Danielle Gomes coordena um projeto social sem fins lucrativos de contação de histórias e incentivo à leitura, em João Pessoa na Paraíba, Contação da Rua. Todos os sábados ela e vários colaboradores se reúnem na Praça da Paz e desenvolvem atividades como: contação de histórias, roda de leitura, ciranda de ideias (filosofia), gibiteca (troca de gibis), biblioteca de areia (biblioteca à beira-mar, onde as crianças tem um momento para leitura dos livros do acervo). Danielle nos conta um pouquinho sobre como a Contação da Rua começou:

"O projeto teve início no dia 20 de abril de 2013, no quintal da minha casa, sem grandes pretensões. A história é mais ou menos assim: vim de Brasília para João Pessoa no ano de 2009 e passei a morar numa rua cheinha de crianças. Todo fim de tarde nos reuníamos para brincar, tenho 3 filhos e era sempre a mesma coisa, as crianças não sabiam do que brincar, não sabiam o que fazer, pois a maioria era acostumada a ficar na frente da TV o dia todo, ou no computador. Foi quando resolvi marcar um lanche na minha casa, num sábado, para contar histórias para essas crianças. Nossa primeira roda de leitura foi um sucesso. Elas queriam mais histórias, mais canções. Marcamos, então, a segunda. Vieram ainda mais crianças, também de outras ruas, amigos das crianças da nossa rua. Fizemos, então, a terceira Contação da rua, onde tivemos, novamente uma adesão maior ainda de crianças".
Danielle tem uma parceira a Valeria Rodriguez, que é sua maior colaboradora. A Valéria que é responsável pela parte artística e pela imagem do Contação da Rua, sugeriu a iniciativa mudasse para uma praça pública em seu bairro, pois assim, poderiam agregar mais pessoas.


E assim tem sido, as amigas colocam cangas no chão, penduram fitas coloridas nas árvores e contam histórias. Nunca houve a necessidade de pedir uma autorização para a prefeitura para ocupar esse espaço e realizar as atividades: "As crianças são a energia mais pulsante da contação. Elas apresentam, cantam, recitam poemas, brincam de o que é o que é".


A Contação da Rua realiza atividades e contações de histórias na praia!

Os três primeiros sábados do mês a Contação da Rua acontece na Praça da Paz. O projeto tem brincadeiras cantadas, brincadeiras de roda e muita alegria e no último sábado do mês o grupo se reúne na Praia de Tambaú. O projeto tem outras atividades como o "Ecofantoche", que apresenta uma temática ecológica e de consciência ambiental na linguagem infantil. Os fantocheiros são o Paulo de 16 anos, filho de Danielle, e sua namorada Melissa. A "Ciranda de Ideias" propõe questionamentos simples sobre diversos assuntos para instigar a curiosidade infantil e desenvolver a formação do pensamento. O "Criança em Cena" é a atividade em que as crianças apresentam cenas de teatro que são ensaiadas durante a semana. Nas tardes em que as crianças saem para brincar, Danielle combina com elas o que cada uma vai fazer, se for uma apresentação individual, as crianças treinam sozinhas, e se for coletiva, todos se reúnem na casa dela para os ensaios.


A "Gibiteca" é uma troca de gibis na Biblioteca na Areia, uma contação de histórias especial em que o acervo de 250 livros é levado para a praia, e as crianças que passam podem ler deitados na areia. Segundo Danielle "é um momento simples, mas muito mágico".


O lançamento da Biblioteca da Rua, biblioteca livre da Contação da Rua, aconteceu no dia 27 de Julho de 2013. "Na Biblioteca da Rua os livros são livres, têm asas, voam e, talvez, voltem para alçar novos voos".  Para emprestar os livros não precisa de cadastro, ficha e nenhum tipo de burocracia. Funciona assim: a pessoa escolhe o livro, leva, lê, empresta para alguém fazendo ele circular, ou devolve para a Biblioteca da Rua. Não há prazo de devolução.

  • A Biblioteca da Rua começará a emprestar livros com o selo “Leia, empreste ou devolva” que pode ser baixado gratuitamente aqui no blog Bibliotecas do Brasil. 



O empréstimo livre é um conceito pouco conhecido ou usado em João Pessoa, muita gente não entende e questiona Danielle: "Você não tem medo de que esses livros não voltem nunca mais e que a Biblioteca da Rua acabe?". E sua resposta é: "Não! Livros não são troféus e não foram feitos para ficarem em estantes, parados e nem servindo de decoração. Quanto mais gente lê, melhor é a nossa sociedade, melhor é a nossa forma de conviver no coletivo, melhor será o mundo".




Desapego é a palavra de ordem da Biblioteca da Rua, que vem de mãos dadas com outras duas palavrinhas: doação e conscientização.

  • Desapego: queremos nossos livros voando e não parados em nossa estante, por isso, pode levar, fique à vontade. 
  • Doação: infelizmente sabemos que pessoas vão levar e vão guardar em suas casas esses livros (eles contêm um selo onde ensinamos que devem ser devolvidos ou emprestados), mas isso não importa. Se essa pessoa pouco consciente levou e leu, já estamos lucrando, pois pra cada livro não devolvido recebemos a doação de mais 10 ou 20. 
  • Conscientização: aos poucos esse conceito de biblioteca livre estará mais assimilado e poderemos ter estantes nas paradas de ônibus, lojas, padarias. É pegar, levar e devolver ou emprestar. Ontem saímos de casa com um acervo de 25 livros e voltamos com 55 livros. E um monte de gente leu, e um monte de gente levou pra casa pra ler, e um monte de gente vai devolver e um monte de gente não vai e mais um monte vai gostar da iniciativa e vai doar livros novos. E é assim que funciona. Doe livros


Contação da Rua

Datas/Horários: Nos três primeiros sábados do mês os encontros acontecem na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. No último sábado do mês o encontro acontece na Praia de Tambaú no bairro Tambaú sempre às 16h30.

Doação de livros: Quem quiser colaborar com doações de livros infantis, infanto-juvenis, gibis e literatura em geral (para todas as idades), pode enviar aos cuidados da Danielle Gomes no endereço: Rua Enfermeira Ana Maria Barbosa de Almeida, 1349. Bairro: Jardim Cidade Universitária. CEP: 58.052-270, João Pessoa/PB.  Email:  daniellegomes23@yahoo.com.br

Endereço no Facebook: https://www.facebook.com/ContacaoDaRua
Daniele Carneiro
Fotos: Contação da Rua
contato@bibliotecasdobrasil.com

Leia mais:

    VocÊ pode gostar também

    5 comments

    Subscribe