Ideias para bibliotecas comunitárias

8.2.13

Caixas para livros com rodinhas: Elas podem ser feitas com gavetas de cômodas e de guarda-roupas, recicladas e pintadas com cores bem divertidas, tornam-se práticas de movimentar com a instalação de rodinhas, e são bem úteis para que crianças pequenas possam ter acesso aos livros.

Foto: WV11.co.uk

Armário para livros: Um móvel antigo e simpático, herdado de algum familiar, ou comprado em lojas de artigos de segunda mão, se transforma facilmente em uma pequena biblioteca. Colocado em locais de grande tráfego de pessoas, passa a ser uma minibiblioteca de empréstimo livre, onde os livros ficam acessíveis, ao alcance da mão.

Foto: Lollycopter

Casinha de boneca ou abrigo de ferramentas de jardim transforma-se numa biblioteca: Essa ideia é apaixonante. Que tal transformar uma casinha de madeira, geralmente usada como casinha de boneca ou local para armazenar ferramentas do quintal em uma linda biblioteca? As crianças teriam um espaço em seu próprio quintal para aproveitar o mundo das letras e dos livros, e crescerem um pouco mais íntimas da leitura.

Foto: bolanoscarmen

Mural de recados: Se a sua biblioteca comunitária tem espaço disponível, faça um mural de recados para deixar os leitores e a comunidade por dentro das festas, reuniões, rodas de leitura, encontro com escritores, oficinas, palestras, apresentações, feiras de troca de livros e material escolar, e outros eventos importantes realizados pela biblioteca, ou que sejam do interesse deles. O espaço pode ser utilizado para que os leitores coloquem anúncios também.

Foto: Skokie Public Library

Daniele Carneiro