Exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros no IMS Paulista

7.10.21

Exposição 'Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros' no @imoreirasalles / São Paulo.

Carolina nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 14 de março de 1914. Sua vida no vilarejo inspirou o livro "Um Brasil para os brasileiros", cuja protagonista - uma menina negra chamada Bitita - tem o apelido familiar da escritora. Ela percorreu muitas cidades do interior mineiro em busca de condições melhores, até que chegou a São Paulo, em 1937, onde trabalhou como empregada doméstica e catadora de papelão. Leitora voraz, ela registrava em diários o seu cotidiano como catadora, suas impressões sobre a cidade e, ainda, o desejo de mudança de vida por meio da escrita. Viveu quase 10 anos na favela do Canindé, em São Paulo, de onde saiu ameaçada pelos vizinhos, que a consideravam uma traidora após a publicação de seu primeiro livro. A obra inaugural, "Quarto de despejo", data de 1960 e foi um fenômeno editorial, chegando a mais de 200 mil exemplares vendidos de sua primeira edição. Com produção intensa e contínua, Carolina escreveu ao longo da vida 140 cadernos, somando mais de 4500 páginas.

🔔 A exposição "Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros" está em cartaz no Instituto Moreira Salles (@imoreirasalles), em São Paulo, até 30 de janeiro de 2022. Visitação: de terça à sexta do meio dia às 19h; sábados e domingos (10h-19h) - requer agendamento.

🔔 A obra de Carolina Maria de Jesus é um dos enunciados da #34bienal - histórias ou objetos em torno dos quais outras obras são distribuídas na grande exposição que ocupa o Pavilhão da Bienal.

🟢 Todas as entradas são gratuitas!

Texto: @bienalsaopaulo | Photo 1: @imoreirasalles Photo 2: @bienalsaopaulo

Magnolia Cartonera e Blog Bibliotecas do Brasil