Biblioteca disponibiliza casacos e acessórios de inverno para empréstimo

15.10.21

Casacos gratuitos disponíveis na Biblioteca Memorial da Flor de Watertown no estado de Nova York

Compartilhando o calor durante o tempo frio

Essa é a ideia por trás da campanha de casacos de inverno na Flower Memorial Library - Biblioteca Memorial da Flor de Watertown, cidade que está localizada no estado de Nova York. Qualquer pessoa que precisar de um casaco pode entrar e pegar um. A biblioteca também possui chapéus, luvas, cachecóis e botas. Tudo de graça.

Todos os itens foram doados pelo público. A organizadora da campanha diz que essa é uma forma de dar uma mãozinha.

“Se você vasculhar seus armários e ver que tem casacos que não estão mais sendo usados, se você tem crianças que ficaram muito grandes para os casacos delas, existem crianças que precisam desses casacos. Nossa comunidade está sempre procurando por equipamentos para o clima quente ”, disse Andrea Carr, secretária da biblioteca.

Ela diz que as roupas geralmente vão rápido, então ela está encorajando as pessoas a deixarem as roupas de inverno de que não precisam. A campanha vai durar até março, ou até que o tempo volte a aquecer.

Matéria: John Pirsos - WWNYTV ← assista o vídeo
Tradução: Dani Carneiro - Magnolia Cartonera | Blog Bibliotecas do Brasil

Essa é uma excelente ideia para bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, bibliotecas livres e comunitárias, organizarem para os meses de inverno, campanhas de arrecadação de roupas e agasalhos de inverno em boas condições de uso, para emprestar para as pessoas que mais estão precisando dessas peças durante os meses mais gelados.

Caixa e cesto de doações de roupas da Flower Memorial Library

Na  Biblioteca Memorial das Flor de Watertown, os casacos e jaquetas de inverno ficam pendurados em uma arara, disponíveis para empréstimos para as pessoas que mais necessitam. Ao lado da arara, uma caixa serve para coletar as doações de roupas da comunidade. Dentro de um cesto de roupas ficam disponíveis os gorros, luvas e cachecóis para quem precisa se aquecer durante os dias mais frios. Botas e tênis de inverno também estão disponíveis na biblioteca para quem precisar pegar emprestado. A campanha de empréstimo de casacos começa em outubro e segue até março, durante o outono e o inverno nos Estados Unidos. A biblioteca pede para que roupas gentilmente usadas sejam doadas pela comunidade, para que outras pessoas possam se beneficiar delas.

Bibliotecas Acolhedoras - Bibliotecas Mudam o Mundo

No livro "Bibliotecas Mudam o Mundo" da Magnolia Cartonera - disponível em edição artesanal cartonera e também em ebook na Amazon, nós dedicamos um capítulo inteiro para mostrar como as bibliotecas ao redor do mundo estão lidando com as questões das pessoas em vulnerabilidade social. Nesse capítulo falamos em  como as bibliotecas estão trabalhando para prestar serviços comunitários que visam apoiar e capacitar a população em situação de rua. Apresentamos em 2 textos projetos de incentivo à leitura e bibliotecas públicas, que já estão desenvolvendo ações de inclusão de pessoas sem-teto, que estão em situação de rua, enfrentando todos os tipos de adversidades em suas vidas. Também mostramos as bibliotecas e espaços de leitura que adaptam seus ambientes para as condições climáticas específicas de suas localidades. Conheça os espaços de incentivo à leitura e de partilha de livros que selecionamos para esse capítulo, bibliotecas e projetos que deram grandes passos na valorização da dignidade humana.

Leia mais matérias sobre assuntos relacionados

1. Biblioteca Acolhedora - Polar Vortex inspira biblioteca pública a acolher comunidade leitora e perdoar atrasos
  2. Biblioteca com programação voltada à pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social
  3. Biblioteca Pública de Nova York elimina multas por atraso de livros