Biblioteca Pública de Nova York elimina multas por atraso de livros

5.10.21

Photo: Estátua icônica do leão Fortitude usando uma máscara de proteção facial gigante - Iconic lion statue (Fortitude) wearing giant face mask [@adwow]

Diga adeus às multas por atraso na entrega de livros e diga olá a tudo o que a biblioteca tem a oferecer! Foi assim que a Biblioteca Pública de Nova York anunciou a anistia total das multas atrasadas em seu site oficialA partir de 5 de outubro de 2021, todos terão um novo começo na Biblioteca. Todas as multas e taxas de substituição de materiais existentes em todas as contas de usuários foram compensadas e apagadas. As multas por atraso não serão mais acumuladas sobre materiais emprestados devolvidos após a data de vencimento. As três maiores bibliotecas públicas da cidade de Nova York estão encerrando a cobrança de multas atrasadas.

O sistema da Biblioteca Pública de Nova York está eliminando multas por atraso para se tornar acessível a todos os nova-iorquinos.

A nova política se aplica a livros e outros materiais em circulação, encerrando o processo que, segundo o sistema, não incentivava a devolução, ao mesmo tempo que criava barreiras ao acesso de muitos dos residentes mais vulneráveis da cidade.

Antes da entrada em vigor da nova política, 400.000 contas de biblioteca que tinham $ 15 (quinze dólares) ou mais em multas foram bloqueadas, e mais da metade dessas pessoas vivem em comunidades carentes, de acordo com o sistema da biblioteca, e 30% dessas carteirinhas bloqueadas pertenciam a crianças ou adolescentes.

"Alguns podem dizer que as multas ensinam responsabilidade e ética. Eu discordo", disse o presidente do NYPL, Anthony Marx. "Podemos ensinar os nova-iorquinos a serem responsáveis e devolver seus itens para que outros possam usá-los sem um fardo financeiro. Ninguém pode aprender a ter responsabilidade na biblioteca se não puderem usar a biblioteca."

Photo: Pessoas estudando na Biblioteca Pública de Nova York - People studying in the New York Public Library [ IG: @clay.banks ]

Marx diz que o sistema fez uma análise cuidadosa para dar este passo importante em direção a um sistema de biblioteca mais igualitário. Embora as taxas tenham sido eliminadas, os nova-iorquinos ainda precisarão pagar taxas de substituição se perderem material, diz o sistema da biblioteca. Os materiais são considerados perdidos após o atraso de cerca de um mês. Se o material for devolvido, nenhuma taxa será aplicada. As carteirinhas ainda podem ser impedidas de emprestar materiais físicos adicionais se os frequentadores acumularem taxas de substituição, embora mesmo com um bloqueio em uma carteirinha, os nova-iorquinos ainda possam acessar computadores, e-books e outros serviços digitais.

Photo: Biblioteca Pública de Nova York diz adeus às multas por atrasado na entrega de livros e materiais

Mais de 300 sistemas de bibliotecas na América do Norte dispensaram multas, total ou parcialmente, de acordo com o Conselho de Bibliotecas Urbanas (Urban Library Council). O sistema de biblioteca diz que é agora o maior sistema coletivo a fazer isso.

O NYPL observa que, depois de anos explorando a mudança, com a concessão de duas anistias de multa nos últimos 10 anos e a realização de vários programas de empréstimos gratuitos, as bibliotecas da cidade quase não viram aumento no número de materiais perdidos.

Photo: O cartão (carteirinha) da Biblioteca Pública de Nova York é totalmente gratuita e pode ser solicitada online ou pessoalmente nas bibliotecas que fazem parte do sistema de bibliotecas da NYPL

A nova política começa imediatamente e a New York Public Library convida frequentadores e frequentadoras de volta aos espaços de leitura durante a Semana de Boas Vindas (Welcome Week) de 18 a 23 de outubro, para ganhar um presente grátis e aprender mais sobre a ampla gama de serviços e recursos gratuitos que a Biblioteca oferece para todas as idades.

Semana de Boas Vindas da Biblioteca Pública de Nova York - Welcome Week 2021 at NYPL

A NYPL anunciou em seu site: Venha conhecer todos os serviços gratuitos disponíveis na Biblioteca - agora sem multas de atraso! Junte-se a nós de 18 a 23 de outubro para visitações em filiais no Bronx, Manhattan e Staten Island para conhecer bibliotecários locais, participar de eventos divertidos da semana de boas-vindas, pegar livros e outros materiais emprestados, aprender sobre todos os serviços e recursos que a Biblioteca oferece e  muito mais! Além disso, ao visitar durante a Semana de Boas-Vindas, você pode obter uma mochila de boas-vindas gratuita com material escolar - enquanto elas durarem!

Livro da Magnolia Cartonera está presente no acervo da Biblioteca Pública de Nova York

Biblioteca Pública de Nova York coloca 187 mil imagens para download gratuito

Biblioteca com programação voltada à pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social

Yoga com poesia na biblioteca