Qual é a maior dificuldade em sua biblioteca ou projeto de incentivo à leitura?

16.3.17


Na edição #40 da Newsletter Expresso, tivemos uma conversa carinhosa sobre um assunto que nunca havíamos abordado de forma específica, mas que diariamente chega através de inúmeras perguntas ao nosso email: as dificuldades enfrentadas por espaços de leitura. Convidamos leitoras e leitores da nossa newsletter para responder o seguinte:

— Pense no seu projeto de incentivo à leitura mais querido, aquele que você participa ativamente. Pode ser a biblioteca que você trabalha, a biblioteca que você montou, pode ser um projeto que você criou ou participa, uma iniciativa que você colabora, o seu próprio local de trabalho, um blog ou página na internet onde você incentiva a leitura. Tenha em mente aquela iniciativa que depende de suas ações para continuar seguindo em frente. Agora, nós gostaríamos de saber de você: 

  • Qual é a maior dificuldade que você está enfrentando neste momento com o seu projeto?

Se o seu projeto ou trabalho é realizado em uma escola, em um órgão público, em uma comunidade, quais são as dificuldades que você está enfrentando nesse momento? Mesmo se você trabalha em casa, se existe alguma dificuldade que esteja impedindo o seu projeto de seguir adiante, conte pra gente. O blog Bibliotecas do Brasil listou uma série de dificuldades que você pode estar enfrentando:

  • Dificuldades materiais: Está com falta de recursos para trabalhar? Faltam livros no acervo? Faltam móveis, faltam materiais? Falta organização?
  • Dificuldades humanas: As pessoas que trabalham/colaboram no seu projeto estão desestimuladas? Não há retorno dos visitantes, frequentadores ou clientes? O seu público não parece muito interessado?
  • Dificuldades de divulgação: As pessoas não conhecem o seu projeto e você gostaria de alcançar mais pessoas que pudessem se interessar por ele?
  • Dificuldades financeiras: Muitas pessoas no momento devem estar enfrentando uma grave falta de dinheiro que pode estar impedindo o avanço de suas bibliotecas e projetos de incentivo. Dinheiro para fazer uma série de mudanças, investir em programações, em reformas, reparos, etc. Mas quais são suas necessidades? Se você tivesse esse dinheiro agora, o que estaria fazendo em prol do seu espaço de leitura ou projeto? 

Nenhum espaço ou projeto de incentivo é perfeito. Nenhuma biblioteca é perfeita. Precisamos assumir que, assim como nossas vidas, nada é perfeito. É muito provável que as coisas não deem certo na primeira tentativa de montagem (um grande viva pra você se der certo, nós te celebramos). Mas se não der, está tudo bem. Isso é ser principiante, é parte do processo de crescimento, de desenvolvimento e de continuidade do seu projeto. Mesmo que você não se sinta bem preparada(o), não tenha experiência, ou esteja com receio de tocar seu projeto em frente, não deixe de realizar algo que você tem em mente. Foque sempre na ação. Trabalhe para se tornar uma pessoa idealizadora, que quer um mundo e um projeto de incentivo à leitura melhores. Não se amedronte. Busque a concretização de seus projetos, não desperdice a oportunidade. Esteja disposta(o) a correr atrás para isso acontecer.
Se você está lutando para colocar em prática o seu projeto, plano ou ideia de incentivo à leitura, várias dificuldades podem estar atrapalhando o seu caminho, como algumas leitoras e leitores que responderam a Newsletter Expresso e nos contaram ao longo da semana.


Relato das leitoras sobre as dificuldades enfrentadas em espaços de leitura

  1. Tem bastante vontade de montar um projeto de incentivo à leitura ou uma biblioteca, mas está sem saber como começar com um orçamento de zero reais. (organizadora independente)
  2. Está com medo de não estar fazendo certo seu projeto que já está em funcionamento há alguns anos, pois não convive com outras pessoas que compartilhem da mesma vontade para trocar ideias. (organizadora independente)
  3. Está com medo de começar e depois tudo ser perdido por falta de apoio e incentivo. (organizadora independente)
  4. Está cansada de receber ordens de seus superiores para organizar programações de última hora na biblioteca, e se vê desmotivada e sem ideias para realizar os eventos e envolver os leitores (bibliotecária)
  5. Gostaria de receber doações de livros de todos os gêneros e busca ajuda para o acervo da biblioteca onde trabalha, mas não sabe a quem pedir, nem se irá recebê-los. (bibliotecária)

Essas dificuldades nos fazem pensar como é fundamental termos uma rede de apoio de pessoas que tenham interesse em ajudar ativamente projetos de incentivo à leitura. Como precisamos de materiais que nos capacitem a encontrar as soluções desses problemas, ao invés de desanimar ou nos conformar com a realidade. Precisamos ter em mente que nossa natureza é multifacetada e sempre está em movimento - ainda bem! - pois assim somos capazes de articular recursos e transformar nossas dificuldades em ferramentas para superá-las.


Agora nós gostaríamos de ouvir de você

Queremos aprofundar nossos conhecimentos e pesquisas. Escreva para o email contato@bibliotecasdobrasil.com com seus comentários ou opinião sobre dificuldades enfrentadas no seu projeto de incentivo à leitura, biblioteca comunitária, biblioteca livre, biblioteca escolar ou ação de incentivo à leitura. Adoraríamos que você participasse dessa conversa. Quem sabe nós podemos te ajudar a encontrar ideias para melhorar a sua biblioteca ou espaço de leitura, com a colaboração das leitoras e leitores da Newsletter Expresso. Ou você pode apontar soluções para os problemas de nossas leitoras. Queremos partilhar as soluções com nossa comunidade leitora, através de nossos canais de comunicação. Agradecemos muito se você puder participar partilhando a sua opinião. 


Vamos continuar essa conversa na Newsletter Expresso


Inscreva-se em nossa newsletter gratuita para receber recursos para bibliotecas, notícias culturais dedicadas ao incentivo à leitura e ampliar a sua bagagem cultural. Saiba mais sobre as nossas promoções exclusivas da Magnolia Cartonera e inscreva-se para recebê-las antecipadamente. Inscreva-se nesse link: 'http://eepurl.com/bfdTjH'


Aproveite para conhecer os livros e zines sobre bibliotecas e espaços de leitura da Magnolia Cartonera


Algumas das dificuldades relatadas nesse post nós já respondemos nos livros Ideias para Bibliotecas Livres, no livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias e no mais recente lançamento, o livro Bibliotecas Mudam  o Mundo. Nos 2 primeiros explicamos como começar uma biblioteca com poucos recursos, como envolver a comunidade leitora, inclusive com dicas de uso da internet e das redes sociais para divulgação, ensinamos como organizar campanhas de arrecadação de livros, como conseguir doações de livros e como lidar com doações problemáticas, além de vários outros temas importantes relacionados à doação/arrecadação de livros.
A Magnolia Zine é a nossa  publicação cultural para quem quer compartilhar e incentivar a leitura ou simplesmente se divertir com esse tema. É dedicada à ideias de atividades de incentivo à leitura em bibliotecas, salas de aula, espaços de leitura, grupos de estudos e outros tipos de reuniões entre pessoas. Nela desenvolvemos atividades que podem ser adaptadas para todas as idades, e escolhemos sugestões relacionadas à cada época do ano para você aplicar no seu espaço de leitura e também em sua vida. Explicamos como desenvolver programações para bibliotecas com tutoriais passo-a-passo fáceis de realizar na prática, no dia a dia do seu espaço de leitura



Acompanhe nosso Instagram: @bibliotecasbr
Texto: Dani Carneiro
Arte: Juliano Rocha
Email: contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe