Moradora de Bombinhas arrecada livros para Biblioteca Pública Cruz e Sousa

17.6.15

Solange Rugik Gomes Reeberg foi proprietária e diretora de uma escola de ensino infantil e fundamental na cidade de Londrina, no Paraná por 18 anos. Atualmente ela mora no município de Bombinhas em Santa Catarina. A Solange entrou em contato com o blog Bibliotecas do Brasil para contar um pouco sobre Bombinhas e a biblioteca pública da cidade.

"Bombinhas é conhecida como a capital do mergulho ecológico, é muito procurada por turistas de todo Brasil e estrangeiros. O número de habitantes do município é de aproximadamente 16.000 pessoas. Tudo isto é muito bonito, porém quando fui conhecer a biblioteca pública da cidade me deparei com um acervo limitado tanto para literatura infantil como para adolescentes e adultos. O número de crianças do ensino fundamental que frequentam este espaço é muito grande, isto porque a biblioteca encontra-se no mesmo estabelecimento que a Casa de Cultura Piana do Crivo, que oferece gratuitamente oficinas de instrumentos musicais, ballet, dança, canto e arte".

Solange foi até a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa e conversou com as bibliotecárias e com o presidente da Fundação Cultural da cidade, para falar sobre sua ideia de se voluntariar e fazer uma arrecadação de livros para incrementar o acervo. É sempre importante que secretarias de cultura e órgãos públicos responsáveis pelas bibliotecas das cidades estejam disponíveis e abertos para ouvir sugestões e críticas dos frequentadores desses espaços, inclusive para aceitar ideias e colaborações para melhorar o atendimento e o acervo. É nessa troca de ideias entre gestores e usuários que as bibliotecas e espaços culturais evoluem.

Solange Reeberg

"Como cidadã moradora de Bombinhas e acreditando que a leitura pode fazer muita diferença na vida das crianças e de todos, e observando a dinâmica e o fluxo de empréstimos na Biblioteca Pública Cruz e Souza, gostaria de pedir doações para este estabelecimento. Os livros devem ser de literatura infantil, literatura infanto-juvenil e literatura para adultos. Com certeza tudo que for encaminhado será muito bem recebido".

Como colaborar

Quem quiser fazer doações e colaborar com o acervo da Biblioteca, o material pode ser enviado para a Biblioteca Pública Cruz e Sousa no seguinte endereço: Rua Primavera, nº28, bairro Morrinhos. Telefone para contato: (47) 3369-2690, Bombinhas/SC – CEP: 88.215-000.

Atenção: Os livros precisam estar em boas condições de leitura e serão aceitos somente livros de literatura - ficção e não ficção - de literatura infantil, literatura infanto-juvenil, para adolescentes e literatura para adultosEnciclopédias antigas, apostilas de cursos vestibulares, dicionários, fitas k-7 de idiomas e livros de idiomas antigos não têm serventia para essa arrecadação e não serão aceitos. Antes de doar leia as dicas do blog Bibliotecas do Brasil no post 6 passos para uma doação consciente.

Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Solange Reeberg