Série inédita da Magnolia Cartonera no YouTube mostra como fazer livros com capas de papelão

1.10.16


A Magnolia Cartonera é uma editora independente baseada na Vila Cubas na cidade de Curitiba. A editora cartonera nasceu do desejo de Dani Carneiro e Juliano Rocha, criadores do blog Bibliotecas do Brasil, de publicar seus textos em livros, e levar adiante suas ideias sobre montagem de bibliotecas, sobre a auto-publicação, sobre a autonomia de autoras, autores e artistas e sobre o movimento faça você mesmo.

Em 2014, Dani e Juliano tiveram a oportunidade de conhecer o movimento cartonero na FestiPoa Literária em uma viagem a Porto Alegre. O amor pelos livros cartoneros foi à primeira vista, e já naquele ano foi lançado o 1º livro, a Cartonera Bibliotecas do Brasil, com textos inéditos de ambos e textos selecionados da newsletter Bibliotecas do Brasil Inbox. Em 2015 a Magnolia Cartonera lançou o livro Ideias para Bibliotecas Livres, que já vendeu mais de xxx exemplares, de forma independente, através das redes sociais e de eventos literários que Dani e Juliano participaram.
O ano de 2016 trouxe 2 lançamentos da Magnolia Cartonera, o livro Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias de Dani Carneiro, um guia abrangente para quem deseja montar bibliotecas ou dar continuidade aos seus projetos de incentivo à leitura. E o livro Eles Chegaram!/No Terminal de Juliano Rocha, a 1ª produção da editora no mundo dos quadrinhos e da ficção.

Canal no YouTube: Como fazemos nossos livros

Em agosto de 2016 a Magnolia Cartonera passou a desenvolver uma série de vídeos para o seu canal no YouTube, com vídeos da criação, confecção e produção dos seus livros cartoneros. Essa é uma forma de retribuição ao carinho de todas as leitoras e leitores que acompanham esse trabalho incansável de produzir um excelente conteúdo para quem está com o foco voltado para bibliotecas e projetos de partilha de livros, arte, literatura e auto-publicação. Os vídeos mostram passo-a-passo cada etapa da confecção dos livros cartoneros e a dinâmica do trabalho de Dani Carneiro e Juliano Rocha, desde a coleta do papelão até o corte das capas, a pintura, a costura, as embalagens, o controle de qualidade de cada exemplar e enfim o envio.

Conheça o canal, se inscreva para assistir os próximos vídeo, compartilhe em suas redes.

Episódio 1:  PapelãoNesse episódio você verá como escolhemos as caixas de papelão para transformá-las em capas.


Episódio 2: CorteNesse episódio você verá como fazemos o corte das caixas de papelão para transformá-las nas capas das cartoneras, e também falamos um pouco sobre as bases de corte, sobre como fazer mais com pouco recursos, e como o movimento cartonero é libertário e aberto à todas as pessoas.


Episódio 3: ConteúdoNesse episódio você verá como transportamos, dobramos e preparamos o conteúdo de nossos livros para costura, além de conhecer como as pinturas das capas são feitas.


Episódio 4: CosturaNesse episódio mostramos como furamos as capas com um agulhão e como fazemos a costura do conteúdo nas capas de papelão. Conheça todo o trabalho artesanal por trás dos livros cartoneros.


Episódio 5: Embalagem e envio: Nesse episódio você verá a finalização de nossos livros, os detalhes finais que tornam únicos os livros cartoneros. Acompanhe desde o controle de qualidade, passando pela forma como embalamos nossos livros para a viagem até a ida ao correio. Conheça todo o trabalho artesanal por trás dos livros cartoneros.


Artes: Juliano Rocha
Vídeos: Daniele Carneiro e Juliano Rocha
Magnolia Cartonera e blog Bibliotecas do Brasil

VocÊ pode gostar também

0 comentários

Subscribe