Biblioteca Livros Livres - a minibiblioteca de Novo Hamburgo/RS

14.3.16

A Biblioteca Livros Livres será inaugurada na terça-feira dia 15/03/2016,  junto com o início da Feira do Livro da Biblioteca Fábrica do Saber de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. A minibiblioteca tem o formato de uma charmosa casinha, e será a fonte de livros livres da região.

Idealizada pela escritora e contadora de histórias Milene Barazzetti Machado, a minibiblioteca foi construída por Bruno Marques, pintada por Marlon Costa, e teve ajuda na montagem de Paulo Tamiozzo e do aluno João Gabriel.
A Biblioteca Livros Livres é mais uma para a coleção de minibliotecas do Brasil criadas por pessoas que acreditam no incentivo à leitura, na partilha de livros e na colaboração junto à comunidade.

A minibiblioteca foi feita com madeira reciclada e será o novo ponto de partilha de livros de literatura na cidade de Novo Hamburgo. A Milene contou ao blog Bibliotecas do Brasil: 'Antes tínhamos uma caixa de madeira que ficava do lado de fora com os livros. O aspecto estético me incomodava e pedi para um colega, o Bruno, se ele faria uma casinha para servir de minibiblioteca. Ele topou fazer nas férias. Mesmo no ano passado na caixa, os livros faziam sucesso e muitas vezes retornavam, já que cada livro vai com uma etiqueta pedindo para repassar o após lido'.

O telhado foi todo pintado com livros para inspirar e receber as leitoras e leitores da Biblioteca Livros Livres. 'Como recebemos bastante doações podemos realizar mais piqueniques literários e disponibilizar mais livros livres na minibiblioteca'.

A Milene também nos falou sobre a ideia genial de montar uma minibiblioteca no portão de entrada da Biblioteca Fábrica do Saber: 'Acredito que as pessoas que pegarem livros na minibiblioteca irão acabar entrando na biblioteca, como já aconteceu hoje, o que me deixou muito feliz. Não vejo de forma alguma como concorrência. É um complemento, um plus a mais, um chamamento'.

O endereço da Biblioteca Fábrica do Saber para quem quiser visitar pessoalmente a Biblioteca Livros Livres é o seguinte: Rua Tupiniquins, nº 40, bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS. A Fábrica do saber fica ao lado da EMEF Nilo Peçanha. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15. Fone: (51) 3035-2501 - E-mail: smedfabricadosaber@novohamburgo.rs.gov.br

Acompanhe a programação da biblioteca pelo Facebook.
Fotos: Biblioteca Fábrica do Saber