15 ideias para enfeitar a biblioteca no outono

20.3.16

Você percebe logo de cara: os finais de tarde começam a ter aquele ventinho ardido, os anoiteceres começam a ficar mais rosados e alaranjados, começamos a ficar como corujinhas encolhidas nos dias frios que aparecem repentinamente. Começa a dar uma vontade de comidinhas mais quentes, de tirar do armário as blusas que nem lembramos mais que temos. Que alegria quando reencontramos aquele cachecol tão querido, quando nos surpreendemos com uma vontade repentina de tomar sopa, de comer pinhão, de tomar aquele café delicioso com borda de doce de leite. É o outono ali na porta. Vamos abraça-lo e dar-lhe as nossas boas vindas.

Essas são inspirações para bibliotecas livres, comunitárias e domésticas enfeitadas no outono. #bibliotecaenfeitada

Foto: Pinterest

Uma caixa de madeira pode oferecer a quem chega um cobertorzinho, uma manta, uma almofada com tecido mais quente para aconchegar leitoras e leitores em dias mais frios.

Foto: Pinterest

Faça uma guirlanda de folhas com feltro e lã para receber com as cores do outono todas as pessoas que chegarem para visitar a sua biblioteca.

Uma máquina de escrever esquecida, cores terrorosas, enfeites fofinhos, frutos, recortes e livros para montar um cenário com as cores da estação.

Não sabe o que fazer com enciclopédias antigas e sem uso? Olha só essa ideia para aquecer a sua biblioteca no outono.

Na biblioteca da sua casa a janela por onde o sol aparece pode ser um convite à leitura. Deixe por ali uns cobertores, umas mantas para os dias mais frios e para dar aquela sensação de aconchego.

Em dias mais frescos que tal organizar um piquenique poético ao ar livre? Escolha a sua bebida quente favorita, um livro especial e partilhe essa experiência com mais pessoas.

Se tiver espaço e uma coleção de enciclopédias antigas, sem uso, use-as na decoração da sua biblioteca. Invente com as cores, crie um ambiente outonal e agradável com os livros mais antigos da sua coleção.

Essa ideia é linda demais e se você tiver como realizar ainda que em uma escala menor, vá em frente! Monte um linda estante em formato de árvore, para que o outono dê o clima acolhedor a quem chegar no seu espaço de leitura.

Se a sua biblioteca é doméstica, a dica é deixá-la com um ar delicioso de jardim ou horta dentro de casa. Plante suas hortaliças favoritas, use caixas de feira, reutilize materiais, dê um ar rústico à sua biblioteca para passar horas e horas lendo.

Aproveite esses dias mais friozinhos e de bastante vento em que dá uma preguiça de sair de casa para fazer uma seleção de livros em sua biblioteca. Selecione os livros que você já leu e que já pode doar, escolha também os livros pelos quais você já se desapegou. Escolha aqueles livros que você acha que serão importantes para doar ou para presentear alguém. Dias friozinhos inteiros dentro de casa nos remetem aos livros e você pode aproveitar para dar uma organizada neles.

E não podemos esquecer das minibibliotecas livres! Elas também fazem parte da nossa realidade e queremos elas ativas e cada vez mais encantando a comunidade leitora. Se esfriar, não é motivo para desanimar. Capriche na pintura, no cenário e na seleção de livros disponíveis dentro de sua biblioteca livre, para que mesmo nos dias mais friozinhos, ela seja um ponto de encontro para leitoras e leitores.

Se a sua biblioteca é escolar ou uma biblioteca comunitária que atende crianças, aproveite as janelas, as vitrines e as portas para mostrar que a nova estação está presente. Convide as crianças para montar o cenário outonal.

Ainda para bibliotecas comunitárias e escolares: desde a entrada mostre à comunidade leitora que a nova estação está no ar. Crie um cenário ou um enfeite logo na entrada que remeta ao outono. Deixe frases relacionadas à estação, ou peça que as pessoas que frequentam a biblioteca indiquem leituras relacionadas ao outono para partilhar com mais gente.

Mais uma ideia muito legal para enfeitar a sua biblioteca comunitária, doméstica ou escolar: novelos de lã ou de barbante dão um ar outonal e acolhedor ao interior do seu espaço de leitura.

Canto da leitura outonal: quentinho, aconchegante, acolhedor, dá uma vontade de passar a tarde inteira. Para montar o seu use elementos recicláveis, coloridos, fáceis de deixar com os elementos de cada estação. Pode ser montado para crianças e também para adultos. Use sua imaginação e adapte a ideia para as necessidades da sua biblioteca.

Gostou? Temos mais ideias para você na loja da Magnolia Cartonera

Magnolia Zine #2A edição nº2 da Magnolia Zine, publicação cultural de incentivo à leitura recém-lançada pelo blog Bibliotecas do Brasil e pela editora Magnolia Cartonera está incrível para quem organiza eventos, programações e atividades de leitura. A edição é dedicada às atividades para o outono que começa no dia 20/03. Elaboramos também atividades diferentes e cativantes para celebrar a Páscoa de forma inclusiva e sustentável, para bibliotecas, espaços de leitura, salas de aula, projetos de incentivo à leitura ou ações e iniciativas de partilha de livros. Cada edição tem uma tiragem limitada com apenas 30 exemplares disponíveis, que não serão reimpressos, ou seja, essa é uma oportunidade única para você adquiri-la. Aproveite para garantir o seu zine

Confira mais ideias para a sua biblioteca livre, comunitária, projeto de incentivo à leitura ou ações de livros livres no livro cartonero 'Ideias para Bibliotecas Livres - Um manual prático de autogestão independente' do blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera. Clique no banner:

Acompanhe nossas novidades diárias pelo Instagram: @bibliotecasbr
Inscreva-se em nosso canal no Youtube
Receba gratuitamente nossa newsletter semanal: http://eepurl.com/bfdTjH
Email para contato: contato@bibliotecasdobrasil.com
Gif: Juliano Rocha