Gibiteca precisa de doações de livros infantis e gibis para se tornar realidade

29.10.15

A Sandra Alvarenga é nossa amiga de incentivo à leitura de longa data. Criadora da biblioteca comunitária Biblioteca da Vovó e do Projeto Mãos Amigas que se estabeleceu ao conseguir livros de doação de autores e autoras nacionais e fazer empréstimos de livros para crianças e adolescentes nas escolas públicas. Sandra trabalha voluntariamente pela difusão dos livros e da leitura com a comunidade há vários anos. Há alguns meses ela nos contou que junto com a sua amiga, a professora Claudia Aparecida de Paula, estão empenhadas na montagem de uma gibiteca na cidade de Pratinha, interior de Minas Gerais.

A cidade é mais uma de muitas do Brasil que sofre com a ausência de bibliotecas públicas e a inexistência de programas que incentivem a população a se aproximar dos livros. As amigas tiveram a ideia de montar uma gibiteca para as crianças da Escola Municipal Coronel Neca de Paula: "Claudia é uma professora muito esforçada e criativa, ela sonha em montar uma gibiteca na escola e até hoje não conseguiu. Quando fui à Bienal Internacional do Livro de São Paulo comprei 20 gibis e depois ganhei mais 15, e esses exemplares são o que ela tem até hoje. Ela tem três filhas adolescentes e ganha pouco pois é professora pela prefeitura. Este ano ela dá aulas para o 3º ano e em todas as datas comemorativas ela arruma um tempinho para fazer teatro, cartazes, passeatas, ela não tem vergonha de se fantasiar, é muito alegre, ama o que faz".

As alunas e alunos da professora Claudia estão na expectativa de conseguir montar sua gibiteca na escola, mas para isso precisam de pessoas que possam colaborar enviando alguns gibis ou livros infantis pelos Correios.

A professora Claudia contou ao blog Bibliotecas do Brasil sobre a sua ideia de montar a gibiteca na escola: "Eu trabalho na Escola Municipal Coronel Neca de Paula há 23 anos, as crianças têm de 6 a 12 anos. A ideia da gibiteca surgiu durante a realização do PACTO de 2013, um curso de capacitação oferecido pelo governo para os professores do 1° ao 3° ano fundamental com duração de três anos, e em 2015 finalizaremos. Quando percebi o interesse dos alunos por gibis muitos deles nem conheciam".

"Montei a mala viajante e eles levaram para casa os gibis que eu tenho, e que são apenas 18 exemplares da Turma da Mônica, do Recruta Zero e outros. Trabalhei com livros que vieram para o PACTO também, agora não estou tendo mais fontes de doação ou recursos, por isso pedi ajuda a Sandra, ela até me doou alguns gibis. Estamos aceitando doações de gibis e de livros infantis para montar a tão sonhada gibiteca das crianças".

Claudia conta que muitas das crianças que são suas alunas não conheciam livros e gibis, e tiveram contato pela primeira vez com esses exemplares. Agora ela precisa renovar o acervo, e conta com a ajuda de pessoas solidárias que possam enviar mais edições pelos Correios.

Como mostramos aqui no blog Bibliotecas do Brasil, a Sandra e a Claudia estão articulando o projeto da gibiteca na Escola Municipal Coronel Neca de Paula desde junho de 2015, e até agora, infelizmente não receberam nenhuma doação. Mais uma vez colocamos a campanha de arrecadação de livros para circular. Quem puder enviar livros e gibis pelos Correios, ao se encaminhar para uma agência peça pelo 'Registro Módico de envio de Impressos', que a remessa sai mais em conta.

Editoras, autoras e autores, pessoas solidárias que tiverem interesse em enviar livros infantis e gibis para as crianças de Pratinha, as doações são necessárias e muito bem-vindas. Vamos ajudar a montar essa gibiteca e alegrar a rotina de várias crianças que não têm acesso à nenhuma biblioteca pública, mas têm uma vontade imensa de se encantar, ler e se divertir através de livros e gibis. Uma infância sem livros e gibis é muito triste, e nós temos como mudar esse quadro, então vamos fazer acontecer!

Como colaborar com os projetos de incentivo à leitura

Biblioteca da Vovó - Acompanhe no Facebook
A Biblioteca da Vovó atende pessoas de todas as idades desde crianças bem pequenas, adolescentes, adultos e idosos. Doações de livros de literatura, gibis e HQ's para a Biblioteca da Vovó devem ser enviados para a Sandra Alvarenga no endereço: Praça da Matriz, nº 323, Centro. Pratinha/MG - CEP: 38960-000

Gibiteca da Professora Claudia
Doações de gibis e livros infantis para a Gibiteca da Professora Claudia Aparecida de Paula devem ser enviadas para o endereço: Rua Rua Pedro Paulo dos Santos, nº192. Centro, Pratinha/MG - CEP: 38960-000

*Os livros precisam estar em boas condições para serem doados.

Matéria produzida por Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil - Creative Commons
Arte: Juliano Rocha
Fotos: Claudia Aparecida de Paula

1. estou aposentada e minha casa e grande tem espaço suficiente para montar uma mini biblioteca comunitária gostaria muito de conseguir alguns livros como faço quem pode doar e ao mesmo tempo ajudar as pessoas que não estão alfabetizadas