Vem aí o novo livro cartonero do blog Bibliotecas do Brasil!

27.10.15

Desde agosto de 2015 estamos envolvidos na criação do nosso segundo livro cartonero, e esses meses têm sido dedicados a pensar, elaborar, montar e editar o livro que há muito tempo queríamos fazer. Bem antes de conhecermos as edições cartoneras em Porto Alegre em 2014, a gente já pensava em criar um manual prático para as pessoas que querem montar bibliotecas livres e comunitárias, mas não havíamos decidido o formato. A montagem de bibliotecas livres sempre foi o nosso forte, nós participamos da montagens de pelo menos 20 bibliotecas livres e comunitárias ao longo desses 3 anos, e os tutoriais que disponibilizamos gratuitamente ajudaram dezenas de pessoas a montar seus projetos de incentivo à leitura. Quando conhecemos as edições cartoneras encontramos nelas o meio perfeito para colocarmos nossas ideias para circular.

*Na foto acima, uma das surpresinhas do novo livro cartonero, uma brincadeira para segurar bem o conteúdo, que estará dentro das capas exclusivas pintadas pelo Juliano.

E para que nossas ideias e nossos textos tenham um novo campo de alcance, estamos trabalhando diariamente nos últimos meses nesse livro que já tem nome e, agora já está na fase de editoração e tem algumas capas prontas. É com grande alegria que partilhamos com você o nome do nosso próximo livro cartonero:

‘Ideias para Bibliotecas Livres - Um manual prático de autogestão independente’ da editora Magnolia Cartonera

Também estamos lançando a nossa editora, a Magnolia Cartonera pela qual lançaremos esse livro e os próximos. Estamos trabalhando com dedicação para que até o final de novembro a gente consiga colocá-lo para circular.

Logo da nossa editora Magnolia Cartonera

Apoio e espaço que recebemos da Le Mundi Livroteca para editar nossos livros cartoneros

Impressão de livros cartoneros

A parte mais custosa de todas as etapas de produção do livro cartonero é a impressão na gráfica. Se você quiser colaborar conosco nessa nova fase, curte o nosso trabalho e quer nos ver alçando novos voos, você pode colaborar com a impressão do livro. Com R$10,00, pode usar o link do Pag Seguro para nos dar aquela força. Quem quiser colaborar com R$20,00 pode escolher seus adesivos de incentivo à leitura. Pela colaboração de R$20,00 também temos os marcadores de página, feitos com materiais reciclados e colagem. E quem quiser ainda mais longe, e quiser colaborar com lançamento do nosso livro cartonero, e ainda por cima, dar aquela força e incentivo ao trabalho visual do Juliano, pode encomendar um dos nossos posters por R$35,00 + frete.

Pra fechar, temos os 3 exemplares finais da Cartonera Bibliotecas do Brasil por R$31,00 (R$25,00 o livro + R$6,00 de envio para todo o Brasil). Há várias formas de ajudar o nosso próximo livro cartonero a se concretizar, e você pode fazer parte dessa história, contribuindo com o que puder. Será de grande ajuda e especial para nós. O nosso objetivo é imprimir 50 exemplares do livro de uma vez só, então se você puder colaborar, para nós terá grande representatividade. Contamos com sua ajuda para dar um gás no nosso trabalho.
Vale lembrar que ao comprar as nossas criações você não está apenas comprando um produto, mas está colaborando financeiramente para que a gente consiga tirar do papel um livro que irá ajudar diretamente as pessoas que quiserem iniciar suas bibliotecas livres ou comunitárias hoje mesmo.

Uma prévia dos temas do novo livro cartonero do blog Bibliotecas do Brasil

Como ele é um manual prático, colocamos todas as nossas experiências, com diversos passos-a-passos com orientações de montagem de bibliotecas livres, dicas para arrecadação de livros, como mostrar seu trabalho na Internet, como dar continuidade à biblioteca, dicas de como manter um projeto de forma sustentável, e vários conteúdos inéditos, atualizados e novíssimos, sendo um capítulo inteiro com sugestões para lidar com candidatos oportunistas que costumam dar as caras em projetos autônomos em época de eleição. Dentro dele terá algumas surpresas para quem quer começar uma biblioteca livre imediatamente.

Produção editorial dos livros cartoneros

Capas pintadas e costuradas à mão.

Aguardem para novembro de 2015 o lançamento de "Ideias para bibliotecas livres - Um manual prático de autogestão independente" de Dani Carneiro e Juliano Rocha pela Magnolia Cartonera.