Minibiblioteca Cabine de Leitura oferece livros livres em Lisboa

24.4.14


Mais uma belíssima e importante iniciativa portuguesa para estampar a galeria do blog Bibliotecas do Brasil de ações que geram oportunidades de leitura para as pessoas: no dia 23 de Abril quando é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, foi inaugurada em Lisboa, na Praça de Londres a Cabine de Leitura. Trata-se de uma cabine telefônica inglesa que foi adaptada para funcionar como uma minibiblioteca. A iniciativa é do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom.
A modalidade de empréstimo é livre, sem compromisso com data de devolução, apresentação de documentos, pagamento de taxas ou qualquer tipo de burocracia. A minibiblioteca é auto sustentável, ou seja, conta com a colaboração dos leitores para que emprestem o livro, leiam e tragam de volta ou façam uma doação para incrementar o acervo. Outra cabine telefônica transformada em biblioteca em Portugal e que já foi mostrada em nosso blog é a Minibiblioteca de Barcelinhos.

A Cabine de Leitura foi montada para incentivar a leitura e fortalecer os laços comunitários  

A iniciativa portuguesa nos remete aos projetos de minibibliotecas apresentados aqui no blog Bibliotecas do Brasil que fortalecem e incentivam a partilha de livros. Só em Curitiba e na região metropolitana da cidade temos a pioneira Bibliopote - Biblioteca Livre Pote de Mel que empresta livros livremente e funciona dentro de refrigeradores antigos em uma padaria no Centro e a Primeira Minibiblioteca de Curitiba no bairro Água Verde, ambas são iniciativas do editor do blog Livros e Afins Alessandro Martins e seus amigos.
Temos a Minibiblioteca do Sossego no Parque Gomm no bairro Batel, iniciativa do blog Bibliotecas do Brasil, a Biblioteca Ice Book, uma geladeira cheia de livros que fica em um restaurante no bairro Jardim das Américas. Na região metropolitana estão as cinco unidades das Minibibliotecas Livres de Araucária, além de todas as outras iniciativas Brasil afora que facilitam o acesso à leitura com a prática do empréstimo livre de livros.

A Cabine de Leitura é mais uma dessas iniciativas que têm o envolvimento e o carinho da comunidade e a importante participação das editoras e autores na doação de livros, que comprovam que é possível iniciar uma biblioteca livre hoje mesmo, com apoio das pessoas que apreciam a ideia de partilha, entusiastas da leitura e de uma corrente de solidariedade, que envolve doadores de livros e leitores. Se cada um de nós puder doar um pouco de tempo, de habilidades e conhecimento, o projeto acontece e tem continuidade.
O marcador da Cabine de Leitura passa as orientações de empréstimo e inspira pessoas que queiram começar suas próprias bibliotecas livres.

O interior da Cabine de Leitura com títulos excepcionais!

Acesse o Facebook de Cabine da Leitura e leia mais sobre a iniciativa.

Leia mais:

Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com

VocÊ pode gostar também

1 comments

  1. Realmente, aqui ninguém pode falar que não tem um livro para ler. Civilização e solidariedade. Muito bacana!

    ResponderExcluir

Subscribe