Conheça o projeto voluntário de incentivo à leitura da lha dos Valadares em Paranaguá

15.3.13

Foi através da Barbara Cunha que tomamos conhecimento do projeto de incentivo à leitura que vem sendo desenvolvido na Ilha dos Valadares em Paranaguá, no litoral do Paraná, a Sacolinha Viajante. Barbara é coordenadora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Nossa Senhora dos Navegantes na Ilha dos Valadares, e juntamente com a equipe de funcionários, professoras e colaboradores, está promovendo a difusão da leitura na região. O CMEI Nossa Senhora de Navegantes atende 100 crianças de 0 a 5 anos, que são estimuladas ao gosto pela leitura, e no local existe uma pequena biblioteca, onde é desenvolvido o projeto Sacolinha Viajante. No mês de agosto de 2013 (com data a ser definida) o CMEI promoverá uma exposição do projeto Sacolinha Viajante, o local do evento será na praça Central da Ilha dos Valares, onde a comunidade poderá conhecer melhor a iniciativa. A Ilha dos Valadares parece pequena mas no local vivem 25 mil pessoas. A Barbara nos contou o seguinte sobre o projeto:

"Estamos desenvolvendo com nossos alunos um projeto literário chamado Sacola Viajante os alunos levam os livros para casa, e esse ano (2013) vamos estender os livros para a nossa comunidade, começando com os pais dos alunos, depois de despertar o gosto pela leitura pretendemos abrir a biblioteca comunitária na Ilha dos Valadares".

Como colaborar:
É só entrar em contato com a Bárbara Cunha através do telefones (41) 3420-6126 e (41) 8831-8596. O CMEI Nossa Senhora de Navegantes fica na Vila Bela, Ilha dos Valadares, Paranaguá/PR. Quem preferir pode fazer a doação de livros diretamente no CMEI.

Daniele Carneiro
Fotos: CMEI Nossa Senhora dos Navegantes e Mandeandrade