Retrospectiva 2023 da Magnolia Cartonera - Sobre Livros Cartoneros

9.1.24


Lançado em 2019, pela primeira vez tivemos a oportunidade de circular o nosso livro "Sobre Livros Cartoneros" em duas feiras de publicações independentes - A Feira Miolos em novembro na Biblioteca Mário de Andrade, e a Printa-Feira em dezembro no SESC 24 de Maio, ambas em São Paulo - e a curiosidade do público em relação a ele nos surpreendeu e nos deixou muito felizes. 

"Sobre Livros Cartoneros" foi escrito para apoiar pessoas que estejam com vontade de começar a se dedicar às publicações independentes, em especial aos livros cartoneros, feitos com capas de papelão reutilizado, pintadas e encadernadas manualmente através de costura. 

Nós escrevemos o livro que gostaríamos de ter lido 10 anos atrás, quando criamos a Magnolia Cartonera, para não ter que enfrentar o caminho das pedras. Esse livro tem como principal proposta, facilitar e suavizar o caminho de quem estiver começando a publicar de maneira independente os livros cartoneros, então partilhamos várias dúvidas (e soluções para esses questionamentos) que tivemos no começo e não tínhamos alguém a quem recorrer. Neste livros partilhamos as nossas técnicas artesanais simples e acessíveis para tornar os livros em realidade. 


Nossa maior inspiração é a filosofia DIY - Do it Yourself / Faça você mesma(o) - e a cultura maker, e ao ler esse livro, você também vai entrar em contato com os nossos pensamentos mais aprofundados sobre geração de renda com arte, e sobre como fazer livros de forma artesanal com materiais acessíveis que você tem ao alcance das mãos. 

As capas das cartoneras da Magnolia Cartonera são pintadas por Juliano Rocha e encadernadas (costuradas à mão) por Dani Carneiro

Fazer cartoneras é uma arte livre para todas as pessoas e com este livro nós mostramos os aspectos da prática, do 'colocar as mãos na massa'. Ele é uma grande referência para quem quer compreender a parte prática de fazer os livros artesanalmente e iniciar sua própria produção de livros cartoneros. Desde os materias, a pintura, a costura, a coleta do papelão, e questões sobre impressão e impressoras, nós abordamos detalhadamente o maior número de etapas relevantes para tornar um livro cartonero em realidade. 


E foi maravilhoso demais ver tantas pessoas se encantarem com "Sobre Livros Cartoneros" na Feira Miolos 2023 e também na Printa-Feira. Que esta publicação da Magnolia Cartonera continue a encantar ainda mais pessoas em 2024! 💜✊🏻📚🎉


— Onde encontrar o livro Sobre Livros Cartoneros
Você pode comprar os exemplares do livro direto com a gente ou com as bancas com, quem temos parcerias:

  • Loja online da Magnolia Cartonera - apoie diretamente o nosso trabalho na loja online
  • Na Banca Tatuí (loja física) em São Paulo - Rua Barão de Tatuí, 275 - Vila Buarque, São Paulo.
  • Na Banca Estopim (loja física) em Curitiba -  Alfaiataria | Rua Riachuelo, 274 - Centro, Curitiba - PR.

Dani e Juliano, criadores da Magnolia Cartonera e autores do livro "Sobre Livros Cartoneros"

Acompanhe nossas novidades através do IG @magnoliacartonera e @bibliotecasbr

— Blog Bibliotecas do Brasil e Magnolia Cartonera Editora Artesanal de Dani Carneiro e Juliano Rocha - 2024

VocÊ pode gostar também

0 comments

Subscribe